TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

Por:   •  27/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.935 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

  1. [pic 1]
  2. UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1.                     CLARITA DA SILVA AMORIM
  2.              

VESPASIANO

2017


UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil

  1. Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação do Professor  MARIA CRISTINA DE LIMA / 9001

                               

                       

 Curso: Pedagogia

    VESPASIANO

2017


                                                                SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................................01

CAPÍTULO I - CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO........02

1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA............................................................................05

1.2 - CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR................................................................................06

CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS.....................................................................................................................07

2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E DAS ATIVIDADES OBSERVADAS...................07

2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO.....................................................08

CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................10

REFERÊNCIAS..................................................................................................................11

ANEXOS.............................................................................................................................12

INTRODUÇÃO

 O presente relatório irá descrever uma experiência de estágio em Educação Infantil realizado na Creche Municipal José Liberato de Bastos, localizada na Rua: Arari,364 – Santa Clara, VESPASIANO – MG, período 2016- na turma do 1º Período da professora Roberta, ela é composta por 19 alunos na faixa etária de 4 anos. Á qual eu Clarita da silva Amorim do Pólo da Floresta, tem a intenção de documentar minhas experiências do estágio de Educação Infantil, onde vivenciei na prática, tudo que tenho aprendido na teoria.

No capitulo 1 será apresentado a descrição do local onde foi realizado o estágio, o funcionamento e a estrutura da creche e a comunidade onde ela esta inserida, e como é realizado o cuidar, educar e o brincar na creche em questão.

No capitulo 2 iremos abordar a prática em sala de aula, propiciar aproximação concreta da realidade profissional, através de situações reais de trabalho, envolvendo supervisor, estudante e campo de estágio.

No estágio é, onde temos a oportunidade de vivenciar, tudo que aprendemos no curso de pedagogia, como planejar conforme a realidade do aluno, refletir sobre as nossas práticas, e também aprender a forma de como agir, em todo o contexto escolar.

                              

CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO COTIDIANO

A escola de Educação Infantil é um espaço de cuidado e educação, que deve ser organizado e planejado para atender crianças de (3 anos a 5 anos). A escola deve desempenhar um papel fundamental para possibilitar o desenvolvimento/ aprendizagens do aluno. Precisa conhecer a realidade dos alunos, que chegam até as escolas, isto é, conhecer os saberes, valores e práticas nos quais estão se constituindo, assim como conhecer as especificidades e necessidades de cada um dessa faixa etária levando em conta, seus conhecimentos na organização de suas propostas pedagógicas.

        

1.1 – CARACTERIZAÇÕES DA ESCOLA

Realizei o estágio em Educação Infantil na Creche Municipal José Liberato de Bastos, localizada na Rua: Arari, 364 – Santa Clara, Vespasiano – MG.

E uma instituição que acolhe crianças de 3 a 5 anos, de bairros próximos da escola, sendo a maioria de classe média baixa. São filhos de trabalhadores do comércio local, donas de casa.

A sala de aula é bem arejada, possuem brinquedos pedagógicos (jogos de encaixe, quebra-cabeça, bonecos, carrinhos) livro infantil, massa de modelar e jogos de panelinhas tudo a disposição dos alunos.

Na parede da sala de aula, esta bem-disposto o alfabeto, os numerais e também possui outros cartazes como: o cartaz do tempo, chamadinha, datas de aniversário, todos bem coloridos e enfeitados.

A creche possui um espaço pequeno contendo 6 salas de 1º período, tem biblioteca, sala de vídeo, salas para professores planejar aulas e lanchar, o refeitório para as crianças são bem planejados, os banheiros de acordo com tamanho dos alunos. E tem 2 auxiliares de ensino à qual ajuda os alunos que vão ao banheiro, beber água, dar banho quando necessário, uma professora eventual para auxiliar os professores, 1 cozinheira, 1 auxiliar que acompanham a criança com necessidades especiais, uma supervisora que fica no turno da  tarde e uma diretora.

A escola possui o Projeto Político Pedagógico a qual foi construído com ajuda de professores, funcionários e a comunidade escolar. Ele esta compatível com realidade do contexto escolar e o da comunidade.

Avaliação é realizada diariamente durante o processo das atividades e através do portfólio.

 1.2 - CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR

As crianças foram recebidas no pátio da escola pelas professoras e demais funcionárias da creche e cantaram a canção do dia e da semana. A canção dos dias da semana ajuda as crianças a se situarem. Elas cantam e sabem em qual dia estão da semana. Após a canção as crianças fizeram a oração para agradecer à Deus pela família e pelo dia e pediram proteção divina. As professoras conduziram as crianças para a sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (55.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com