TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.078 Palavras (17 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO____________________________________________________ 4

LEITURAS OBRIGATÓRIAS_________________________________________ 5

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)_____________________________ 7

ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA____________________________________9

A ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC__________________________________________________________ 11

CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS_______________________________________________________ 13

PLANOS DE AULA________________________________________________ 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS_________________________________________ 19

REFERÊNCIAS___________________________________________________ 20

INTRODUÇÃO

Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19) a disciplina de estágio necessitou de adequações, desde o mês de março de 2020 e até o segundo semestre de 2021 o ensino presencial foi suspenso com o intuito de preservar a saúde dos alunos, professores e demais funcionários.

O estágio tem por objetivo principal aproximar o estudante da realidade escolar, propiciar momentos de interação no cotidiano escolar. E no estágio que o estudante vê a teoria sendo aplicada, observando todos os conceitos teóricos aprendidos efetivados através da atuação docente.

Este trabalho de estágio pautou em leituras obrigatórias e essenciais na formação do profissional de educação, análise de documentos que fazem parte da rotina de uma escola e a formulação de plano de aula fictício visando a aplicação em uma possível sala de aula da educação infantil.

1 - LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O papel do professor e do ensino na educação infantil a perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin

O texto procura mostrar a compreensão sobre o desenvolvimento infantil e como a educação escolar pode atuar, esclarecendo o papel do educador e também do ensino através da visão de Vigotski, Leontiev e Elkonin. O texto analisa também a literatura contemporânea que traz no tema a educação infantil, desenvolvimento infantil e ensino.

Sabemos que por muitos anos a educação infantil era vista apenas como uma etapa de preparo para o ensino fundamental, a educação era meramente assistencialista e de cuidar da criança, sem nenhum valor pedagógico, as crianças iam para a creche e escolinhas apenas porque a mãe precisava trabalhar e não tinha com quem deixar.

Os debates sobre a educação infantil foram ganhando proporções maiores, expandindo que chegaram a conclusão de que deveria alinhar o cuidar com o educar, estabelecendo as relações educativas dentro de um espaço de convívio coletivo.

No estudo de Vigotski fica claro que não se pode utilizar a biologia como principal determinante para explicar o desenvolvimento da criança, isso se deve ao fato de que é desprovido de leis naturais universais pré-definidas pela genética e dado em um contexto social e cultural. Os pensamentos de Elkonin e Leontiev são parecidos com o de Vigotski, afirmam que é de suma importância considerar a relação da criança com o meio e que a mesma é exclusiva para cada situação.

Vigotski define cultura como tudo aquilo que foi criado e modificado pelo homem na natureza, durante todo esse processo de transformação o homem transforma sua própria conduta e o domínio de tal conduta é feito por uma função psicológica exclusiva dos seres humanos. Esse domínio é dado pela significação e o principal signo é a linguagem, com grande importância no desenvolvimento psicológico, é uma característica primariamente social que depois é transferida para o interior do indivíduo, esta é a lei genética geral do desenvolvimento cultural. Sendo assim as aptidões exclusivamente humanas são adquiridas pela criança após a introdução dos signos e apropriação cultural, ou seja, não é transmitida biologicamente.

Falando de apropriação cultural, fica explicito que a mesma só se concretiza com a mediação de outro indivíduo, assim Leontiev define como educação. Com essa definição o ensino, visto como agente educador, não pode se basear na maturação espontânea da criança e sequer na hereditariedade das funções psíquicas superiores e sim na promoção de condições e signos para que as mesmas se formem.

A questão da imitação considerada atualmente como algo pedagogicamente prejudicial a criança é vista por Vigotski como algo importante, uma ferramenta útil de aprendizagem, a criança precisa entender a conduta para depois imitá-la, assim ela está limitada as suas potencialidades intelectuais.

Após tais estudos, compreendendo as ideias Vigotski, Leontiev e Elkonin, chegamos a conclusão de que defender o ensino na educação infantil decorre da compreensão de desenvolvimento infantil da psicologia histórico-cultural, recusando que o desenvolvimento ocorra como processo espontâneo e natural, o ensino é visto como fonte de desenvolvimento e comprova a necessidade de intervenção de um adulto e a importância das condições de vida.

O educador não pode ser visto apenas como alguém que estimula e acompanha a criança em seu desenvolvimento, o professor precisa ser compreendido como aquele que transmite a criança os resultados do desenvolvimento histórico, evidencia os traços da atividade humana através dos objetos da cultura, o professor é o mediador dessa apropriação, organiza a atividade da criança, promovendo seu desenvolvimento psíquico.

2 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

O PPP (Projeto Político Pedagógico) é um documento de suma importância para as instituições de ensino, alinhado com a LDB e a BNCC reflete a proposta educacional que a escola promove, a construção do projeto pedagógico deve se iniciar com a árdua missão de buscar unidade entre os colaboradores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com