TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado I: Educação Infantil

Por:   •  15/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  4.983 Palavras (20 Páginas)  •  4.189 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

NOME

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Ribeirão das Neves/MG

     2019

NOME

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estagio apresentado o curso de Pedagogia da UNOPAR -  Universidade Norte do Paraná, para a disciplina do Estágio Curricular Obrigatório.

Ribeirão das Neves/MG

2019

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO PLANO DE AULA

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS

MOSTRA DE ESTÁGIO.......................................................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................

REFERÊNCIAS...............................................................................................................

Introdução

O respectivo relatório do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, foi executado na Escola Municipal Ester Nogueira Gurgel, com intuito de pôr em prática o conteúdo aprendido no decorrer do curso de Pedagogia.

O presente estágio é uma exigência da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, sendo portanto, um instrumento de suma importância para conhecimento e interação do aluno com a prática pedagógica, além de contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional.

No decurso da elaboração do Estágio Supervisionado, houve a observação do trabalho da Coordenadora Pedagógica, com ênfase na interação entre e a teoria e a prática no âmbito da escola infantil e também, a atuação da Diretora, que se coloca à frente das atividades dos alunos a serem desenvolvidas, dentro e fora da sala de aula, além dos envolvidos que contribuem para a alfabetização das crianças.

A Escola Infantil conta com uma ótima organização, o que proporcionou uma adequada execução do estágio, tornando-o produtivo e favorecendo uma boa reflexão da metodologia empregada para o ensino das crianças.

Durante as observações realizadas na sala de aula durante o Estágio Supervisionado, foram registradas a prática docente do 2º período, sala C, do turno matutino, bem como, a relação e interação entre professora e alunos e as atividades aplicadas diariamente na sala de aula e espaço escolar. Ademais, foram observados brincadeiras educativas, roda de história, roda de conversas, bem como atividades que envolvem cuidados de higiene.

A observação foi de suma relevância, pois o desenvolvimento do projeto pedagógico com a interação do conteúdo a ser ensinado e com as festividades que acontecem ao longo do ano, envolvem toda a instituição contribuindo com a aprendizagem, pois o projeto é um recurso, uma metodologia de trabalho que proporciona um espaço escolar mais atrativo.

        O Estágio Supervisionado contribui com a vivência entre a teoria e prática, dando uma visibilidade e proporcionando a prática da profissão. Ademais, oportuniza os acadêmicos para que eles possa realizar uma atuação na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento dos alunos, além de prepara-lo para o mercado de trabalho.  

         O aprendizado da teoria ao longo das aulas do curso de Pedagogia, possibilita que o acadêmico tenha um olhar científico na realidade vivenciada no espaço escolar, podendo compreender a relação entre a teoria e prática docente na Educação Infantil.  

        Através do estágio prático na sala de aula é que o acadêmico que será um futuro professor, obtém a oportunidade de aprender e aperfeiçoar os seus conhecimentos teóricos

        Para Freire (1991) o professor se estabelece ao longo da vida escolar, vivenciando na prática cotidiana, contando com suas experiências interagidas entre professor e aluno.

 Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira, às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador.  A gente se faz educador, a gente se forma como educador, permanentemente, na prática e na  reflexão sobre a prática.  (FREIRE, 1991, p. 58)

        Dessa forma, o respectivo estágio obrigatório, como é voltado para a Educação Infantil, é de suma importância para o aprendizado acadêmico e crescimento profissional e pessoal. Ademais, se faz fundamental na formação de qualidade do futuro pedagogo.

Dados de Identificação do Campo de Estagio

O Estágio Supervisionado foi realizado na Escola Municipal Ester Nogueira Gurgel e foi de suma importância para o aprendizado da prática docente com crianças de 04 (quatro) anos, dando ensejo a compreensão da Educação infantil como a primeira etapa da Educação Básica, com o intuito de promover o desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional das crianças.

No período de  25 Fevereiro a 20 de Março de 2019, de 07:00 às 11:00 horas, no turno matutino, houve a participação nas atividades escolares  propostas  e  desenvolvidas  pelas  crianças, tendo por base essa respectiva  atividade o  critério  da  observação participante  que  de acordo  Minayo  (1994,  p.5 9),  propõe o  contato  direto  do pesquisador  com  o  observador para  ter  informações a respeito da realidade dos  atores  sociais  em  seu s  próprios  contextos,  demonstra uma ligação  frente a frente com  os  examinados,  autoriza  apreender várias  situações  ou  fenômenos  que não  são alcançados  por  meio  de  perguntas manifestam o que  há  de  mais  inestimável e evasivo na vida real.

De acordo com Chizzotty (2003, p.90), através da observação participante ou direta se tem por meio do contato direto do pesquisador com o examinado para pegar as ações dos atores em seu contexto natural, a partir de sua perspectiva e de seus pontos de vista.

Em continuação a realização do estágio, houve a junção da teoria e a prática, através da intervenção em uma turma 2º do período. Ministrada pela Professora, desenvolvendo 06 planos de aulas, dentro de um projeto sobre números e quantidades, envolvendo também a estação da primavera, com atividades elaboradas de acordo com o que a criança vivencia nesta época do ano, ou seja, árvores, flores e insetos, o que é bem atrativo para essa faixa etária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (80.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com