TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.945 Palavras (12 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 12

ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor:

Tutor externo:

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Pedagogia () – Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil

14/06/2021

RESUMO

No estágio remoto foi desenvolvido um projeto de estágio que dispõe a área de concentração do estágio, o tema,programa e projeto de extensão, uma análise da BNCC e dos campos de experiências, uma entrevista com uma pedagoga e planos de aulas. Após construiu- se uma trilha pedagógica, na qual busca-se apresentar o passo a passo de uma aula remota. E por fim este paper que abrangerá todas as etapas do estágio remoto e uma breve análise sobre a educação infantil e o tema de estágio: contação de história.

Palavras-chave: BNCC. Educação infantil. Contação de história.

1 INTRODUÇÃO

Para iniciar o estágio produzimos o projeto de estágio no qual delimitamos que a área de concentração seria a educação infantil e o tema seria contação, esta escolha se deu porque a contação de história é capaz de estimular a partir do hábito da leitura desenvolve-se a imaginação, a criatividade, a oralidade, a concentração e a escuta, também proporciona experiências que podem ajudar a criança a resolver seus conflitos sociais e emocionais.

Neste paper abordaremos uma breve análise da BNCC, dos campos de concentração, pontos sobre a educação infantil e seus objetivos de ensino enfatizando o lúdico como ferramenta de aprendizagem e ensino,  aprofundando sobre o uso da contação de história para o desenvolvimento integral da criança.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

2.1 Análise da BNCC:

Conforme a LDB, em 1996, a Educação Infantil passa a ser parte integrante da Educação Básica. Portanto é a primeira etapa educacional e atende crianças de 0 a 5 anos,entretanto é obrigatória somente para crianças de 4 a 5 anos.

Como a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, tem como consequência a primeira convivência não familiar, isso não quer dizer que tem objetivo de separar a educação familiar da educação escolar, conforme a BNCC (2018, p.36) a educação infantil têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.

Como o propósito da educação infantil é ampliar as experiências já existentes na criança, destacamos a importância de conhecer e trabalhar com as diversidades culturais das famílias e da comunidade.

Nesta perspectiva, entendemos que é necessário manter um vínculo de compartilhamento de informações entre família e escola, potencializando assim a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

Outro eixo importante da educação infantil, destacado pela BNCC (2018, p.37), é ao brincar entre criança com criança e criança com adultos, pois a partir das brincadeiras e das interações é possível identificar a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções.

Pensando nas práticas pedagógicas da educação infantil, a BNCC assegura seis direitos de aprendizagens, são eles:

  1.  Conviver, trata-se da interação, tanto com crianças quanto com adultos;
  2. Brincar em diferentes espaços e tempos, com crianças e/ou adultos;
  3. Participar ativamente,do planejamento da gestão da escola, das atividades propostas pelo educador e da realização das atividades da vida cotidiana;
  4. Explorar tudo o que está ao seu redor;
  5. Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, por meio de diferentes linguagens;
  6. Conhecer-se, e construir sua identidade pessoal, social e cultural.

A faixa etária da educação infantil, principalmente para os mais pequenos, é o momento de descoberta de tudo, é o momento de explorar as linguagens, as brincadeiras, a natureza, as emoções, o corpo, os movimentos, os sons e tudo aquilo que o cerca no seu cotidiano. Por isso a importância de promover práticas pedagógicas que intencionam a exploração, a expressão, a construção, a participação, o brincar e a interação, pois dessa forma garantimos o desenvolvimento integral da criança.

2.2 Estudo sobre os campos de experiências:

Com o objetivo de auxiliar no planejamento pedagógico da educação infantil (0 à 5 anos e 11 meses),com o objetivo de proporcionar experiências nas quais visa o desenvolvimento integral da criança, a BNCC estabelece 5 campos de experiências, são eles:

  1.  O eu, o outro e o nós.

Este campo de experiência propõe uma construção de identidade que acontecerá por meio das vivências propostas. Esta construção deve acontecer a partir do autoconhecimento,descobrindo sentimentos, interesses, vontades, desejos, e características próprias, da interação com professores, colegas e todos ao seu redor,  percebendo então formas de se relacionar e as diversidades culturais, e cessando com o entendimento de pertencer ao um grupo social.  

  1.  Corpo, gestos e movimentos.

Nesta faixa etária a criança está descobrindo o próprio corpo e as possibilidades de movimento. Por isso, esse campo tem o objetivo de desenvolver a autonomia da criança quanto ao próprio corpo, buscando gradativamente deslocamentos mais ágeis e seguros.  Para tanto deve -se proporcionar vivências que explorem os mais diversificados movimentos com músicas, danças, mímicas entre tantas outras formas de brincar com o corpo em movimento.

  1. Traços, sons, cores e formas.

Este campo tem o objetivo de desenvolver a  percepção estética, apresentar diferentes sons,gêneros musicais,desenhos, pinturas, colagens, esculturas, no geral, estimular o contato com diferentes formas de arte.

Por consequência, a criança aprimora a capacidade de se expressar, de atribuir sentido ao mundo, as sensações, aos pensamentos e transformar a realidade através das diferentes linguagens artísticas.

  1. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

É neste campo que a criança amplia seu vocabulário, aproxima-se da escrita e entende que a escrita é um registro daquilo que falamos. Diante disso, ressalta-se a importância do trabalho com a literatura infantil, para que a criança desenvolva a criticidade, a criatividade, o gosto e o prazer pela leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com