TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  17/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.002 Palavras (13 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO[a] UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LÍGIA DUARTE DOS SANTOS FLAUZINO RU: 2880794, TURMA 2019

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: OBSERVAÇÃO E PRÁTICA: EDUCAÇÃO INFANTIL

POMPEIA

2020


CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LÍGIA DUARTE DOS SANTOS FLAUZINO RU: 2880794, TURMA 2019

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado Observação e Prática: Educação Infantil Apresentado ao curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional Uninter.

POMPEIA

2020

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..........................................................4

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO...................................5

4 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL (DESCRIÇAÇÃO DO LOCAL) .....................6

5 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA..............7

6 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA.......................................................8

7 PERFIL DO PROFESSOR OBSERVADO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO.....................................................................................................9

8 DESCRIÇÃO DAS AULAS OBSERVADAS/MINISTRADAS...................................9

9 DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO................................................11

 MINISTRADAS/ E OBSERVADA

10 PLANO DE AULA..................................................................................................11  

11 CONCLUSÃO FINAL........................................................................................12 REFERENCIAS..........................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

O relatório aborda a vivência de estágio supervisionado no ensino infantil. É apresentado como requisito de aprovação no referido componente curricular para obtenção do diploma no curso de Pedagogia. Objetiva relatar atividades desenvolvidas nas horas de estágio e referenciar os estudos acadêmicos através de observação e participação nas práticas pedagógicas, estabelecendo assim a relação da teoria com a prática docente. A prática de estágio visa uma formação profissional mais rica através da investigação, reflexão e análise de dados reais.

O Estágio foi realizado entre no dia 13 de março de 2020 no Colégio Shunji Nishimura, situada na avenida Shunji Nishimura, no bairro distrito industrial, CEP 17580-000, Pompéia/SP. O mesmo foi realizado no horário das 7:30h às 11:30h na escola mencionada.

O estágio relatado a seguir traz relatos práticos, visando a melhor forma de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino infantil. Colaborando para uma reflexão do contexto escolar por meio da observação, planejamento e docência em aulas do ensino Infantil.

Com toda certeza passar por essa experiência no espaço escolar faz toda a diferença na vida do estudante, nesse processo educacional desenvolvemos competências que contribuem para nossa formação educacional. Essa disciplina nos proporciona um grande conhecimento, através da vivencia do estágio poderemos lidar melhor com as situações reais e futuras.

No relatório procurei demonstrar como aconteceram as observações em sala de aula, trazendo os principais pontos das propostas pedagógicas das professoras e da escola estagiada, descrevendo a experiência do estágio, além de apontar aspectos percebidos em sala de aula, assim como o plano de aula preparado e aplicado.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA

O Estágio Supervisionado foi realizado no Colégio Shunji Nishimura, situada à AV. Shunji Nishimura, 605, bairro Industrial, CEP17.580-000, localizada na cidade de Pompeia, no estado São Paulo. O contato com essa instituição pode ser realizado através do telefone (14) 3405-2070 e do e-mail: graciane.csnp@fsnt.com.br. A instituição realiza um trabalho voltado para o ensino infantil e fundamental matutino, vespertino. O número de alunos atendidos é de 366 alunos.

O estágio foi realizado no período da manhã, do dia 13 de março de 2020.

O Colégio Shunji Nishimura é uma instituição particular, mantida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. É fruto do sentimento e gratidão que o fundador, o Sr. Shunji Nishimura, e a família Nishimura nutrem pelo Brasil. Há mais de 30 anos vem desenvolvendo as potencialidades dos alunos, levando-os a construir conhecimentos global e a desenvolver a própria identidade, com fundamentos em valores éticos e atitudes morais.

3 PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta pedagógica do Colégio Shunji Nishimura está firmada na filosofia em que se assenta todo trabalho do colégio. A visão e missão desta instituição constituem o alicerce, visando contribuir para a formação global do educando, desenvolvendo suas potencialidades para que ele possa construir seu conhecimento e sua identidade, fundamentados em valores morais e atitudes éticas.

De acordo com o documento da escola, a identidade pedagógica do Colégio Shunji Nishimura surge na confluência de diferentes perspectivas, quais sejam:

 • Teoria da Modificabilidade Cognitiva, de Reuven Feuerstein, da qual deriva o sistema de aplicação denominada experiência de aprendizagem mediada, regulada por critérios que estabelecem uma relação qualitativa de interação entre os elementos fundamentais do processo de aprendizagem: mediador, aprendiz, estímulo (objeto de conhecimento) e ambiente.

• Aprendizagem Profunda, de Thomas Rudmik, modelo que propõe o desenvolvimento do aprendiz, de forma excelente para todos, nas capacidades “Imaginais” de Autonomia: desenvolve a responsabilidade e propriedade do aluno, Domínio: busca o desenvolvimento do sucesso para todos, onde o padrão de qualidade é alto (fixo) e o tempo é personalizado (variável) e de Inovação: capacidade que almeja um aluno com criatividade, protagonismo na resolução de problemas, transformando-os em cidadãos prontos para o futuro: cidadão que contribui com o meio que o cerca, considerando que sua mentalidade, competências e habilidades estarão à disposição para transformar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (144.4 Kb)   docx (54.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com