TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Educação Infantil

Por:   •  6/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.664 Palavras (19 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

PEDAGOGIA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        8

3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        10

4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        12

5  CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        14

6 PLANOS DE AULA        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

           O presente trabalho, estágio na “Educação Infantil”, procura apresentar a importância do mesmo, para o futuro educador, as contribuições que formam a aprendizagem e o profissionalismo do futuro professor, com análise de textos, leituras obrigatórias, de suma importancia para a construção de saberes do mesmo, favorecendo desse modo, novos direcionamentos pedagógicos para a educação infantil.  Tendo como objetivo principal ressaltar a importância do estágio na formação inicial de professores, mostrar os resultados do período em estágio e como impactou a formação e atuação na qualidade de professor da infância, ressaltando tudo o que foi proposto para esse trabalho.

O presente trabalho aborda tambem a análise se um PPP a relação adimistrativa e a importância do PPP (Projeto Politíco Pedagógico) que cada escola tem por obrigação ter esse documento, com ele que a escola irá demonstrar o que idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los, ou seja, o Projeto Político Pedagógico é um instrumento que norteia a proposta educacional da escola.  A utilização das metodologias ativas nas aprendizagens, onde o aluno é o personagem principal, é insentivo de elaborações de conteúdos que busquem autonômia e participação.

            O desenvolvimento de competências e habilidades não acontece em um único momento, mas é um processo contínuo que visa o domínio de um contexto macro no qual a educação se efetiva e vai culminar com o contexto micro da sala de aula. Na Competência é a capacidade de mobilização de recursos cognitivos, afetivos e emocionais que ocorre numa situação determinada, situada e que se manifesta em situações reais, imprevisíveis, inusitadas e contingentes. Apresentada o uso das metodologias ativas, a atuação do professor e sua inter-relação com a equipe pedagógica e administrativa, a abordagem dos temas contemporâneos transversais da BNCC, e dois planos de aula “Educação Infantil”.

             É importante desenvolver nos alunos, futuros professores, habilidades para o conhecimento e análise das escolas, espaço institucional, onde ocorre o ensino e a aprendizagem. Envolve, também, o conhecimento, a utilização e a avaliação de técnicas, métodos e estratégias de ensinar em situações diversas, porque um bom profissional da educação estuda constantemente para melhor atender seus alunos.

1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS

 

             

           Foi possivel entender que as respostas oferecidas pelos pesquisadores à questão da especificidade da Educação Infantil giram hoje fundamentalmente ao redor de dois eixos: o binômio cuidar-educar e a perspectiva antiescolar, elementos fundantes da chamada pedagogia da infância (ou pedagogia da Educação Infantil). , Nessa perspectiva, entende - se que a especificidade da educação da criança pequena  está condicionada a negação e o rompimento dos laços com o modelo escolar de atendimento educacional. Entende-se ainda que o ensino não deva fazer parte do atendimento ofertado à criança até os 6 anos. Para essa perspectiva teórica, a Educação Infantil “faz parte da educação básica, mas não tem como objetivo o ensino e, sim, a educação das crianças pequenas” o foco, na Educação Infantil, não estaria nos processos de ensino-aprendizagem, mas nas chamadas relações educativo-pedagógicas. O ensino, assim, é negado quando se trata da Educação Infantil, mas assumido como objeto fundamental da escola.

           Vigotski traz uma nova abordagem do processo de desenvolvimento infantil, desvelando o papel da cultura e das relações sociais no desenvolvimento do psiquismo da criança e afastando-se, assim, do maturacionismo, do ambientalismo e do interacionismo. O autor diverge diante da compreensão, a compreensão do desenvolvimento como um processo estereotipado de crescimento e maturação de potências internas previamente dadas. Tal concepção remeteria à analogia entre o desenvolvimento infantil e os processos de crescimento das plantas, reduzindo o complexo processo de desenvolvimento psíquico a determinações quase que exclusivamente biológicas.

            A situação objetiva ocupada pela criança no interior das relações sociais em cada período de seu desenvolvimento forma um elemento fundamental para compreensão do processo de desenvolvimento psíquico na ontogênese: O que determina diretamente o desenvolvimento da psique de uma criança é sua própria vida e o desenvolvimento dos processos reais desta vida em outras palavras: o desenvolvimento da atividade da criança, quer a atividade aparente, quer a atividade interna. Mas seu desenvolvimento, por sua vez, depende de suas condições reais de vida. Ao longo de seu desenvolvimento, a criança assimila as formas sociais da conduta e as transfere para si mesma, ou seja, a criança começa a aplicar a si própria as mesmas formas de comportamento que a princípio outros aplicavam a ela.

           A aprendizagem não é em si mesma, desenvolvimento, mas uma correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e esta ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não-naturais, mas formadas historicamente, todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativos numerosos processos, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (228.7 Kb)   docx (245.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com