TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio do Desenvolvimento de Jean Piaget

Por:   •  31/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  1.340 Visualizações

Página 1 de 2

Jean Piaget era um filosofo e um psicólogo importante no campo da psicologia passou uma grande parte da sua carreira estudando o processo de raciocínio das crianças.

Propondo quatro estágios no desenvolvimento do pensamento, que são conhecidos como Período Sensório – Motor, Período Pré-Operacional, Período Operatório Concreto e o Período Operacional Formal.

O primeiro estágio conhecido como período sensório motor (0 a 2 anos) surge no nascimento da criança e vai ate a aquisição da linguagem e através dos estudos feitos por Piaget é possível perceber que a primeira inteligência que a criança desenvolve, a primeira capacidade de assimilar é relativa ao movimento e a sensibilidade, por isso ele chama de período sensório motor que as ações são determinadas pelos reflexos, pelo mecanismo hereditário, pelos instintos e pelas primeiras emoções.

O segundo período é chamado de Pré-Operacional (2 a 7 anos) com ele a criança tem adquire certas capacidades como o domínio da linguagem, a representação do mundo por meio de símbolos, nesse período também encontra se a fase do egocentrismo (a criança tem uma dificuldade enorme de aceitar o ponto de vista de outra pessoa).

O domínio da linguagem nessa fase torna se um ponto fundamental, pois a aquisição dela leva a uma modificação no comportamento, trazendo consigo o jogo simbólico, a imitação e a famosa fase dos porquês.

Esse processo faz com que a inteligência sensório-motora seja transformada em pensamento através da mediação feita pela linguagem e pela socialização.

Temos também o Período Operatório Concreto (7 a 12 anos) que é a capacidade de reflexão diante do objeto. Nessa fase a criança parte da seriação e classificação que é a capacidade de perceber as diferenças entre as coisas. Segundo Piaget a partir desse período é possível perceber que o desenvolvimento da socialização leva também a um aumento da compreensão das regras, ou seja, quanto mais a criança participa de ações coletivas, quanto mais socializada ela estiver, mais ela compreende as regras.

Logo depois temos o Período Operacional Formal (... 12 anos) nele esta o pensamento abstrato, a criança é capaz de realizar diante de hipóteses, fazendo com que a capacidade de classificar adquirida no período operatório concreto seja evoluída paras as ações de combinação e correlação, tornado o capaz de formular suas próprias teorias, seu próprio ponto de vista a cerca dos objetos.

Esses então são os quatros estágios do desenvolvimento do pensamento segundo Jean Piaget.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com