TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSAIO SOBRE NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM

Por:   •  7/5/2020  •  Resenha  •  5.477 Palavras (22 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

ENSAIO SOBRE NEUROCIÊNCIAS E APRENDIZAGEM

DO PROFESSOR ROBERTO ANDERSEN AUTOR DO

MÓDULO COM 10 CAPÍTULOS

CAPITULO 1 - Neurociências e Aprendizagem

– Introdução ao tema / Apresentação

Por Silvia Helena

A finalidade deste módulo é o estudo das neurociências, que tem sido qualificadas como um conjunto de   saberes, multi e interdisciplinar, que se destinam ao sistema nervoso central (SNC). E este estudo tem o intento de despertar o interesse nesta matéria que é necessária ao entendimento de todas as demais áreas do conhecimento humano. O especialista professor Roberto Andersen e doutor expõe seu histórico nesta área de conhecimento como forte interesse no estudo das ondas cerebrais que fizeram parte de uma das primeiras especializações durante as matérias da Graduação em Ciências Navais com o estudo de Táticas Antissubmarino e Aeronaval juntamente com a engenharia de sistemas de armas e processamento de dados, quando ainda estava no Brasil.

Este primeiro capítulo apresenta o caminho trilhado pelo Professor o qual aprofundou seus estudos das neurociências em vários países como a Austrália onde fez especialização nos sistemas de controle por ondas eletromagnéticas, como também na Inglaterra dando continuidade aos estudos sobre ondas eletromagnéticas e ainda na Irlanda do Norte, países estes que iniciou os seus estudos sobre o cérebro humano, sendo neurologia e neurofisiologia, visando poder fazer uma relação entre o cérebro artificial e o funcionamento do raciocínio humano.

Nesse período o levou aos estudos de pedagogia, psicologia, psicanálise e ciências afins, para melhor entender os processos cognitivos da criança e do adolescente, que o fez comparar o cérebro da máquina e a Mente Humana. Foi ai que ele percebeu que no ambiente escolar no meio com profissionais preparados era o ambiente ideal parar realizar os testes em relação aos processos terapêuticos em andamento com os alunos. Tal ambiente, possibilitou realizar diagnósticos diferenciados entre o que resulta de bloqueios emocionais e o que resulta de síndromes, transtornos ou morbidades.

A partir daí foi o que levou o Professor a retornar ao Brasil para realizar estudos de pós graduação em educação no Brasil, e depois fazer mestrado em educação em Málaga, na Espanha onde recebeu o título de doutor honoris causa em educação.

Sempre seguindo a educação inclusiva o Prof. Roberto Andersen abriu uma escola regular onde todos esses estudos foram realizados, na prática, com os alunos regulares e com os alunos de inclusão. Ressaltou que há 21 anos atrás ao abrir a escola ainda não havia sequer qualquer legislação correlata a este tipo de assunto.

Por isso a importância de apresentar o autor do estudo da Neurociência, para melhor entender este ramo da ciência tão importante para humanidade e quanto ele contribuiu como um grande cientista. Portanto, observações hoje realizadas pelos diversos equipamentos de mapeamento cerebral, ressonância magnética, tomografia computadorizada, trazem informações e conceitos que havia sido elaborados no estudo do Professor sobre ondas eletromagnéticas.

A neurogênese é observada hoje por diversos equipamentos de mapeamento cerebral, existente apenas no período de formação cerebral da criança. Além do Professor Roberto Andersen, há vários outros pesquisadores como Fúlvio Alexandre Scorza, Alexandro de Borja Gonçalves Guerra e muitos outros, com pesquisas maravilhosas nessa área e que afirmam que o cérebro continua sendo “o grande mistério”. O estudo do cérebro é uma viagem. Aprofundar-se em seu estudo nada mais é do que penetrar num emaranhado de informações tão complexo quanto o desenho das ramificações neuronais por todo o córtex cerebral!

O Professor menciona que cada passo à frente, mais uma constatação surpreende. Uma dessas constatação está ligada a transplantes de órgãos, foi a constatação de que, ao se transplantar um coração, o transplantado muda algumas das suas características comportamentais e, essa mudança o faz apresentar características de gostos, vontades, desejos e temperamentos semelhantes aos do doador. E assim como a neurogênese e o transplante de memórias, diversos mistérios surgem, a cada momento, sugerindo que o estudo da neurociência não é mais uma exclusividade da ciência médica, mas sim imposta nos estudos por todas as demais áreas do conhecimento humano.

Por isso, o Professor diz que é melhor conhecer um pouco da neurofisiologia, que são as funções neurológicas do cérebro, que por enquanto é observado pela ciência neurológica, sendo a partir do cérebro que parte a maioria dos comandos é o exercício do pensamento e do raciocínio. Bem como, comanda atividades motoras de movimentos corporais, de fala, de equilíbrio, de funcionamento dos órgãos vitais.

O Professor relata que o estudo da parapsicologia, a ciência paranormal, a telepatia, a tele cinese, a intuição, a iluminação, o sexto sentido, são ciências estranhas que são estudadas a partir do cérebro. Porém, a consciência hoje já é vista de modo bem diferente, embora seja ainda um mistério, e que Filósofos naturalistas e materialistas costumavam considerar a consciência como uma simples propriedade biológica dos organismos mais complexos, como os seres humanos.

Segundo o professor, fez a observação que até hoje a melhor contribuição apresentada na ciência foi a Dawkins, autor de “O Gene Egoista” entre outras renomadas obras nas áreas da biologia e genética. Foi a análise do funcionamento dos memes na determinação do comportamento das pessoas e da cultura social. E estimula a criação de mais uma ciência de comportamento, a ciência dos memes, ligada à Sociologia, à Psicologia e à Genética.

Diante do exposto, é positivo entender a neurologia como uma especialidade médica e tem como objetivo em investigar e pesquisar todos os distúrbios estruturais do sistema nervoso e depois elaborar o diagnóstico referente à anomalia encontrada e por fim realizar o tratamento adequado. Enquanto que a Neuropediatria é uma especialidade que tem os mesmos objetivos, porém voltados para as crianças e adolescentes. Esses profissionais são preparados para entender todas as características específicas das crianças nas suas fases de desenvolvimento neurológico.

Assim, dentro da neurociência, toma o nome correspondente à sua específicidade que está desenvolvida, alguns deles sendo especializações médicas, porém diversos deles em outras áreas do conhecimento, como: neuropedagogia, neurodidática, neuropsicologia, neurobiologia, neurofisiologia, neurofarmacologia, neuropsiquiatria, neuroendocrinologia.


Ensaio Neurociências e Aprendizagem do Professor Roberto Andersen

Capítulo 2 – Células

Por Silvia Helena

Este segundo capítulo apresenta o entendimento sobre neurofisiologia e neurociência, pelo Professor que nos ajudara a entender alguma coisa sobre as células, já que o neurônio é um de seus tipos, que tem como base este capítulo o estudo neurocientífico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com