TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar No Ensino Fundamental

Por:   •  2/1/2024  •  Monografia  •  5.871 Palavras (24 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 24

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL

Causas e consequências da evasão escolar que resultam no aumento do analfabetismo.

ROSAS, Shirley Bastos.

Licencianda em Pedagogia no

Centro Universitário Internacional Uninter

RESUMO

Este trabalho trata da evasão escolar no ensino fundamental. Tal problemática consiste em buscar entender, por meio do estudo e da pesquisa, quais as razões que deram causa a evasão escolar no Ensino Fundamental e suas consequências no aumento do analfabetismo. Essa questão se faz necessário para que possamos através de um esforço conjunto contribuir para identificarmos as causas e consequências da evasão escolar que resultaram no aumento do analfabetismo, bem como, nos meios a serem empregados e nos recursos que possam ser utilizados, para a conscientização de pais e alunos quanto à importância da frequência escolar, assim como, do resultado final agregado, pois a assiduidade de um estudante proporcionará melhor conhecimento intelectual e maiores oportunidades para realizar futuras aspirações profissionais e ou na disputa por futuros empregos e, ainda, propor uma reflexão sobre as práticas escolares adotadas a fim de enxergar os dilemas da educação e suas causas, na busca por informações consistentes que embasem as discussões sobre abandono e evasão escolar na educação básica pretende-se propiciar um conhecimento mais profundo sobre a temática que se apresenta sob a forma de evasão do aluno da escola. A escolha do tema surgiu por intermédio da observação de determinados autores que relatam sobre um grande número de alunos em escolas publicas do Ensino Médio que abandonam a escola sem deixar explicações para diretores, professores e colegas de turma sobre o motivo da evasão, ficando a duvida do por que abandonar uma escola onde se tem ensino, merenda e material escolar gratuito. O que vem preocupando as instituições de ensino em geral, pois a saída desses alunos provoca desequilíbrios sociais, acadêmicos e econômicos. O objetivo central deste estudo é combater a evasão escolar no Ensino Fundamental, investigar as causas que contribuem para a evasão, distinguir o que é ausência e o que é evasão, determinar as faixas etárias em que ocorre a evasão e comparar os dados estatísticos de outros estudos sobre o mesmo tema. Para isso, foi empregada a pesquisa bibliográfica, como metodologia, por meio de uma abordagem quantitativa, realizando levantamentos bibliográficos. Esse propósito será fundamentado a partir da revisão bibliográfica. O estudo demonstrou que independente do esforço dos professores, na orientação ao aluno, para que compareçam as aulas, para que estude e, por meio do estudo, possa crescer intelectualmente e, conquistar uma vida melhor, com melhor qualidade de vida e melhores recursos econômicos.  

Palavras-chave: Evasão. Problemática. Conhecimento. Conquista. Abandono.

 

1. Introdução

Este trabalho tem como propósito abordar as razões que dão causa a evasão escolar, no Ensino Fundamental e, como resultado, entender as consequências no aumento do analfabetismo no Brasil.

Vários estudiosos do tema, dentre os quais se destacam Ribeiro (1991), Bobbio (2004), retratam a questão da evasão escolar, iniciando suas análises, em contexto com os alunos que, não têm interesse, não conseguem perceber a importância dos conteúdos para seu futuro.

A justificativa dessa pesquisa é contribuir, como fonte de informação sócio-educacional, para a identificação das causas e consequências da evasão escolar um problema que atinge todos os níveis de ensino da educação no Brasil, onde muitos jovens e crianças abandonam a escola para ingressar no mercado de trabalho, alguns por perda de estímulo outros por sobrevivência para manter a casa, é o que descobriremos ao final.

O filósofo Immanuel Kant (1724 - 1804) afirmou: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele.”  Essa ideologia, estabelecida pelo filósofo Immanuel Kant, em que a educação é capaz de configurar as relações éticas e morais, reflete um caminho para a possibilidade de solucionar os problemas carcerários que precisam de assistência e mudanças, mas serve como um norte para concluirmos que a alta taxa de evasão escolar que vem ocorrendo no Brasil, representa um problema sério, a educação tem um papel importante na formação do cidadão e essa evasão, nos trás como consequência o aumento do analfabetismo, situação daquele que não conhece o alfabeto ou não sabe ler nem escrever.

O objetivo geral foi encontrar os recursos e meios legais para serem utilizados na diminuição da evasão escolar por meio da conscientizando dos pais e alunos quanto a importância da frequência escolar, da possibilidade de progresso no futuro pelo estudo possibilitando maiores oportunidades para conquista de aspirações profissionais, como se formar na faculdade, ter uma profissão, tornar-se um especialista, conseguir um bom emprego, ter um bom salário, etc.  E ainda, propor uma reflexão sobre as práticas escolares adotadas a fim de enxergar os dilemas da educação e suas causas, na busca por informações consistentes que embasem as discussões sobre abandono e evasão escolar na educação básica pretende-se propiciar um conhecimento mais profundo sobre a temática que se apresenta sob a forma de evasão do aluno da escola.

O objetivo específico desse trabalho é entender as razões que deram causa a evasão escolar, no Ensino Fundamental, e suas consequências no aumento do analfabetismo no Brasil.

A escolha do tema surgiu por intermédio da observação de determinados autores que relatam sobre um grande número de alunos em escolas publicas do Ensino Médio que abandonam a escola sem deixar explicações para diretores, professores e colegas de turma sobre o motivo da evasão, ficando a duvida do por que abandonar uma escola onde estão meus amigos, onde se tem ensino, merenda e material escolar gratuito. O que vem preocupando as autoridades responsáveis pela educação no Brasil, a saída desses alunos provoca desequilíbrio social, acadêmico e econômico, além de, apresentarem baixa autoestima, o que dificulta as suas relações pessoais e também profissionais.

O objetivo central deste estudo é entender a evasão escolar no Ensino Fundamental, investigando as causas que contribuem para a evasão, distinguindo o que é ausência e o que é evasão, determinando as faixas etárias em que ocorre a evasão e comparar os dados estatísticos de outros estudos sobre o mesmo tema.

Estudos demonstraram que, independente do esforço dos professores na orientação ao aluno quanto à importância do estudo em sua vida, para que compareçam as aulas e estude para conquistar uma vida melhor, a necessidade de sobrevivência ficou evidenciada como fator determinante, embora não seja o principal, a ausência de políticas públicas também contribui para a não resolução do problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (289.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com