TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  20/8/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 8

MARCOS ROBERTO MACHADO

ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

LINHA DE PESQUISA: MÉTODOS QUANTITATIVOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Pré-Projeto de Pesquisa apresentado        como requisito parcial para inscrição/seleção no Programa de Pós- Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação da UFSC.

FLORIANÓPOLIS

02/05/2016

ROTEIRO PROJETO DE PESQUISA

RESUMO

Vivemos confrontados com os baixos índices de aproveitamento no Ensino da Matemática nos diferentes níveis de ensino. O medo pela matemática é amplamente difundido. Muitos alunos sentem a matemática como uma disciplina bastante estranha e sem utilidade.

A presente pesquisa assume importância na medida em que busca demonstrar os inúmeros problemas na formação matemática de professores das séries iniciais. Será realizada uma abordagem histórica da disciplina de matemática na formação de professores desse nível de Ensino a partir de análise documental, bem como, a realização de pesquisa de campo com professores que atuam na rede pública estadual e municipal de educação do município de Blumenau – SC.

Palavras Chave: Grade Curricular; Capacidades, Conceitos e habilidades; conteúdos; Metodologia de Ensino, Matemática.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

O processo de globalização trouxe consigo a necessidade das economias dos diversos países concorrerem em escala global. Esta concorrência vem acompanhada de toda uma reorganização do processo produtivo.

Dessa forma as exigências do mercado de trabalho também mudaram. Se antes era essencial disciplina, respostas rápidas, repetição, obediência, com a máquina fazendo o papel do ser humano, novas técnicas, conhecimentos e habilitações são colocadas como exigências para o trabalhador. Com o avanço tecnológico, é necessário pensar o próprio processo produtivo, entender a complexidade dos sistemas, encontrar alternativas nas dificuldades.

A escola desempenha papel fundamental neste processo. No caso específico da educação matemática, observa-se que este campo do conhecimento tem como papel fomentar a crítica e constituir-se em estratégia para a “realização das intermediações criadas pelo homem, entre sociedade e natureza, como afirma Sueli dos Santos em artigo publicado no Portal da Matemática[1].

Segundo a autora, o momento atual exige o repensar do ensino da matemática, tanto no que diz respeito ao conteúdo abordado, quanto as estratégias didáticas adotadas pelos professores. Neste sentido, comenta Santos que os professores devem buscar atividades educativas “...e não meramente um treino em uma linguagem sem sentido para o aluno. Se o professor conseguir trabalhar nessa linha, a Matemática será um instrumento de primeira para educar o indivíduo socialmente. Mas ainda, ela será um instrumento ímpar para trabalhar sua formação.” 

Analisando as condições de aprendizagem, observa-se a necessidade de se considerar os fatores que influenciam a aprendizagem, ou seja, a formação do professor, o conhecimento lógico-matemático, o ambiente escolar e o aluno (sua realidade e as condições de aprendizagem).

É papel da educação, voltar o olhar para o desenvolvimento de inúmeras capacidades. Das tantas exigências colocadas pela sociedade da informação globalizada, onde o conhecimento adquiriu, nos últimos anos, papel relevante, destacam-se a  capacidade de se comunicar, resolver problemas, elaborar conjecturas, tomar decisões, respeitar e discutir outras decisões, saber trabalhar em equipe, estar em constante  formação e o mais importante, ser criativo.

Neste contexto a competência em matemática torna-se ainda mais relevante nas mais diversas áreas, não apenas como um instrumento em que alguns pouquíssimos momentos isolados possa ser requisitada, mas como um leque de possibilidades que se abrem para uma melhor compreensão de conceitos e procedimentos, o que nos possibilita tirar conclusões, argumentar.

Neste sentido, Fabrício, na dissertação de mestrado, intitulada “O ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : concepções e práticas docentes apresentada à PUC-RS” comenta que

É fundamental que a educação Matemática seja trabalhada de forma articulada com os conhecimentos prévios, a realidade e as necessidades dos alunos; aliada a uma práxis docente competente, que esteja embasada em um constante movimento de ação-reflexão. Observo que é imprescindível associarmos a brincadeira, o lúdico, à educação Matemática de nossas crianças. (FABRÍCIO, 2006:16)[2]

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

Os currículos destinados à formação de professores das séries iniciais preparam adequadamente estes profissionais para atender as demandas colocadas pelo ensino da matemática?

  1. OBJETIVOS

Objetivo Geral

Analisar os currículos responsáveis pela formação, bem como, os conteúdos curriculares e as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores, no ensino de matemática nas séries iniciais da rede estadual e rede municipal de Ensino no Município de Blumenau.

Objetivos Específicos

  • Comparar as orientações dadas pela Nova LDB para o ensino da matemática nas séries iniciais, com as inovações curriculares propostas e implantadas no ensino de séries iniciais no local de estudo.
  • Verificar as dificuldades encontradas pelos professores das séries iniciais no Ensino da Matemática.
  • Analisar o currículo para a formação de professores das séries iniciais e a carga horária, metodologia e conteúdos trabalhados para habilitá-los ao ensino da matemática.
  1. JUSTIFICATIVA

Diante da complexidade do mundo globalizado e da sociedade de informação do século XXI, o acesso ao conhecimento torna-se cada dia mais relevante. Nesse sentido, é importante pensar se a quantidade de aulas dedicadas à educação matemática, a metodologia utilizada e a formação dos professores em todos os níveis de ensino suprem as demandas colocadas pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (266.3 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com