TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estresse Organizacional

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho sobre

Estresse Organizacional

Introdução

Dentro das grandes e pequenas empresas, não importa o cargo ocupado, há fatores que causam em menor e maior grau, o estresse dentro do ambiente de trabalho. Todos os funcionários de uma empresa necessitam dar grande esforço físico e mental para realizar seu trabalho do dia a dia, porém muitas pessoas não sabem lidar com essas situações, e tais desgastes entre outros fatores, desencadeiam o estresse.

Existem inúmeros fatores que podem causar o estresse, dentre eles estão o excesso de trabalho, a alta competitividade, o excesso de cobranças, relacionamentos, metas irreais, dentre outros.  No ambiente de trabalho existem diversas metas e objetivos para serem cumpridas, o esforço para alcança-las leva a cansaço e irritabilidade pois há muita pressão para entregar tudo num período muito curto de tempo. E é mais complicado se os relacionamentos dentro da empresa estão comprometidos, pois a comunicação é afetada, e o gestor deve fazer com que flua e seja eficiente a comunicação entre todos, sem distorções ou maiores problemas.

Na economia, o impacto negativo dessa variável tem sido estimado com base na suposição e nos achados de que trabalhadores estressados diminuem seu desempenho e aumentam os custos das organizações com problemas de saúde, com o aumento do absenteísmo, da rotatividade e do número de acidentes no local de trabalho (Jex, 1998). Numa época de intensa competitividade, tanto entre organizações quanto entre profissionais, diversas pesquisas têm sido realizadas sobre a natureza e os mecanismos do estresse ocupacional e sobre suas conseqüências para a saúde e desempenho do empregado (Cavanaugh, Boswell, Roehling, & Boudreau , 2000)

 Se o funcionário não corresponder à produtividade que é imposta à ele, gera-se uma ansiedade e depressão muito comum entre os trabalhadores da empresa. Muitas vezes se leva o funcionário ao limite, e estes acabam adoecendo, sendo afastados e etc. Em meio à multiplicidade de pesquisas, nota-se que o termo estresse ocupacional tem sido utilizado de modo pouco consistente, havendo desentendimentos sobre seu significado e formas de medição.

Segundo Jex (1998), as definições de estresse ocupacional dividem-se de acordo com três aspectos: (1) estímulos estressores: estresse ocupacional refere-se aos estímulos do ambiente de trabalho que exigem respostas adaptativas por parte do empregado e que excedem a sua habilidade de enfrentamento, estes estímulos são comumente chamados de estressores organizacionais; (2) respostas aos eventos estressores: estresse ocupacional refere-se às respostas (psicológicas, fisiológicas e comportamentais) que os indivíduos emitem quando expostos a fatores do trabalho que excedem sua habilidade de enfrentamento; (3) estímulos estressores-respostas: estresse ocupacional refere-se ao processo geral em que demandas do trabalho têm impacto nos empregados.

 

Questionário

Bibliografia

  • http://www.scielo.br/pdf/%0D/epsic/v9n1/22380.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com