TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  1/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

MARCIA PEREIRA DOS SANTOS

 

FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

São Paulo

2016

MARCIA PEREIRA DOS SANTOS

FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

             

Trabalho de conclusão de curso apresentado como Projeto de Pesquisa apresentado a Universidade >>>>>>>>>>> referente ao Trabalho de Conclusão de Curso <<<<<<

                                                       

                                                   

.

São Paulo

2016

  1. Sumário

1. INTRODUÇÃO        4

2. FAMÍLIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR        5

3. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E POSSÍVEIS CAUSAS        6

4. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E SEUS DIAGNÓSTICOS        7

REFERÊNCIAS        9

1. INTRODUÇÃO

A reforma de ensino dos anos 1990 diagnosticou a crise do ensino púbico como um problema da concepção da escola pública e de formação do professor. Com  a modernização da administração pública da escola e do professor, a crise esta equacionada ou resolvida em seu contexto. A escola, precisa se modernizar de cima para baixo, para que sua crise possa ser superada.

Como incentivo a municipalização ocorreu pela transferência de recursos aos municípios, condicionada ao número de matrículas, maior o repasse de recursos efetuado pelo fundo de manutenção do ensino.

Segundo a revista época, mais de 65% dos alunos brasileiros no 5º ano da escola pública não sabem reconhecer um quadrado, um triângulo ou um círculo. Cerca de 60% não conseguem localizar informações explícitas numa história de conto de fadas ou reportagem. Entre os alunos de 9º ano, cerca de 90% não aprenderam a cometer uma medida dada em metros para centímetros, e 88% não consegue aponta a idéia principal de uma crônica ou um poema.

Percebe-se que estas são algumas das habilidades mínimas esperadas nestas etapas da escola.

“ No Brasil a desigualdade está ligada à infraestrutura das escolas”, afirma Daniel Cara, coordenador geral da campanha nacional pelo direito a educação. “ Redes maiores, com estruturas adequadas, laboratórios, bibliotecas e professores com melhor formação, são mais eficientes”, diz.

O IDES, criado em 2007, é um dos maiores avanços de políticas educacionais no Brasil. Sistemas de educação alguns usam esse tipo de avaliação como termômetro da qualidade. Ele pode não ser suficiente para avaliar um aluno, mas auxilia muito.

A mais de 25 anos, a educação tornou-se um direito garantido pela constituição. A universalização do ensino básico, que garantiu a matrícula de toda criança na escola e o sistema de avaliação de ensino, foram o avanço tímido da educação no Brasil. O País precisa de forma mais sofisticados de atuação, para na fica apenas do funcionamento de vagas e uma para padronizada.

2. FAMÍLIA E APRENDIZAGEM ESCOLAR

A família é responsável pelo processo de amadurecimento psíquico do indivíduo e proporciona uma sustentação necessária para a individualização.

Os pais são responsáveis pela sustentação emocional dos filhos, para que estes encontrem sucesso na aprendizagem escolar.

Percebe-se que os problemas vividos nas relações familiares, vem crescendo de forma considerável, porém nos últimos anos, as mudanças foram sem significativas. A falta de tempo para os filhos, os desencontros derrotam as dificuldades de acompanharem as crianças e adolescentes nas atividades escolares.

O trabalho a casa, entre outros tomam todo o tempo dos indivíduos, e os filhos acabam por terem suas vidas independentes dos pais.

A criança ou adolescente precisam de bases sólidas, para sentir-se adequada diante dos processos de aprendizagem. Um ambiente desfavorável da lugar a agressividade, o sentimento de incapacidade e, conseqüentemente, o comportamento anti-social.

O ser humano procura identificação e acertação em um grupo. Se sua família não estiver provendo essa identificação e organização ele há buscá-la fora do convívio porental. Logo, surge o transtorno de aprendizagem, que pode levar o indivíduo ao processo de marginalização, ao fracasso escolar, o que comumente percebemos.

É no sistema familiar que são expressos as inquietações, as conquistas, os medos e as metas pessoais. Para tanto, é necessário preservar a individualidade dos seus membros e, ao mesmo tempo, o sentimento coletivo. Isso representa uma forma de apoio mútuo em família.

O papel da família vai além de prover os meios necessários à sobrevivência. Para o casal que decide ter filhos, a responsabilidade é ampla. A criança deve ter suas necessidades básicas satisfeitas, receber afeto, usufruir do aprendizado que permita tornar-se um ser capaz de viver em sociedade.

Se a família não oferece a base necessária ao desenvolvimento da criança ou adolescente este irá buscar em grupos. Assim a fragilidade do adolescente flora quando não vislumbra expectativa de crescimento e autonomia no futuro.

3. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM E POSSÍVEIS CAUSAS

Segundo Luckesi (1996), as dificuldades de aprendizagem dentro da escola pode levar o aluno ao fracasso é somente do aluno mas também da escola por não saber lidar com as adversidades deste. E preciso que o professor se atente para as diversas formas de ensinar pois, existem inúmeros formas de aprender.

O aluno que apresenta dificuldades de aprendizagem acaba demonstrando, desinteresse, desatenção, irresponsabilidade etc. Acaba apresentando transtorno de comportamento, devido a está barreira no aprendizado. Este problema acarreta no aluno certo sofrimento e baixo rendimento nas disciplinas escolares. Hoje não podemos nos limita e acredita, que as dificuldades de aprendizagem seja uma questão de vontade do aluno ou professor, este assunto é complexo, pois vários fatores pode interferir na vida escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (289.7 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com