TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Gestão Educacional

Por:   •  26/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.471 Palavras (6 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 6

Dados Do(A) Estudante/Curso

Nome: Luciana Mastriano dos Santos

Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul

Curso: Pedagogia

Semestre: 6º. A

RGM: 31672370

Disciplina: Estágio curricular Supervisionado obrigatório em gestão educacional.

Realização do Estágio 2022/2º. Semestre: Horas 100.

Caracterização Da Escola

Escola Municipal Vereador  Antônio Rodrigues Gallego

Endereço: Rua Porto Alegre, 145 – Jardim Anita CEP: 08573-380 – Itaquaquecetuba – SP

Vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Itaquaquecetuba.

Níveis escolares atendidos: 1º. Ao 5º. Ano  - Fundamental I

Horário de funcionamento: 07h00 ás 11h00/ 11h00 às 15h00/ 15h00 ás 19h00

Quantidade de alunos: 524 alunos

Estrutura física: 15 salas de aula; Pátio; Quadra poliesportiva; Cantina; 1 banheiro feminino, 1 banheiro masculino e 1 banheiro para portadores de necessidades especiais; horta; secretaria; cozinha; 1 sala grande dividida entre o diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico.

A escola contava com sala de informática e biblioteca porém no momento a escola está passando por reforma, visando melhorar a oferta de projetos para atendimento das crianças e da comunidade.

A escola dispõe de 03 aparelhos de televisão, 01 data show, 02 microfones e 1 caixa de som, máquina fotográfica e aparelho de DVD.

Todas as salas contem quadro e espaço para 40 alunos.

A escola tem AEE – Atendimento Educacional Especializado. Atende aproximadamente 05 crianças com diagnostico de autismo e 02 cadeirantes.

Sobre a organização da escola, das salas e limpeza, a escola conta com 05 profissionais que realizam a organização e mantem a limpeza dos espaços.

A Escola conta com um total de ______professores, _______ auxiliares de classe, _____ cozinheiras, ________ inspetores, ___________, ________.

Introdução:

O estágio supervisionado em gestão  educacional teve início  no dia 16 de Agosto de 2022 na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Antônio Rodrigues Gallego e encerrou-se no dia ___/____/. O estágio foi realizado no período de 17 dias com duração de seis horas diárias no ambiente escolar somatizando ao final 102 horas de estágio curricular supervisionado.

A equipe gestora da escola foi extremamente receptiva, ofereceu todas as orientações necessárias, apresentando documentações como: Ponto administrativo dos profissionais, planilha de pagamento, pasta de requerimento de abonadas, justificativa de faltas; o diretor pontuou que os funcionários concursados tem direito a gozar de 06 faltas abonadas no ano, passando deste número sem justificativa os professores perde pontuação e os demais funcionários tem desconto na folha de pagamento.

A vice diretora apresentou a caixa e e-mail da instituição, ressaltou que devem ficar abertos e o acesso deve ser constante, pois existem coisas que tem prazo para ser respondido e é por este canal que se comunicam com outras escolas e Secretaria Municipal de Educação.

Ressalto que aos gestores são organizados e trabalham em equipe, tem um bom relacionamento entre eles e com os demais profissionais. Também buscam garantir um ambiente saudável para profissionais e alunos.

Perfil Do Gestor

O Diretor, a vice-diretora e a coordenadora pedagógica, todos se apresentaram bastante participativos e integrados nos assuntos da escola, todos conhecem as dificuldade da instituição, se envolve como os problema dos alunos e seus familiares, estão dispostos a ouvir professores e demais funcionários.

As observações realizadas apresentam uma Gestão democrática participativa:

O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta  de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola- pais, alunos, funcionários, professores, diretor e toda comunidade ao entorno. (MELO, 2019).

Quando é necessário tomar decisões a equipe gestora procura reunir-se com os demais membros do ambiente escolar e comunidade, sempre que necessário e possível, visando abrir   discussão, permitindo que todos de e possam contribuir com suas opiniões/ sugestões  até que chegue a um consenso, visando a melhoria dos processos de ensino aprendizagem e  o ambiente escolar

Pratica pedagógica /administrativo/finalidade dos gestores.

Segundo Abreu (2021) O coordenador pedagógico é um profissional (...) cuja função é acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, orientar o trabalho coletivo, fazer conexão entre todos os envolvidos o meio educacional. Reúne ideias e recursos visando renovar e  inovar as práticas escolares.

Mediante esta afirmativa, observou-se que a coordenadora pedagógica Maria Adense Barth Rodrigues realiza suas funções com destreza

Dentre as atividades que a coordenadora realiza está a reunião do HTPC – Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, que visa discutir atividades pedagógicas, escolher materiais que podem ser utilizados como recurso na aprendizagem e tipos de avaliação que devem ser aplicados. A reunião é realizada no horário de trabalho, todas as terças-feiras.

Na reunião da HTPC na qual estive presente foram discutidos sobre: avaliação, sondagem, planilhas, sobre o projeto a ser desenvolvido para com as crianças que  ainda não foram alfabetizadas e foram escolhidos materiais didáticos que podem ser utilizados na ministração das aulas. O livro escolhido pelos professores junto a equipe gestora foi “A Conquista” – livro que contemplava todas as disciplinas, já apresentando planejamento para professores e códigos numéricos que compõem a BCC.

O diretor escolar tem como função:

Cuidar das finanças da escola, prestar contas, conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação para reivindicar junto a esse órgão; identificar as necessidades da instituição e buscar soluções internas e externas; prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar; Manter a escola limpa, organizada e segura; Garantir a integridade física da escola, manutenção dos ambientes, objetos e equipamentos, conduzir a elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP; acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos; incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras provendo o materiais e o espaço necessário para seu desenvolvimento; gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários; manterá comunicação com os pais e atendê-los quando necessário. (novaescola.org.br).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com