TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino de Arte e Música

Por:   •  9/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 3

2 DESENVOVIMENTO ............................................................................................. 4

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 10

4 REFERÊNCIAS ..................................................................................................... 11



  1. INTRODUÇÃO

Este presente trabalho tem por objetivo tratar sobre a importância da ludicidade na educação infantil enquanto auxiliadora para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, apontando benefícios que o brincar oferece, e mostrar que a ludicidade pode se estar presente em toda área do conhecimento e disciplinas do projeto curricular.

Abordaremos sobre a linguagem artística, sendo ela um dos meios de se aplicar a ludicidade, pois entre suas diversas linguagens se encontra presente a expressão teatral, sendo ela uma excelente atividade para ser desenvolvida em classe, pois desperta na criança a invenção, a expressão e a imaginação. Após uma leve explanação sobre a linguagem teatral será apresentado um plano de aula, onde na atividade a ser desenvolvida faz- se presente uma peça teatral, que será apresentada pelos alunos.


  1. DESENVOLVIMENTO

Os eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil são as interações e as brincadeiras. Para criança, brincar um momento de diversão em que ela não pensa especificamente nas ações que ela está realizando, e o ato de brincar pode nos mostrar muitas coisas, e a escola é um local rico para essa observação e o professor pode analisar por exemplo se a criança se apropriaria da realidade imediata imitando ou articulando a com novas situações, além disto o brincar desenvolve consideravelmente sua capacidade física intelectual, moral e social além de possibilitar  a criança que incorpore sua realidade paralelamente.  

A secretaria de Educação do Estado de São Paulo desenvolveu um projeto: “Brincar é coisa séria”, defendendo consideravelmente o brincar, tratando-se de um ato importante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e este projeto tem por intenção fazer com que a ludicidade esteja presente no contexto escolar e nas situações didáticas. O Processo do desenvolvimento da criança foi alvo de dois grandes estudiosos importantes Piaget e Vygotsky mas independente de suas perspectivas teóricas eles concordam que o brincar é fundamental para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Existem vários meios de se aplicar a Ludicidade na escola e um deles é usando a Linguagem artística, onde se encontra presente a música, teatro, dança e artes visuais, oferendo a criança outros saberes, despertando nela a invenção, a expressam e imaginação. Observa-se que a Arte tem sido proposta como um meio fundamental para a educação ocupando diversos papéis, envolvendo todas as áreas como: comunicação, interação, autoconfiança, localização em tempo e espaço, identificação no tempo histórico, observação das relações humanas, indagação e questionamentos em tempo e espaço, identificação no tempo histórico, observação das relações humanas, indagação e questionamentos.

A linguagem teatral por exemplo oportuniza formas de manifestação, permitindo que a criança utilize as diferentes formas de linguagem da sociedade como a corporal, a verbal, a plástica, a escrita, entre outras expressando suas próprias vivências e experiências de maneira mais crítica, e com isso, a criança analisa e avalia o resultado de suas ações interagindo de maneira mais eficaz no meio social em que vive. Muitos pais e professores confundem teatro na escola com a escola de teatro, ambos possuem objetivos diferentes, o objeto de teatro na escola é propor para o ensino os princípios básicos do teatro, diferente de uma escola de teatro que tem por objetivo formar atores e atrizes. Os elementos necessários para uma peça teatral é: o texto, ator e o público, não se esquecendo do conjunto do espetáculo: o cenário, figurino, iluminação, maquiagem sonoplastia, música entre outros.

Durante os ensaios, as pessoas coletivamente buscam soluções criativas e imaginativas na construção de cenas, aperfeiçoam a percepção a respeito de si própria e de situações do cotidiano. Teatro faz com que se desenvolva a comunicação e a criatividade da criança Despertando nela aquela Antiga sensação das brincadeiras de quando eram pequenas, do mundo de faz de conta. A faixa etária dos alunos é um diferencial no desenvolvimento de uma aproximação com a experiência teatral por envolverem aspectos cognitivos, interesses pessoais, conhecimentos prévios.

No proceder da construção da linguagem teatral, o aluno estabelece uma relação de trabalho com os demais participantes, unindo a imaginação, prática e observação de regras. Por isso, a experiência com teatro na escola amplia a capacidade dos alunos de dialogar, negociar, tolerar e conviver com as diferenças.

Assim, surge a importância de se trabalhar o teatro nas séries iniciais no ensino fundamental, por ser um meio pelo qual a criança se expressará seus sentimentos, podendo usar de sua criatividade e também a enfrentar seus problemas aprendendo a conviver em grupo. O importante é que eles saibam que a expressão dramática necessita ser valorizada e incluída com as atividades para o desenvolvimento infantil.

Uma maneira de introduzir o teatro é propor caminhadas imaginativas ou jogos de expressão, como imitar um som de um animal, fazer mímicas, improvisar um diálogo, dar continuidade ao texto do amigo, tudo isso usando gestos e falas, utilizando da entonação da voz para representar alegria, medo suspense, oportunizando a criatividade e o dinamismo em aprender de maneira atrativa. Todos os jogos que trabalham com a imaginação e criatividade são de fundamental importância às descobertas infantis.

É por este processo que o professor poderá adaptar o ensino a cada momento, a cada criança e a cada grupo, não sendo teatro visto apenas como um resultado final. Sempre haverá uma necessidade de buscarmos estratégias para que a criança participe de forma espontânea e atrativa do teatro porque não são todos que gostam de participar. É importante que os alunos compreendam o modo do seu fazer artístico, não visando apenas algo para distraí-los, ou apenas para ficarem quietos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (225.8 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com