TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  19/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.362 Palavras (10 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

BOA VISTA/RR

2017.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA AMAZÔNIA

PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório Exigido como Parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio     Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora Gracinete.

Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia.

BOA VISTA/RR

2017

AGRADECIMENTOS

Por meio do desenvolvimento do meu estágio na Educação Infantil, Deus, é em primeiro lugar meu mediador de forças e de fé, e por ter fé nele que eu continuo a alcançar meus objetivos         que é a minha graduação. Meus pais, por me incentivar a não desistir por alguma fraqueza que por ventura tente me desanimar, e fazem de tudo para eu estudar para ter um pouco mais de conforto e educação, para crescer como pessoa, e finalmente agradeço a vida, da qual vez por outra coloca distração e que me deixam a um fio de desistir, mas, daí percebo que sou mais forte e sou capaz de ser a melhor, não para os outros, mas para mim mesma.

[pic 1]

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como foco apresentar o estágio supervisionado em docência do ensino infantil, a qual foi realizada na Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz, situada no bairro Cidade Satélite, através de observações, planejamentos e por fim a regência.

Essas práticas servem para que se possa questionar e fazer uma breve reflexão sobre como está sendo a base educacional dos alunos do ensino infantil e se esses serviços estão sendo ministradas de forma coerentes e flexíveis levando em consideração a vida socioeconômica dos alunos.

        Outro fator considerado importante se refere à estrutura física e funcional da escola, assim como a turma a ser observada, onde serão observados vários pontos da mesma. O estágio é uma das fases importantes para o acadêmico de pedagogia e poder estagiar na educação infantil com certeza trará novas realizações dentro dos conceitos que entanto acadêmica esta se formando.

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA

A Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz, possui uma boa estrutura física por conta da reforma há poucos anos foi realizada, acontecendo assim o devido acolhimento de alunos e profissionais que trabalham na instituição, bancos e mesas são adequados no refeitório para as crianças, nos corredores possuem sinalizações para pessoas que possuem uma baixa visão ou cegas, para que transitem em todo ambiente, e banheiros acessíveis para todas as pessoas.

As salas de aula são de tamanho mediano, porém, como a maioria das salas possuem mais alunos do que deveria, o espaço se torna reduzido para locomoção dentro da sala, todas as salas são climatizadas e as cadeiras e mesas são adequadas para as crianças.

A turma do 1° Período B do qual eu tive o prazer de interagir durante o período do estágio obrigatório, é uma turma de 23 alunos, crianças com personalidades e vivencias diferente, porém, com as mesmas capacidades de aprendizado, dentro de suas diferenças.

1.1. Caracterização da escola

        A Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz, ministra a Educação Infantil (1º e 2º período) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) nos turnos matutino e vespertino, na modalidade regular de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/96 de 20/12/1996).

1.1.1 Histórico da Escola

A Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz está localizado na Avenida Consolação de Matos, nº 184, no bairro Cidade Satélite em Boa Vista-RR. Criada pelo Decreto de nº 151 – E de 10 de setembro de 2013 e publicado no Diário Oficial do Município sob o  nº 3524 e é responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista – RR.

A Escola tem o nome em homenagem a Professora Ana Sandra Nascimento de Queiroz, cearense, que chegou a Boa Vista a 30 anos. Fundou uma Instituição de Ensino Particular, foi membro do Conselho de Educação do Território de Roraima e do Conselho Municipal de Educação. Fundou também o Sindicato das Escolas Particulares de Roraima.

        

1.1.2 Localização

A Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz está localizado na Avenida Consolação de Matos, nº 184, no bairro Cidade Satélite em Boa Vista-RR.

1.1.3 Estrutura e funcionamento

A Escola Municipal Professora Ana Sandra Nascimento Queiroz funciona nos dois horários, matutino e vespertino das 07h30min as 11h45min com 16 turmas por turno e uma média de 30 alunos por turma, atendendo uma média de 960 alunos.

 A estrutura física é distribuída em 16 salas de aula, Sala de Professores, Núcleo Pedagógico, Núcleo Administrativo, Secretaria, 1 Laboratório de Informática, 1 Sala Interativa, 1 Biblioteca, 1 Sala de Recursos Multifuncionais, 1 Refeitório, 1 Quadra, 1 Copa, 3 Depósitos e Banheiros.

1.1.4 Projeto Político Pedagógico

        O Projeto Político Pedagógico da escola tem como objetivo oportunizar a formação de sujeitos críticos e reflexivos, conscientes de seu papel na sociedade, tomando como base as concepções humanistas da educação, visando à transformação da realidade de maneira igualitária. Ela tem como um dos objetivos definir a concepção de educação e de ensino e oferecer metodologias que estimulem o processo ensino-aprendizagem.

         A missão da escola é oferecer uma educação de qualidade e envolvente despertando o educando a realidade do mundo que o cerca, para que no futuro possa atuar de forma critica e responsável na sociedade em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com