TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

Por:   •  9/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.605 Palavras (23 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO.......... 05

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 05

2 ROTINA OBSERVADA 08

3 REFERENCIAL TEÓRICO 10

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 13

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................18

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................ 19

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 20

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realiza-se durante o 7º semestre do Curso de Pedagogia da UNOPAR Virtual e busca a associação das dimensões teóricas e práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, através de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade, de atividades práticas e projetos de intervenção. Em todos os instantes de nossas vidas estamos sempre aprendendo algo, de forma inconsciente ou consciente, formal ou informal, entretanto, gostaria de destacar um momento que contribuiu significativamente para minha formação enquanto pedagoga:

O estágio foi realizado no período de 31 de março a 16 de abril de 2014, no horario de 7:00 às 11:00 no turno Matutino na Escola Municipal Raimunda Dutra. O tema do projeto de Intervenção será “Lendo e Escrevendo e histórias”, na será realizado na turma do 3º nos Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Escolhi juntamente com a equipe da escola trabalhar com a leitura e escrita através das histórias, porque entendo que a utilização dos mesmos é muito relevante e pode despertar no adolescente o gosto e o prazer pela leitura e, conseqüentemente, o prazer de escrever, pois ler é adentrar-se em outros mundos possíveis, isto é, questionar a realidade para compreendê-la melhor, distanciando-se do texto e assumindo uma postura crítica frente ao que de fato se diz e ao que se quer dizer, assumindo a cidadania do mundo da cultura.

O Estágio Curricular Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem por objetivos:Conhecer o campo de atuação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Observar, registrar e analisar situações diárias da escola, a fim de compreender e atuar na resolução de problemas pertinentes ao seu cotidiano;Confrontar teoria e pratica a partir da análise e reflexão das realidades vivenciadas; Compreender a escola como um todo, bem como as formas de gestão das escolas e da escola onde realiza o estágio, a partir de observação e da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola; Compreender a função e atuação do pedagogo no espaço escolar; Compreender a relação interpessoal que se estabelece entre os profissionais da instituição e adquirir competências necessárias à atuação profissional do futuro pedagogo/professor.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O estágio foi realizado na Escola Municipal Raimunda Dutra localizada na Rua 7 de setembro no municipio de Cocos-BA. O órgão mantenedor é municipal.A Organização da Escola: horário, turnos, número de alunos, distribuição de séries, e turmas são:Turno matutino: 7: 00 às 11:00 h, Turno vespertino: 13:00 às 17:00 horas,Noite: 18:00 às 22:00 horas ,Número de alunos: 350, Séries: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª e EJA.

A escola possui a seguinte estrutura fisica: cinco salas, secretaria, quadra aberta, uma sala de professores, uma sala diretoria, patio externo, sanitário masculino e feminino, cozinha, refeitorio.

Os materiais que existem na instituição sãoMobiliário: tipo e quantidade de carteiras e cadeiras: 150, quadr negro, mimeógrafo, copiadora xerox, uma televisão, dois video, dois Dvd, três aparelho de som, um comutador com acesso a internet e alguns livros na sala da diretora, a escola não possui biblioteca para os alunos.

A escola, na qual o estágio foi realizado tem uma diretora com três anos de atuação como diretora e suas atribuições são: I - dirigir a instituição, zelando para que se cumpra as leis, os regulamentos, as determinações superiores e as disposições deste Regimento, de modo a garantir a consecução dos objetivos do processo educacional; II - representar o estabelecimento; III - autorizar matrícula e transferência de aluno; IV - superintender todas as atividades da instituição ou delegar competência a terceiros; V - abrir, rubricar e encerrar os livros em uso pela escola; VI - organizar o horário de trabalho do pessoal da escola; VII - presidir as reuniões e atividades promovidas no âmbito escolar, ou delegar competência para esse fim. VIII - assinar e vistar a escrituração e a correspondência; IX - admitir e dispensar professores e demais funcionários, ouvido a mantenedora.

A equipe de professores é formada por dez Pedagogas, uma secretaria com treês anos de atuação na escola. A Secretaria está sob a responsabilidade de profissional técnico, devidamente habilitado para o cargo ou, em caráter provisório, autorizado pelo órgão próprio do Sistema Municipal de Ensino e, nas suas faltas iguais ou superiores a trinta dias corridos, será substituído por profissional igualmente habilitado ou autorizado e subordinado diretamente à Direção escolar. Suas atribuições são as necessárias e imprescindíveis ao funcionamento eficiente e integral do cumprimento das funções da Secretaria de uma escola, mormente quanto à organização, guarda e funcionalidade integral dos arquivos e ainda: Responder perante a Direção pelo expediente e serviços gerais do estabelecimento; Redigir e fazer expedir toda a correspondência do educandário, submetendo-a a assinatura do Diretor ou a seu substituto legal entre outros. O Número de funcionários administrativos são três e suas atribuições da Vice-Direção, além de substituir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com