TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.780 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

LUCIVÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

[pic 3]

MACEIÓ

2018

LUCIVÂNIA MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia. Orientador: profª. Natalia Gomes dos Santos e Vilze Vidotte Costa

Tutor Eletrônico: Tatiane Aparecida da Silva Nunes

Tutor de Sala: Maciel Rodrigues de Moura

        

MACEIÓ

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................03

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO....................................................04

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO..............................................................07

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...............................................................................13

DIÁRIOS E PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA................................................14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................19

REFERÊNCIAS


INTRODUÇÃO

Este relatório irá descrever uma experiência de estágio em Educação Infantil, o qual foi realizado na Escolinha Caminho da Vida, localizada na Rua João Pedro S/N, na cidade de Roteiro pertencente à Rede Municipal de ensino, vivenciar esse momento é muito importante para minha formação, a partir deste é possível entrar em contato direto com a realidade profissional em que estarei inserida futuramente quando concluir meu curso. Sendo possível concretizar pressupostos teóricos adquiridos pela observação de determinadas práticas específicas e do diálogo com profissionais mais experientes. Visa-se por meio do projeto trabalhado, ensinar as crianças que a higiene deve estar presente em casa, na escola ou qualquer lugar que se vá, a fim de que as crianças possam estabelecer hábitos higiênicos, conscientizando-se da importância da higiene na vida e fazendo-lhes ter o gosto por estar limpos. O mesmo será realizado com o pré II, trabalhando a conscientização da turma utilizando uma metodologia de acordo com sua faixa etária. 


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

        A escolinha caminho da vida oferece ensino nos turnos matutino e vespertino e atende aproximadamente 389 crianças, com faixa etária de 0 à 3 anos,  préI (4 anos) e préII (5 anos).

        Ao chegarem à creche, as crianças são recebidas pelos professores que as aguardam no portão para maior segurança de todas elas, e só podem entrar com fardamentos que lhes foram dados no início das aulas. Na hora da saída da escola ocorre o mesmo, os pais recebem as crianças dos professores de sua turma, esses procedimentos são realizados com a presença também do vigilante que é responsável por não liberar nenhuma criança sem o consentimento do professor e ao responsável pela mesma. Na hora do lanche, as crianças comem a merenda da escola todas recebem uma a uma na fila que por sua vez é bem organizada, em seguida lhes são oferecidas frutas para melhor digestão de seu cardápio que é elaborado por um nutricionista, os lanches são dados antes do recreio com duração de meia hora. Antes de irem para suas casas, todas as crianças tomam banho.

        No momento de recreação, as crianças dispõem de brinquedos e jogos, também podem brincar no parquinho que fica no pátio da escola.

Com a finalidade de proporcionar aos alunos o melhor caminho para a vida, a Escolinha Caminho da Vida procura atender às necessidade de todos os alunos com o propósito de levarem-os a alcançar um futuro promissor. A escola funciona de segunda a sexa-feira das 07:00 às 13:00 e de 13:10 às 17:30, o tempo de intervalo para recreio é dado por 30 minutos para os professores e alunos lancharem e brincarem com os colegas no parque infantil presente na praça recreativa do pátio dentro da escola. Nela é exercida apenas atividades na Educação Infantil.

- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO: Durante a realização do estágio foi possivel perceber que a instituição conta com uma completa infra-estrutura, como sala de aulas amplas e em perfeitas condições de funcionamento adequando-se à faixa etária de alunos, o pátio com áreas verdes, ventilado e com brinquedos que fazem a diversão das crianças quando estão em momento recreativo, a cozinha bem higienizada e banheiros limpos e aromatizados tornando o ambiente agradável. A instituição é composta por 01 diretor  graduado em Letras e especializado em Coordenação e Supervisão Pedagógica, 01 Coordenador Pedagógico graduado em Pedagogia e especializado em Psicopedagogia,16 professores sendo 12 graduados em pedagogia, 04 cursando pedagogia e, 05 na função dos serviços gerais, 01 vigilante, 05 merendeiras e 03 Assistentes Administrativos.

        Atualmente é observado na escola, a organização e estrutura física a totalidade de 20 salas, sendo estas divididas em 12 salas de aulas bem ventiladas, 01 secretaria e pátio interno, 01 cozinha, 01 sanitários femininos e 01 masculinos, 01 sanitário para professores, 01 biblioteca, 01 sala de vídeo e tv, 01 sala de leitura e 01 sala para reunião dos professores e coordenadores com ótima organização e limpeza.

        Na escola é totalizado 410 cadeiras e 385 mesas adequadas para a faixa etária das turmas, onde comportam todos os alunos sem exceções. As salas de aulas são compostas por 01 quadro branco por turma. Na escola também é disponibilizado 01 bebedouro, mimeógrafo, copiadora, televisao, dvd, aparelho de som. É oferecido também materiais didáticos como: jogos, damas, dominó, cruzada, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)   pdf (161 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com