TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço Educativo

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

o espaço educativo

[pic 3]

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

o espaço educativo

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem Educação, Sociedade e Práxis Educativa. Básica, Teoria e Prática do Currículo, Prática Pedagógica Interdisciplinar: escola e sociedade, Seminário Interdisciplinar II.

Profs.:

Alegrete

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa de uma forma clara e precisa a dinâmica e o desenvolvimento escolar nesse espaço de aprendizagem, este trabalho aborda uma pesquisa que diz respeito ao espaço educativo, ele busca discutir a realidade escolar visando uma futura melhora no desenvolvimento escolar.

Foi analisado o ambiente escolar de uma forma em geral que vai deste as instalações, infraestrutura e o relacionamento professor/aluno.

Essa produção busca dar noções sobre conceito de espaço escolar e sobre como percebemos esse espaço.

DESENVOLVIMENTO

A pesquisa investigativa foi realizada em uma Escola de Educação Infantil na rede municipal, localizada no município de ............................... com autorização de funcionamento para berçário, maternal I, maternal II e níveis A e B, nos turnos manhã e tarde e sua entidade mantedora é Prefeitura Municipal dessa cidade Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Durante a pesquisa foi abordada a pedagoga ...., ela atua na escola há três anos, formada no Curso Normal, Pedagogia em anos iniciais e Pós-graduação em andamento em Psicopedagoga institucional.

Para a pedagoga todas as atividades ligadas à rotina escolar são importantes, pois, a rotina é elaborada diversificada para que possa suprir todas as necessidades básicas da criança no dia a dia, mas ela cita uma em especial o momento da rodinha em que é trabalhada a expressão oral, onde a fala é desenvolvida e estimulada bem como conhecemos através da investigação a historia do aluno.

Sobre a visão dela o espaço físico interno e externo da escola deveria ser mais amplo e adaptado a faixa etária das crianças, que tivesse uma biblioteca e salão para recreação para ajudar na realização das atividades, que tivesse mais recursos humanos disponíveis para orientar e auxiliar no trabalho de alunos portadores de necessidades especiais e também com os demais alunos.

Observamos que o próprio espaço em si não possui salas equipadas com brinquedos pedagógicos de qualidade, mas por outro lado, podemos notar que os professores fazem o melhor de si para cada criança existindo afetividade de forma natural e que ele tem objetivos na proposta pedagógica da escola.

Pensamos que todas as atividades ligadas à rotina escolar são importantes, pois visam à organização do tempo que o aluno permanece na escola, apóia-se na reprodução diária de momentos e sinais que remetem as situações de cotidiano, pois contribuem para a formação plena dos seres, considerando de fundamental importância o ato pedagógico, o ensinar e aprender devido ao fato de que esse é o papel de cada professor ensinar de forma prazerosa  e criativa pois para muitos alunos a escola é o único lugar em que terão acesso as informações e orientações básicas necessários para a vida.

Entretanto outros momentos se interpõem levando em conta os ritmos dos alunos, que é dinâmico assim, constantemente surgem novas experiências e alterações, mas o professor se mantém no seu papel.

Uma rotina compreensível e claramente definida é, também, um fator de segurança servindo para orientar as ações das crianças e dos professores, favorecendo a previsão de situações que possam vir a acontecer, o amor e dedicação das pessoas que trabalham na escola, especialmente os funcionários, contribui para tornar sua atmosfera mais justa, democrática e agradável

A Educação Infantil, assim como a Educação de um modo geral, ainda faz parte de uma idealização utópica da sociedade. Seja pela falta de políticas pedagógicas efetivas, propostas pedagógicas firmes e comprometidas ou pela falta de conhecimento deste campo, pode-se afirmar que esta realização ainda soma um desafio social. Acompanhamos, portanto, uma realidade em que muitos projetos não são valorizados, em que há um desconhecimento do significado do exercício pedagógico e que não oferece condições para que as legislações se concretizem. Por outro lado, as escolas de educação infantil deixaram de ser vistas como creches ou depósitos de crianças, hoje em dia há todo um trabalho pedagógico que prima pela qualidade e desenvolvimento do aluno.

CONSIDERAÇOES FINAIS

Após inúmeras vezes observamos esse espaço escolar, foi possível concluir que a rotina escolar é algo muito importante e que faz parte deste ambiente investigado é uma escola que segue seu plano escolar a risca e os resultados obtidos são de ótima qualidade, é importante destacar que no processo de aprendizagem o papel do aluno é de suma importância, pois é ele que enriquece, modifica e constrói o ambiente escolar.

No entanto, para que isso se torne possível, é importante que todas as pessoas envolvidas com o desenvolvimento das crianças tenham consciência do que o trabalho educativo significa na vida do aluno. Cabe a escola oportunizar situações destinadas à construção do conhecimento ao desenvolvimento do educando, afim de que ele possa conhecer e explorar atividades com o próprio corpo, com a imaginação e a criatividade, dessa forma interagindo consigo mesmo e com os demais presentes nesse ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com