TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino do Meio Ambiente na Educação Infantil

Por:   •  16/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DOM BOSCO[pic 1]

Credenciada através da Portaria nº. 2.387 de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004.

Av. XV de Novembro, 57 – Centro – CEP 86.300-000  Cornélio Procópio – Paraná. Fone (43) 3523-6872

Site: www.facdombosco.edu.br       e-mail: faleconosco@facdombosco.edu.br

FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA

Acadêmico: Dayana Sandra da Silva Barbosa

Data:25/10/20

Temática: O Ensino do Meio Ambiente na Educação Infantil

Definição da Temática (comente o que levou a essa definição)

    O ensino da educação ambiental para crianças deve começar nos primeiros anos de vida, já em suas casas com instrução de seus familiares, na escola os professores devem dar continuidade a esse tema tão importante, estas crianças devem estar cientes de seus deveres e adotar cuidados com nosso planeta. O destino da Terra está nas mãos destas crianças, pois elas serão os adultos do futuro e nada melhor do que  crescerem sabendo o que poderá ocorrer com nosso planeta devido ao desgaste ambiental, por isso é importante que as criançãs aprendam desde cedo a racionalizar recursos e a contribuir para o combate às mudanças climática, a introdução desta causa no hvvh cotidiano das crianças pode leva-las a uma vida melhor e mais sustentável.

Dados (tipo, fonte, porque destes dados?)

Artigos científicos, resenhas, textos, livros e legislações

Definição do problema (justificativa)

O tema meio ambiente engloba todos os elementos vivos e não vivos no nosso planeta, por isso é importante estarmos envolvidos nesta causa de preservação e prevenção a danos já ocasionados e aos que poderão vir por falta do cuidado das pessoas que aqui habitam. As escolas deveriam adotar uma matéria com esta temática nos anos inicias da escolarização, assim dêsde pequenos tomaríamos atitudes para que nosso planeta não sofra impactos e venha a ter sua degradação total futuramente pelo não cumprimentos de nossos deveres.

Hipóteses / Suposições

A educação ambiental busca preparar o aluno  para conhecer temas relacionados com a área ambiental, com o intuito de tornar-se um cidadão consciente de suas práticas. Com isso, ela objetiva a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da sustentabilidade, trazendo para elas temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros.  Segundo a lei nº9.795, de 27 de abril de 1999. “Art.10º. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.” Todos estes temas devem ser trabalhados com os alunos para que eles se familiarizem com as práticas sustentáveis e possam vislumbrar os problemas relacionados com a degradação do meio ambiente e suas implicações futuras.

Objetivo Geral

  Investigar a importância de se trabalhar conceitos relacionados a educação ambiental e desenvolvimento sustentavel na Educação Básica.

Objetivo(s) Específico(s)

  • Elencar valores e ideias das crianças para proteção do meio ambiente.
  • Caracterizar o uso sustentável dos recursos naturais, evidenciando que tal uso por ocorrer por meio de ações simples.
  • Discutir a importância dos seres humanos na transformação ambiental do planeta em que vivemos.
  • Ensina o respeito e cuidado com meio ambiente, estimulando mudanças reais de atitudes e a formação de novos hábitos relacionado ao uso de recursos naturais.

Fundamentação Teórica

Ruth Rocha

A convite da Organização das Nações Unidas, a Ruth Rocha e o artista plástico Otavio Roth fizeram juntos este “Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa”, cuja grande inspiração foi a Declaração Mundial sobre o Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972. O livro fala sobre o cuidado que temos que ter com o planeta terra, o que devemos fazer parar preservar nossos recursos para que possamos ter qualidade de vida por gerações.

Luciana Rosa

Este livro “O Planeta está com Febre” retrata o cenário do aquecimento global e suas consequências.

JEAN-RENE GOMBERT e JOELLE DREIDEMY

 A coleção ‘Com os pés no chão’ trata, em quatro volumes, de temas fundamentais para a educação ambiental – preservação de animais e plantas, economia de água, economia de energia elétrica e a reciclagem de lixo. Em ‘Eu fecho a torneira’, após apresentar informações sobre a água, o autor mostra quais ações levam à poluição ou ao desperdício e conclui com dicas de como adquirir bons hábitos para economizar a água. (Fonte: google books).

Legislação ambiental

Segundo a lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.

“Art. 10 º. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.”

.

Procedimentos Metodológicos

Para a realização dessa pesquisa de ordem qualiativa foi necessário primeiramente que fosse feitas pesquisas bibliográfica utilizando métodos científicos, legislação ambiental, o que colabora para a credibilidade das análises envolvidas. para se obter reflexões sobre a importância da educação ambiental no ensino infantil. Os documentos utilizados foram: Projeto Pedagógico; projetos voltados à educação ambiental, planejamentos pedagógicos dos professores; os recursos didáticos utilizados por eles, o trabalho de alguns autores sobre educação ambiental, que trará as idéias  de maior comprençao por se tratar de livros voltados a crianças, analisando-os, na tentativa de estabelecer um referencial básico para este trabalho de pesquisa.

Observações do acadêmico sobre a pesquisa

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Adaptar as etapas à sua pesquisa)

NOME DA TAREFA

NOME DA SUBTAREFA

DATA DE INÍCIO

DATA DE TÉRMINO

OBSERVAÇÕES

Revisão de literatura

Levantamento de literatura

Revisão de literatura

Fichamento de textos

Organização dos dados

Levantamento dos dados existentes

Organização dos dados

Sistematização de análise dos dados

Organização dos dados

Ajuste de dados

Analises de dados

Elaboração de dados analíticos

Analises de dados

Revisão de metodologia

Trabalhos de campo

Trabalhos de campo

Produtos finais

Redação do texto

Produtos finais

Qualificação do texto

Produtos finais

Correção do texto

Produtos finais

Defesa do texto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (366.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com