TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Inclusão Escolar para Professores do Ensino Fundamental

Por:   •  22/5/2017  •  Artigo  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE DE GUARULHOS

CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: PROJETO INTEGRADOR II

TEMA: O Desafio da Inclusão Escolar para Professores do Ensino Fundamental

        NOME: ANDREIA FERREIRA DA SILVA                        RA: 7423618797

        NOME: JESSICA BERNARDO DE MORAIS                   RA: 6248223032

        NOME: LUCIANE APARECIDA DE OLIVEIRA               RA: 7626706864

        NOME: RITA DE CÁSSIA SOUZA DA SILVA                 RA: 7678747458

        

GUARULHOS – SÃO PAULO

2016


DEDICATORIA

Agradecer primeiramente a Deus e ao apoio da nossa família, aos nossos professores (as) e em especial a nossa professora e orientadora Thais Silvério obrigada pela paciência e dedicação em todos esses anos. Também nossa amizade desde o começo da faculdade que foi sendo cultivada em todos os semestres cada vez mais desafiadores que outros, e uma foi dando força para outra e assim com muito foco foi possível realizar nosso sonho em comum, ou seja, a nossa graduação em pedagogia.

SUMÁRIO

RESUMO        

INTRODUÇÃO        ..1

DESAFIOS NA PRÁTICA INCLUSIVA....................................................................................................3

OS BENEFÍCIOS DA INCLUSÃO NA RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS................................................4

A ESCOLA E A FAMÍLIA.........................................................................................................................6

CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8


RESUMO

No presente artigo, aborda-se que a constituição Federal garante uma educação de qualidade e inclusiva, no ensino regular em instituições públicas e privadas para todas as pessoas, entretanto não há como oferecer uma educação de qualidade sem antes dar apoio e capacitação necessária ao docente para atender alunos com necessidades educativas especiais, pois o preparo dos professores para atendê-los em sala de aula é de extrema importância, bem como o planejamento e orientação da comunidade escolar não pode ser realizada separadamente, pois necessita de um olhar mais atento e um trabalho conjunto entre gestores, educadores e familiares.

PALAVRAS CHAVES: Lei. Inclusão Escolar. Formação

ABSTRAT

In this article, we discuss the Federal Constitution guarantees a quality education and inclusive, in regular education in public and private institutions for all people, but there is no way to provide a quality education without first giving support and training necessary for teaching to serve students with special needs, for the preparation of teachers to assist them in the classroom is of utmost importance as well as the planning and guidance of the school community can not be performed separately, because it requires a closer look and a joint work between managers, educators and family

Keyword: Law School Inclusion.Formation

 INTRODUÇÃO     

A Constituição Federal 1988 garante uma educação de qualidade e equânime, independente de cor, classe social, condições físicas e psicológicas.  A inclusão escolar visa a dar atendimento para pessoas com deficiência física ou mental. Contudo sabe-se que esse direito não está sendo respeitado, pois existe uma lacuna no que diz respeito à capacitação e a formação continua dos educadores, para atender alunos com necessidades educativas especiais em classe regular.

E por essa razão é comum algumas escolas se recusarem a fazer matrículas de alunos com necessidades educativas especiais, pois alegam em muitas vezes não ter recursos quanto a fazer algumas mudanças nos espaços arquitetônicos como rampas, por exemplo, etc. Ou em outras vezes pelo despreparo de seus professores.

O artigo 208 da Constituição Brasileira diz que é dever do Estado garantir um atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência, inciso III-“preferencialmente na rede regular de ensino”. Essa mesma lei também consta no artigo 54 do ECA lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com