TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

Por:   •  4/11/2021  •  Tese  •  4.359 Palavras (18 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................03

ATIVIDADE 1: LEITURA OBRIGATÓRIA...........................................................04

ATIVIDADE 2: REGIMENTO ESCOLAR.............................................................06

ATIVIDADE 3: PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP)..............................12

ATIVIDADE 4: ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA.............................................14

ATIVIDADE 5: PLANO DE AÇÃO.......................................................................16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................17

REFERÊNCIAS....................................................................................................18

 INTRODUÇÃO

Trata-se do Estágio Curricular Obrigatório IIi – Gestão educacional e espaço não escolares de Pedagogia, a respeito da observação pedagógica, onde o aluno tem a oportunidade de colocar em ação toda a teoria aprendida dentro da sala de aula, e com isso adquirir as primeiras experiências, aprendendo sobre a prática profissional e o mercado de trabalho.

Porém esclarece que desde que começou a pandemia do Covid- 19 as instituições de ensino tiveram de se reinventar na forma de ensinar, ao mesmo tempo em que as empresas precisaram se adaptar a novos modelos de trabalho, muitos realizados remotamente.

Justifica que por ordem do Ministério da Educação as escolas enquanto órgão de ensino, tiveram que fazer a substituição de aulas presenciais por aulas remotas e também a realização do estágio supervisionado em modelo adaptado, em função desse favor não houve estágio em campo, ou seja, na instituição escolar.

Objetiva indentificar que a Gestão educacional e espaço não escolares em Pedagogia tem a  finalidade de aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos, desempenhado através de atividades de observação da rotina pedagógica escolar, analisanso a atuação da pedagoga instituncional nas atividades de sua pratica diária, sua regência e observar o tipo de apoio que é oferecido aos alunos com dificuldades de aprendizagem.

O Estagio em Gestão educacional possibilita o aluno aperfeiçoar conhecimentos, compreender que a Gestão constitui-se condição indispensável para as práticas pedagógicas emancipadoras, democráticas, voltadas à implementação das leis educacionais, além de trazer para o contexto  elementos e conceitos fundamentais  a fim de aumentar a eficiência dos processos institucionais e melhorar a qualidade do ensino.

Dessa forma se propoe uma ação didática inovadora com a possibilidade e desafio de buscar a construção de uma proposta docente baseada em argumentos que defendem a educação problematizadora constituindo-se em alternativa viável para a formação de um pedagogo crítico, reflexivo e conectado com o seu tempo sócio histórico.

 ATIVIDADE 1: LEITURA OBRIGATÓRIA

A compreensão a respeito do papel do professor referente a prática de ensino analisei que período escolar, especificamente no ensino infantil, é considerado como uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa, sendo que, é nela em que alguns traços de personalidade são construídos, e o ambiente escolar desempenha um papel socializador em que a criança começa a ampliar sua rede de relações.

A aprendizagem é um processo pelo qual o ser humano adquire conhecimentos, habilidades, comportamentos e valores. Nesse momento, o processo de aprendizagem acontece em função das interações da criança com o novo ambiente, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação e do estudo.

Educação frente ao processo de Ensino- Aprendizagem consiste no desenvolvimento de um trabalho na formação de crianças, cujo objetivo é que elas se tornem aptas para viver numa sociedade democrática, multidiversificada e em constante mudança.

O ambiente escolar é essencial para possibilitar essas competências. Por meio de estratégias, o corpo pedagógico estabelece técnicas que visam trabalhar todos os aspectos que são responsáveis por constituir a aprendizagem da criança.

Manter os materiais organizados é uma dica de ouro para qualquer professor do Ensino. Utilize caixas, porta-lápis, estojos e o que mais for necessário, e estimule o senso de organização nas crianças. Deixe que elas participem da arrumação da sala, guardando sempre cada item em seu devido lugar. ”

Desde o maternal, os alunos são estimulados a práticas que valorizam cada ação. Com isso, os pequenos conquistam habilidades que vão, gradativamente, possibilitando os degraus de sua autonomia diante das situações e dos desafios que surgem em suas vidas. Portanto, além das rotinas de sala de aula, o professor em educação infantil tem o compromisso em manter um zelo pelas crianças que as acompanham em todos os ambientes, desde os pátios da escola até na convivência em casa com seus pais.

Por ser um ambiente de convívio diário onde as crianças passam a maior parte do tempo, o espaço físico do ambiente escolar precisa ser descontraído para que os alunos se sintam à vontade, infantil onde os alunos comecem a exercer sua capacidade de questionamento.

O processo ensino-aprendizagem é um nome para um complexo sistema de interações comportamentais entre professores e alunos. Mais do que “ensino” e “aprendizagem”, como se fossem processos independentes da ação humana, há os processos comportamentais que recebem o nome de “ensinar” e de “aprender”.

As crianças podem receber estímulos em todos os momentos, mas é importante saber dosar para não cometer exageros e acabar desmotivando os pequenos. O mais seguro no começo da vida é o estímulo lúdico, pois ele garante maior motivação e enriquece o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (37.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com