TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado II

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado II, para mim é um momento de grande importância, pois é uma oportunidade única e real de estar estabelecendo relações entre a teoria e a prática.

Espera-se sinceramente que este estágio possa nos ajudar no desenvolvimento de nossos conhecimentos de forma mais tranquila nos possibilitando fazer o melhor para conclusão da graduação de Pedagogia no qual estamos inseridas.

A prática em sala de aula pode nos proporcionar uma melhor reflexão sobre como será nossos dia-a-dia como futuros educadores.

No curso aprende-se muita teoria, mas vivenciar a experiência de estar praticando e observando as inúmeras maneiras de ajudar uma criança na construção do seu conhecimento é de vital importância.

Portanto é no estágio prático em sala de aula, que o futuro professor tem a oportunidade de se aperfeiçoar, para exercer com êxito sua futura profissão. Segundo (SILVA,2007, p.35), “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”.

Serão abordadas também no relatório as observações de regência dos professores, a aprendizagem dos alunos, com descrições das aulas assistidas quanto ao conteúdo e quanto à metodologia, visando compreender melhor a complexidade que envolve a dimensão que toma o contexto “Pedagogia”.

É muito importante estarmos calcados nas teorias aprendidas para melhor compreender os desafios que serão encontrados na experiência prática de sala de aula durante o Estágio Supervisionado II.

DESENVOLVIMENTO

No dia 30 de março de 2015, me apresentei ao diretor da Escola Municipal Edileusa de Azevedo Cavalcante, para dar início no meu Estágio Supervisionado II, disciplina do curso de graduação de Pedagogia no qual estou inserida.

Segundo (MAFUANI, 2011), “O Estágio Supervisionado baseia-se em um treinamento que possibilita aos estudantes vivenciarem o que aprenderam durante o curso de graduação”.

        Durante o estágio foi possível avaliar as estratégias e práticas do educador em sala de aula. Também foram observadas as atitudes dos alunos diante das ações desenvolvidas.

Na escola os alunos são recebidos pelos professores na sala de aula e em seguida cantam uma música, para serem motivados a participarem de tudo que é desenvolvido na sala de aula.

Aos poucos percebemos o quanto a educação brasileira vem perdendo a qualidade e isso nos faz compreender o tamanho do desafio que encontraremos no futuro como professores. Há muito que fazer para melhorar a atuação do educador para assim ajudar a melhorar a educação brasileira.

1º ano – A turma é formada por 26 alunos, a sala é ampla e bem arejada. A educadora recebe as crianças com um bom dia na porta. Foi percebido que a mesma mantém um bom relacionamento com os alunos. A aula tem início às 7 horas e 30 minutos com todos cantando a música: “Coelhinho da Páscoa” e logo após a professora fez uma explanação sobre o contexto. Em seguida a mesma distribuiu exercícios xerocopiados e os alunos pintaram. Às 9 horas e 30 minutos os mesmos foram lanchar.

        Na volta do intervalo foi trabalhada com eles a família DA- DE- DI- DO- DU- DÃO com fonema e grafia. Palavra do dia: “DOMINÓ”. Foram passados exercícios de juntar sílabas para formar palavras no quadro e os alunos copiaram e foram resolvendo no caderno. Em todos os dias a professora trabalhou leitura e escrita, sem esquecer-se de dar atenção a cada um. Senti falta da criação de estratégias que pudesse melhorar a motivação dos alunos.

2º ano – A turma é formada por 31 alunos, sendo que mais ou menos 25 são assíduos. A sala é ampla e arejada e está enfeitada com cartazes lindos das vogais, numerais e dos valores como: levante a mão quando quiser falar, ouçam uns aos outros, não digam coisas desagradáveis etc... A educadora esteve sempre muito amável, recebendo os alunos na porta da sala.

        A aula teve início com todos cantando a música da “formiguinha”. Em seguida cada um explicou um pouco como foi o seu final de semana. Os alunos receberam um texto de trava-língua: “Pedro Pereira”. Todos leram e pintaram as letras “P” existentes no texto. Foi trabalhada também a ordenação de frases extraídas do trava-língua e questões de marcar “X” nas respostas corretas. Também o assunto “família” e seus valores foram debatidos. Deu pra perceber que estes alunos já estão desenvolvendo a escrita cursiva e já compreendem melhor o que são normas.

3º ano – A turma é formada por 34 alunos. A assiduidade é de mais ou menos 32 deles. Nesta turma pude observar crianças participativas, questionadoras conduzindo com isso a uma aula bem interdisciplinar. A educadora estava sempre solícita, mediando os conhecimentos e explicando de maneira harmoniosa as dúvidas dos mesmos. Os conteúdos foram trabalhados pela professora com muita dedicação e amor.  Foram trabalhadas leitura e interpretação de texto, resoluções de situações problemas das quatro operações matemáticas. Também foram explorados os conteúdos que tratam dos valores familiares, dos cuidados que devemos ter para conservação do meio ambiente.

4º ano -- A turma é formada por 37 alunos sendo que a assiduidade é de mais ou menos 35. Foi possível observar na educadora um bom domínio dos conteúdos e alunos bem atentos, comportados, inteligentes e participativos. Houve muitos questionamentos por parte deles e em contrapartida a educadora estava sempre solícita explicando a contento todas as dúvidas.

        A aula iniciou com o conteúdo de Geografia aonde os alunos estudaram as profissões de: policiais, motoristas, costureiras etc... Também foi feita uma revisão do conteúdo espaço rural com suas atividades econômicas, agrícolas, pecuária, extrativismo e industrialização. Na mesma aula foi visto Matemática com decomposição dos numerais (U- D- C e UM). Em seguida os alunos resolveram vários exercícios no caderno.

5º ano -- A turma é formada por 39 alunos ao todo e mais ou menos 34 são assíduos. Percebi a motivação de todos, pois estão concluindo o Fundamental I neste ano. Estão muito ansiosos com a perspectiva de mudar de escola.

        A educadora fez com eles uma revisão dos conteúdos de Português: análise morfológica de frases, artigo definido, leitura de textos, substantivo próprio e comum, adjetivo e interpretação de texto. Foi observada a falta de planejamento da educadora. Foi revisado também Matemática, com resolução de situações problemas envolvendo as quatro operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (170 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com