TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento da Aprendizagem no Ambiente Hospitalar de crianças portadoras de Câncer.

Por:   •  5/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.500 Palavras (10 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto Pedagógico

Acadêmica: Renata Pontes Geraldo

Título Provisório:

O Desenvolvimento da Aprendizagem no Ambiente Hospitalar de crianças portadoras de Câncer.

Professor Orientador:

Professora Dra. Cláudia Araújo de Lima

Tema:  

A vida escolar da criança, em tratamento de Câncer Infantil, no Ambiente Hospitalar.

Problemas e questões da Pesquisa:

  • Crianças que são diagnosticadas com câncer infantil, quando já inseridas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o que acontece com o desenvolvimento cognitivo e psíquico destas crianças? Qual o suporte escolar elas têm?
  • Como ocorre o processo de ensino- aprendizagem dessas crianças que estão internadas?
  • O que o Hospital tem a oferecer, educacionalmente, a essas crianças?
  • O Profissional Pedagogo está preparado para atuar no Ambiente Hospitalar?

Introdução:

        Este projeto visa auxiliar na construção do Trabalho de Conclusão de Curso da Turma de Pedagogia da UFMS. Será abordado, ao longo do trabalho, questões referentes ao ensino-aprendizagem das crianças de 1 a 9 anos que estão hospitalizadas para tratamento de Câncer, no Estado Do Mato Grosso do Sul, tendo como referência a cidade de Campo Grande, bem como a prática pedagógica do profissional Pedagogo.

        O Câncer é um grande problema de saúde pública que têm afetado grande parte da população Brasileira. Em razão do desenvolvimento do país, automaticamente ocorre uma reorganização dos padrões de vida da sociedade, tais como: hábitos alimentares, estilos de vida, condições de trabalho e etc. O principal foco desta pesquisa são crianças em idade escolar que são diagnosticadas com câncer e necessitam dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, iniciado na escola.

        A priori, fora realizado um levantamento, no Programa DATASUS, a respeito da quantidade da população de Nascidos Vivos no Brasil, bem como a Região Centro- Oeste e o Estado de Mato Grosso do Sul, nos anos de 2010 a 2014, como mostra o gráfico a seguir:

[pic 2]

Fonte: MS/SVS/DASIS - Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos – SINASC

Após essa primeira busca, foi realizada uma nova pesquisa, agora para identificar a quantidade de crianças, com idades de 1 a 9 anos, residentes no Brasil e no Estado do Mato Grosso do Sul no ano de 2012. O gráfico abaixo demonstra esse número:

[pic 3]

Fontes:

1980, 1991, 2000 e 2010: IBGE - Censos Demográficos1996: IBGE - Contagem Populacional 1981-1990, 1992-1999, 2001-2006: IBGE - Estimativas preliminares para os anos intercensitários dos totais populacionais, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus. 2007-2009: IBGE - Estimativas elaboradas no âmbito do Projeto UNFPA/IBGE (BRA/4/P31A) - População e Desenvolvimento. Coordenação de População e Indicadores Sociais. 2011-2012: IBGE - Estimativas populacionais enviadas para o TCU, estratificadas por idade e sexo pelo MS/SGEP/Datasus.

        

Para atingir o objetivo inicial da pesquisa, foi realizado um novo levantamento para descobrir o total de crianças hospitalizadas com algum tipo de neoplasia, no período de Janeiro de 2015 a Dezembro do mesmo ano, no Brasil, na Região Centro- Oeste, Estado do Mato Grosso do Sul e, por fim, a Cidade de Campo Grande. Esse número pode ser visualizado no gráfico abaixo:

[pic 4]

Fonte: Ministério da Saúde - Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS)

        O processo de aprendizagem é fundamental para o indivíduo, seja ele uma criança, um adulto ou um idoso, para que se desenvolva habilidades para a sobrevivência enquanto homem. Para Libâneo;

 

        Nesse sentido, educação é o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervém no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais. É uma prática social que atua na configuração da existência humana individual e grupal, para realizar nos sujeitos humanos as características de “ser humano” (2010, p. 30).

Partindo do princípio de que o aprender acontece em qualquer lugar, o Pedagogo Hospitalar tem papel fundamental na motivação da criança enferma. A abordagem pedagógica é o caminho de atuação do Pedagogo no Ambiente Hospitalar, ultrapassando, assim, a experiência escolar e atingindo diferenciados níveis de educação no processo de ensino aprendizagem da criança hospitalizada.

Justificativa:

        A criança é um ser puro e vivo que pensa, faz parte de uma sociedade, desenvolve interações sociais, possui sentimentos e desenvolve seu cognitivo. É um cidadão de direitos e deveres que, por sua vez, têm direitos como qualquer outro, e um deles é o direito da continuidade de escolaridade enquanto hospitalizadas, explicitada na Resolução nº 41 de 13 de outubro de 1995, reconhecida pelo Conselho Nacional do Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizado.

        Sabendo que o aprender ocorre em qualquer lugar, seja em casa, na rua, escola ou outros, a pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre o processo de ensino- aprendizagem da criança hospitalizada, uma vez que se encontra debilitada, devido ao processo de tratamento agressivo do Câncer, e não poder frequentar a Classe Regular.

        Por ser da área da saúde (Técnica de Enfermagem), vivenciei muitas internações de crianças em período escolar, e atualmente, cursando Pedagogia, pude perceber que as mesmas não recebiam acompanhamento do currículo escolar enquanto estavam hospitalizadas. Este fato, fez com que despertasse, em mim, o interesse por saber como acontecia, e se acontecia, o desenvolvimento do ensino-aprendizagem no Ambiente Hospitalar[a].

        A sociedade vêm sofrendo grandes transformações. A harmonia social está sendo deixada de lado, uma vez que o capitalismo “cega” as pessoas. Essa desarmonia social, traz prejuízos para a própria sociedade, causando um desconforto e um atraso considerável no desenvolvimento da mesma. Pode-se destacar o desaparecimento das crianças e adolescentes do espaço escolar regular/ convencional, por apresentarem problemas de saúde que interferem diretamente o seu desenvolvimento. Este tipo de situação, leva o indivíduo a viver à margem da sociedade, do seu convívio social, prejudicando completamente seu desenvolvimento integral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (391.9 Kb)   docx (202.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com