TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evasão Escolar No Ensino Fundamental

Por:   •  2/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 3

A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL[a][b]

SHIRLEY BASTOS ROSAS

RU: 3157523

  1. Tema

A evasão escolar no ensino fundamental.

  1. Problema

              Quais as causas e consequências da evasão escolar no Ensino Fundamental?        

  1. Justificativa

Essa pesquisa tem como propósito contribuir para um esforço conjunto no sentido de focarmos, nos meios a serem empregados e nos recursos que possam ser utilizados, para a conscientização de pais e alunos quanto à importância da frequência escolar, bem como, do resultado final agregado, pois a assiduidade de um estudante proporcionará melhor conhecimento intelectual e maiores oportunidades para realizar futuras aspirações profissionais e ou na disputa por futuros empregos e, ainda, propor uma reflexão sobre as práticas escolares adotadas a fim de enxergar os dilemas da educação e suas causas, na busca por informações consistentes que embasem as discussões sobre abandono e evasão escolar na educação básica pretende-se propiciar um conhecimento mais profundo sobre a temática que se apresenta sob a forma de evasão do aluno da escola. A escolha do tema surgiu por intermédio da observação de determinados autores que relatam sobre um grande número de alunos em escolas publicas do Ensino Médio que abandonam a escola sem deixar explicações para diretores, professores e colegas de turma sobre o motivo da evasão, ficando a duvida do porquê abandonar uma escola onde se tem ensino, merenda e material escolar gratuito. O que vem preocupando as instituições de ensino em geral, pois a saída desses alunos provoca desequilíbrios sociais, acadêmicos e econômicos.

  1. Objetivos

        Combater a evasão escolar no Ensino Fundamental.

 

4.1 Objetivos específicos

       Investigar as causas que contribuem para a evasão – Distinguir o que é ausência e o que é evasão - Determinar as faixas etárias em que ocorre a evasão – Comparar os dados estatísticos de outros estudos sobre o mesmo tema.

 

  1. Metodologia

O tipo de pesquisa será bibliográfico, com uma abordagem quantitativa, por meio de levantamentos bibliográficos.

  1. Revisão bibliográfica/ Estado da arte

        Os principais autores que tratam a problemática da evasão escolar são: BOSSA,Nadia A. Fracasso Escolar: Um olhar psicopedagogico (2002),

Evasão e repetência no Brasil: A escola em questão. Rio de janeiro, 1983. Edição Achiamé. ESTEBAN, Maria Tereza. Repassando o Fracasso escolar.  

OLIVEIRA, Francisco Lidoval de; NOBREGA, Luciano. Evasão escolar: um problema que se perpetua na educação brasileira. Revista Educação Pública, v. 21, nº 19, 25 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/19/evasao-escolar-um-problema-que-se-perpetua-na-educacao-brasileira.

FINI, L. T. D. (1996). Rendimento escolar e psicopedagogia.

OLIVEIRA, Djalma. (1995). A ludicidade como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem da lingua alemã como lê para crianças em risco[c][d] social.

SCOZ, Beatriz. (1994). Psicopedagogia e realidade escolar.

  1. Resultados esperados

Atenção: Este item NÃO é obrigatório para todos os projetos de pesquisa!

  1. Referências

ALMEIDA, Claudia Mara de; SOARES, Katia Cristina Dambinski. Professor de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental: aspectos históricos e legais da formação. Curitiba: InterSaberes, 2012, 2011. (BVP)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (275.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com