TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A construção da disciplina escolar no ensino fundamental

Por:   •  6/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 10

A CONSTRUÇÃO DA DISCIPLINA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Suzana Alves de Vasconcelos [1]

Manuel Gomes da Silva [2]

Márcia Maria Brandão Elmenoufi [3]

RESUMO

O trabalho relacionado à Construção da Disciplina Escolar tem por objetivo refletir que no espaço escolar pode se obter um ensino disciplinar, usando-a como um método de aprendizagem como qualquer outra matéria, mostrando ao professor que ele pode investigar a base de problemas relacionados à indisciplina de alunos em espaços de aprendizagens no âmbito escolar. A falta de disciplina e a falta de limites por parte das crianças tornou-se uma problemática que se constitui num enorme desafio a ser superado pela família, educadores e sociedade. O professor precisa ser firme com sua autoridade, exercendo a melhor forma ou método para lidar e reverter situações de conflitos e de indisciplina em sala de aula que prejudicam o processo de ensino-aprendizagem. Há também a necessidade e a importância dos gestores escolares serem bem preparados intelectualmente, cientes do seu papel ético e social. Cabe também à escola precisar cumprir sua finalidade que é educar e faze formação de crianças e adolescentes para a cidadania. A metodologia utilizada é de referencial bibliográfico, através da contribuição de diversos autores e suas respectivas obras, bem como, a análise sobre abordagem de temas envolvendo disciplina e escolar. As normas de comportamento são fundamentais para o desenvolvimento das atividades da escola, bem como reforça o comportamento social do sujeito, não por sua conformação, mas pela lógica de formação para determinada concepção de cidadania. Dessa forma, espero apresentar sugestões que contribuam para mudanças no contexto escolar.

Palavras-chave: disciplina, aluno, escola.

Introdução

O trabalho foi elaborado com ênfase a falta de disciplina em sala de aula, especialmente no ensino fundamental, pois se trata de um conteúdo não aceitável pelas famílias que não admitem suas falhas na disciplina dadas aos seus filhos, onde também algumas escolas não reconhecem suas falhas na formação de da ética da de um cidadão. A disciplina deve ser trabalhada de forma a despertar o interesse dos discentes, além das condições de ensino desfavoráveis a uma boa e proveitosa aula; é essencial o controle da turma como uma ferramenta para auxiliar na condução da aula.

O conceito de disciplina é dinâmico, pois, se modifica com o passar dos tempos e pode ser traduzido como um conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da história e através do plano individual. Pois a chegada da tecnologia influenciou muito na atenção das crianças levando-as ao desinteresse em aprender, respeitar e seguir regras nas salas de aula.

O foco deste trabalho esta voltado para esses motivos citados à cima, auxiliando e estimular os leitores, para então, chegarem a uma conclusão de qual comportamento é o mais adequado, do aluno e do professor, diante das dificuldades. O professor, também, deve refletir sobre suas expectativas, seu comportamento e sua visão perante os alunos.

A escolha desse tema deu-se pela necessidade de introduzir disciplina na escola, principalmente para o ensino fundamental que é onde se inicia o caráter de uma pessoa.  A disciplina é uma condição para realizar um trabalho com êxito e é indisciplinar porque dependem todas as outras.

É necessário que os professores consigam despertar mais atenção, o interesse e a curiosidade da criança através de um bom relacionamento entre professor e aluno na sala de aula. Pois ele pode trabalhar disciplina como uma boa regra ou uma regra sem a qual certas coisas não se desenvolvem bem.

Os procedimentos do estudo foram orientados pelos seguintes objetivos específicos:

-  Contribuir para que a educação fundamental obtenha como requisito a forma de se ensinar disciplina em questão na base da identidade e da ação dos alunos.

- Colaborar para que a disciplina na escola, obrigatoriamente e necessariamente, sirva como método dentro de um ambiente de aprendizagem, por intermédio de conteúdos significativos e integrados.

-  Elucidar a comunidade a compreensão da importância da disciplina, para obter o esse ensino na sua família.

O trabalho esta organizado em três tópicos sendo o primeiro abordando         a origem da disciplina e esta subdivididas em dois subi tópicos que são a família que é onde se inicia a educação da criança e família e escola que é a passagem da criança na família para a escola, o segundo tópico aborda a escola que tem um papel fundamental na compreensão da disciplina da criança para introduzi-la na sociedade e esta subdivididas em dois subi tópicos disciplina na escola e o que causa a indisciplina na escola, o terceiro é a construção da disciplina um ponto importante que auxiliam no como ensinar a disciplina.

1. FAMÍLIA, A ORIGEM DA DISCIPLINA.

1.1 – Família

A educação ativa formal é dada pela escola. Porém, a educação global é feita a oito mãos: pela escola, pelo pai, pela mãe, e pela própria criança. Se a escola exige o cumprimento de regras, mas os pais não auxiliarem no cumprimento do mesmo, haverá sempre uma desordem nas regras, pois os pais se dizem ocupados demais para nem mesmo se importarem com o comportamento da criança na escola, em casa os pais tentam preencher o vazio deixado durante o dia com mimos e carinhos, achando que desta forma estariam dando tamanha atenção.

Há pais que confundem respeito com permissão, isso é errado. Respeitar os filhos não é deixá-los fazer o que eles querem. Os pais são responsáveis pela educação dos filhos e faz parte dessa educação colocar regras e limites e orientá-los sobre como se comportar. Mas também precisam ouvir a criança, conhecer os filhos, dar atenção e consideração. Assim eles se sentirão amados e cuidados em suas necessidades.

De fato, pais acabam jogando a inteira responsabilidade de educação para escolas e conselho tutelar. Onde eles poderiam exigir que os filhos praticassem em casa o que eles terão que fazer como cidadão, principalmente disciplina, ética, solidariedade, reponsabilidade, gratidão e respeito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (155.1 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com