TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Obrigatorio Educação Infantil

Por:   •  14/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.802 Palavras (24 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]


                                                            Curitiba
                                                              2019


[pic 7]






[pic 8]

                                                                           Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de
                                                                          Estágio Curricular Obrigatório – Anos iniciais do                      
                                                                          Ensino Fundamental no curso de Pedagogia.

                                                                           Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza

                                                                           Tutor Eletrônico: Natalia Gomes dos Santos  

                                                                           Tutor de Sala: Ângela Maria da Silva

[pic 9]

SUMÁRIO[pic 10][pic 11]


INTRODUÇÃO ..........................................................................................................1


CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO .....................................................2


DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO................................................................4


PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA.....................................................................9


DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS ....................................................................................12


CONSIDERAÇÕES FINAIS ......................................................................................16

ANEXOS....................................................................................................................17

REFERÊNCIAS...............................................................................................................18


INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o estágio curricular obrigatório na educação infantil. Tendo em vista que o estágio supervisionado e obrigatório oferece inúmeras possibilidades para o estudante conhecer e aprender as habilidades essenciais para a prática e aprimoramento de sua carreira profissional.

O principal objetivo do estágio é preparar o estudante para sua inserção no mundo da educação, lhe proporcionando um ambiente de aprendizagem adequado e acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula. Desta forma, o professor regente da sala de aula contribui como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização deste aluno, no qual através do estágio, ele se prepara para assumir um papel importante na sociedade como um bom profissional.

O estágio descrito neste trabalho foi realizado no Colégio Nossa Senhora de Sion, localizado no bairro Solitude (Cajuru), em Curitiba. Foi realizado para complementação do curso de Pedagogia, na matéria de estágio curricular obrigatório na educação infantil.

O estágio obrigatório foi realizado no total de 100 horas, dividas em atividades dentro e fora da escola. Tais atividades foram divididas em 23 dias, e são compostas desde a observação do local de estágio até a elaboração deste relatório final.  

O estágio foi realizado no período do dia 10/09 à 11/10, e essa experiência traz consigo uma bagagem de conhecimento, trocas de informações, enriquecimento cultural e profissional através da vivência diária, agregando valor e conhecimento a futura carreira de professora.

Conforme Cury (2003, p.55) “educar é acreditar na vida, mesmo que derramemos lágrimas. Educar é ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência. Educar é ser um garimpeiro que procura os tesouros do coração”. E para o futuro professor viver o que Cury nos disse, é importantíssimo que o estágio seja realizado com dedicação, compromisso e consciência, pois desta forma o aluno conhecerá um pouco da realidade que o aguarda. Tendo ciência do que enfrentará a cada dia, buscando sempre fazer o seu melhor, pois é isso que o futuro espera de nós educadores.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio foi realizado no Colégio Nossa Senhora de Sion, na sede Solitude, no Cajuru. O Colégio foi inaugurado no dia 22 de novembro de 1998 pela atual diretora Martha Marques, mais conhecida entre os professores e funcionários como Irmã Cristina ou mesmo “Souer” que traduzindo do francês significa irmã.

O espaço do colégio foi uma doação do Sr. Joaquim Franco, pai da Madre Belém, diretora contemplativas das irmãs do convento Nossa Senhora de Sion, o espaço equivale a meio alqueires, ou seja, 36.300 metros quadrados.

O Colégio Nossa Senhora de Sion adotou o método Montessori, de Maria Montessori, juntamente com o método Lubienska, de Helena Lubienska de Lenval e o Ramain, de Simonne Ramain.

O colégio oferece o ensino da educação infantil até o ensino médio. O horário de funcionamento é das 7h30m às 12h00, e na parte da tarde das 13h15m às 17h00, com horário extra pra quem pratica modalidades especiais na escola. O setor de educação infantil é dividido em oito salas que vão do Infantil 2 ao Infantil 5. As salas tem uma linha no centro, pois a linha montessoriana valoriza a educação pelos sentidos e pelo movimento para estimular a concentração e as percepções sensório-motoras da criança. É composta ainda por espelhos, pois ao se enxergar, a criança começa a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. Os armários das salas são na altura certa para o alcance das crianças, assim como os quadros de giz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (297.4 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com