TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Obrigatório

Por:   •  9/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 8

MODELO DO PAPER DE ESTÁGIO

TÍTULO DO PAPER

Autor: Lais Costa Ramos e Elenice Ribeiro Vargens

Tutor externo: Àdila Lucio

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (ped3190) – Estágio Curricular  Obrigatório

14/06/2021

RESUMO

Este trabalho tem como intuito maior destacar as características da contação de historia na vida escolar de um instituto escolar, destacando que neste método é oferecido a criança a possibilidade de expressar sentimentos e emoções .Buscamos ter acesso a varias formas de pesquisa e de referencias que nos desse um leque maior de informações e de passar informações convictas .Nossa área de concentração do Estagio Curricular foi o que nos norteou no principio do trabalho de campo, onde buscamos informações sobre como funciona a metodologia de ensino. O nosso produto virtual é o e book e o podcast que nos possibilita a demonstração da funcionalidade de contar historias. O podcast possibilita interação por parte do educando, pois ele é quem decide o que fazer com o programa e o que quer ouvir. Possibilita ao ouvinte um acesso maior  a sensações da historia noticia e etc. . O e-book  tem como objetivo trazer uma informação mais completa sobre determinado assunto em forma de livro eletrônico. Por meio deste dessa pesquisa cientifica será possível ao leitor conhecer um pouco mais da necessidade de favorecer a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.

Palavras-chave: Contação de histórias. Leitura. E-book. Podcast.

 1 INTRODUÇÃO

     

    Foi escolhido como área de concentração a Metodologia de ensino, que é a compreensão dos modelos utilizados por educadores para a capacidade dos alunos de desenvolverem os seus conhecimentos, diz respeito aos moldes e formas como os educadores vão ministrar a sua sala de aula e como será a produção de conhecimento. Tendo como tipos de metodologias as formas

tradicionais até as mais inovadoras assim como exemplo a contação de histórias.

 Este método é um momento onde as crianças podem imaginar o que quiserem, e também ajudam no desenvolvimento da aprendizagem estimulando assim o gosto pela leitura, uma maneira pela qual as crianças prestam mais atenção no tema escolhido e auxilia na fixação dos conteúdos.      

No momento da preparação das histórias que serão contadas é preciso adicionar palavras e expressões consideradas relevantes. É interessante o professor falar mais baixo, mais alto, ou até mais rápido para procurar reconhecer expressões.

 

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Um dos primeiros caminhos para transmitir conhecimento as crianças e estimular a imaginação delas é a contação de histórias. Essa é uma pratica interessante de ser utilizadas nas escolas, principalmente na educação infantil, já que incentiva a criatividade e a possiblidade de diversas formas de expressão e de interação entre os pequeninos.

Contar história é uma pratica antiga na sociedade. A oralidade é um mecanismo usado há muito tempo para propagar a cultura, expressando sentimentos, conhecimentos e experiências porque mantem tradições e costumes. Um fator que interfere nisso é a maneira como são contadas, que muda o impacto nas pessoas que as escutam..

Segundo Fabiana Carbonera (2011, p.151) “A criança tem sua expressão, seu espaço, suas vivencias e experiências, isto é, ela possui um universo próprio e para fazer parte do mesmo, é necessário que o professor conheça esse mundo cheio de imaginação e possibilidades.”

A contação de histórias é uma prática muito antiga e de grande relevância para a história da humanidade. Documenta-se que, antes mesmo da escrita ser inventada, já havia o costume de utilizar o conto oral como instrumento de transmissão de conhecimento. Através dessa tradição oral muitas sociedades conseguiram preservar a sua cultura, e, consequentemente, deixaram um rico legado de saberes, crenças e tradições, pois cada geração tinha o dever de contar as histórias para as gerações seguintes (BUSSATO, 2003; PATRINI, 2005).

Por isso, atende a entonação da voz e ao vocabulário usado para que as crianças não tenham dificuldades para compreender as histórias. As crianças podem associar as histórias que leem ou escutam com situações que elas vivem, o que ajuda no desenvolvimento de formas de lidar com dificuldades, sentimentos e emoções. Além disso, é um estimulo a memória, já que relembram experiências que escutaram parentes contarem.

Em sala de aula, é possível mudar o espaço, contar histórias em círculos e criar um ambiente agradável para os alunos ficarem confortáveis e atentos ao que é dito. Contar histórias para crianças também auxilia no desenvolvimento da escrita da oralidade e de percepção de símbolos. Ao ouvir uma história os pequenos, nas suas mentes vão associando a narração com o que faz parte da sua vivência e assim vai encontrando emoções e reconhecendo conflitos e situações.

“Não adianta ter uma sala de aula repleta de brinquedos e outros tipos de acesso a distração se o professor continuar fechado para qualquer tipo de propostas pedagógicas.” (CARBONERA ,2011, p.187).

Cabe ao professor a busca de novas formas de ensino que tragam recursos novos que reforcem ou que criem uma determinada atmosfera de encantamento nas crianças ,a criatividade é algo sempre bem vindo ,apagar a luz, criar um local que expressem sentimento, criar expressões corporais irão fazer com que os alunos entendam oque esta acontecendo na historia. “Ao ouvir uma história, os pequenos associam aquilo que é narrado às suas próprias vivências.”(CURY,2021).

O contador é aquela figura que atrai a atenção das crianças e dos jovens, porque apresenta o mundo da literatura de uma forma bem diferente da usual. Ele sabe usar a voz e o corpo para dar vida às histórias que narra, permitindo que o ouvinte se identifique e seja capaz de elaborar sentimentos como raiva, medo, alegria etc.(CURY,2021).

   A contação de historia te como objetivo promover o gosto e hábito pela leitura ampliar as experiências sociais; desenvolver a imaginação, a capacidade de

escutar e dar sequência lógica aos fatos; e principalmente contribuir para o desenvolvimento da linguagem da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (492.7 Kb)   docx (231 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com