TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Gestão Infantil

Por:   •  15/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Ana Paula Zanetta de Souza RA 1810485

Estágio Ensino Infantil Gestão Licenciatura em Pedagogia

Louveira 2021

Ana Paula Zanetta de Souza RA 1810485

Estágio Ensino Infantil Gestão Licenciatura em Pedagogia

Relatório desenvolvido como requisito para aprovação na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório No curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Louveira 2021

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

APRESENTAÇÃO

Nome: Ana Paula Zanetta de Souza      RA: 1810485 Curso: Licenciatura em Pedagogia

Módulo do estágio a que se refere o relatório: 6

Nome do Supervisor Responsável: Flávia Costa de Oliveira

Nome da escola: CEMEI Profª Suzelei Marli Marques Matteuzzo

Período de estágio: de 28/10/2021 a 19/11/2021 Quantidade de horas cumpridas: 100 horas.

Itatiba, 19 de novembro de 2021.

Sumário

  1. INTRODUÇÃO        1
  2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        2
  3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        3
  1. DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        8
  2. REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O relatório que se segue é um registro do Estágio Supervisionado na escola CEMEI Professora Suzelei Marli Marques Matteuzzo, situada na cidade de Itatiba. As observações e intervenções foram realizadas de acordo com as orientações do material de estágio da universidade e também das orientações dos tutores à distância e presencial, proporcionando a reflexão sobre a prática profissional e sua relação com as teorias apresentadas nas disciplinas norteadoras do curso de Pedagogia.

As observações e regências foram realizadas no setor administrativo da escola (secretaria), sala da direção e sala de reuniões, onde foi possível observar ATPC e pré- conselho.

Foram 100 horas de observação. Através dessa experiência foi possível conhecer a rotina da unidade escolar, dos professores e suas obrigações, colaboradores e o funcionamento da unidade escolar. Houve pouca participação na prática e rotina da instituição por parte da presente estagiária, porém a equipe mostrou-se acessível em todos os momentos, sempre que solicitado.

O Projeto Político Pedagógico foi disponibilizado e após o estudo do mesmo foi possível reconhecer que a equipe proporciona todas as situações para que os objetivos e a missão sejam concretizados. Todos os dados apresentados foram identificados durante o estágio de gestão.

Além da observação da rotina da unidade escolar a leitura e estudo da documentação da instituição foram disponibilizados para a elaboração do presente relatório. A legislação também foi consultada para a melhor compreensão do processo e da importância da gestão e da equipe responsável pelo segmento, no sucesso da escola e seus bons resultados.

O presente relatório registra as ações, reflexões acerca dessa excelente e importante experiência na formação do futuro profissional de educação, principalmente para aquele que pretende exercer funções na área de gestão escolar, proporcionando um diálogo entre o que aprendemos nas aulas e a realidade da administração e gestão da escola.

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A CEMEI Professora Suzelei Marli Marques Matteuzzo, está localizada no bairro Núcleo Residencial Porto Seguro, na cidade de Itatiba, em prédio próprio.

Foi inaugurada em 30 de janeiro de 2018, pelo Governador João Dória, pelo então prefeito da cidade de Itatiba, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e com a presença do Secretario Estadual de Educação, Anderson Sanfins. A construção foi realizada com recursos do Estado de São Paulo e tinha de imediato, a função de suprir a falta de vagas da primeira escola estadual do bairro.

Suzelei Marli Marques Matteuzzo nasceu em Jundiaí, em 29 de junho de 1956, filha de Romeu Marques que foi encarregado da Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA) e Carmem Ávila Marques, doméstica. Viveu a maior parte da infância na Vila Rio Branco.

Concluiu o 1º grau no Ginásio Estadual Adoniro Ladeira e 2º grau na Escola Padre Anchieta formando-se técnica em Química. Depois, formou-se em Ciências, Física, Biologia e Ciência Curta (Matemática).

Sua atuação profissional iniciou-se com um estágio no Complexo Industrial de Conservas Alimentícias (CICA) e como assistente de laboratório químico na escola

Padre Anchieta. Trabalhou também no laboratório do Instituto Adolfo Lutz – Prefeitura Municipal de Jundiaí.

Em 16 de julho de 1988 casou-se com Sidney José Mattezzo, Engenheiro Civil, nascido em Itatiba. Mudou-se então para Itatiba em 15 de janeiro de 1990 e aqui deu à luz aos seus filhos Giovanni Alcindo Matteuzzo e Giulia Aparecida Matteuzzo.

Começou então sua atividade profissional como professora no ensino fundamental, dando aulas em várias escolas, como a EMEF “Prof Maria do Carmo Parisotto Mosca” (no Núcleo Residencial Pedro Fumachi), EMEF “Prof Isolina Pereira da Rosa” (no Jd. Salessi), EMEF “Prof Maria Mercedes de Araújo” (no Bairro do Cruzeiro), EE “Prof Antonio Dutra” (Bairro CECAP) e EE “Prof Manuel Euclides de Brito” (Bairro Santa Cruz).

Faleceu em 3 de abril de 2001, em plena dedicação e atividade profissional. O carinho dos alunos pela Professora Suzi, como era chamada, ficou gravado em bilhetinhos que recebia.

A clientela é predominantemente carente, oriunda dos diversos programas habitacionais que cercam a mesma. Apesar do ambiente algumas vezes inseguro, no bairro, como violência e drogas, a instituição não apresenta registros negativos dentro do ambiente escolar. O bairro possui saneamento básico, acesso fácil por meios de transporte público, comércio e residências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (251.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com