TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Infantil

Por:   •  9/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.027 Palavras (13 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Cotia

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        4

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        6

3        PLANEJAMENTO ANUAL        8

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        9

5        METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        11

6    PLANOS DE AULA        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        19

REFERÊNCIAS        20

INTRODUÇÃO

As escolas de educação infantil, juntamente com seus professores, precisam ter bons conhecimentos técnicos para promoverem uma educação de qualidade e se preocuparem em como lidar com as crianças tanto no dia a dia quanto em situações especiais. Afinal de contas, essas crianças estão no início do convívio escolar e essa base é muito importante para as próximas etapas. Mesmo ainda pequenos, descobrem-se talentos, capacidades e identificam-se problemas que podem ser prontamente tratados para se evitar danos posteriores.

Os professores e as escolas também precisam se preparar para o ensino infantil porque os estímulos e experiências que as crianças vivenciam nos primeiros anos de vida (principalmente nos três primeiros anos) predizem fortemente como elas se ajustam às demandas da vida e da escola. Nesse sentido, creches e escolas podem fazer a diferença e complementar  a educação que os pequenos recebem de seus pais e responsáveis.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

    A Educação Infantil, na primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

  Com a pesquisa teórica, relatada foi desenvolvida em momento anterior às mudanças na legislação educacional que programaram o Ensino Fundamental de 9 anos, fato que nos levou a optar pela manutenção no presente texto da referência original à faixa etária de 0 a 6 anos.

    Para os pesquisadores a questão da especificidade da educação infantil, abrange dois eixos importantes, o binômio cuidar e o educar. O cuidar e educar consiste em compreender que o espaço e o tempo em que a criança vive exigem seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. O cuidar e educar são indissociáveis, e devem proporcionar as crianças, construções de hábitos saudáveis, ajudando na formação das suas identidades, sendo possível com isso, que as crianças estabeleçam relações e associações com o mundo a sua volta, se desenvolvendo de forma integral, sem comprometer o crescimento.

 A concepção histórico-cultural do desenvolvimento infantil. Na Teoria Histórico-Cultural a primazia do aspecto social sobre o biológico no desenvolvimento das funções psíquicas humanas faz-nos romper com princípios que durante anos foram eternizados no meio educacional. Na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural, a aprendizagem é o motor do desenvolvimento.
O desenvolvimento psíquico ocorre por meio da organização e elaboração de experiências emocionais desde o nosso nascimento. As primeiras experiências emocionais acontecem no contato entre mãe e bebê, desde a vida uterina estendendo-se para o meio familiar e os grupos sociais, como a escola.

  O processo de aprendizagem é um método em que o indivíduo adquire conhecimento, enquanto o desenvolvimento consiste no aprimoramento de uma habilidade. Desenvolvimento e aprendizagem são duas variáveis importantes no âmbito profissional e pessoal. Na educação infantil, a importância da imitação, as crianças aprendem naturalmente quando existe motivação e atenção para imitar. Com a capacidade de imitação, promove a empatia,e com isso, ajuda as crianças no desenvolvimento da linguagem,isso  promove a comunicação não verbal, a imitação com objetos funcionam e auxilia no aprendizado das regras sociais para a conversação.

    Na equipe diretiva, é muito importante garantir um alinhamento entre diretor e coordenador pedagógico para que o processo ensino-aprendizagem seja favorecido. Entenda como as funções do diretor e coordenador se complementam no dia a dia: Projeto Político-Pedagógico (PPP). 


 
Trabalho educativo, trata-se de uma nova modalidade prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, que ainda carece de regulamentação. Conforme o diploma, o trabalho educativo consiste na atividade laboral em que as exigências pedagógicas relativas ao desenvolvimento pessoal e social do educando prevalecem sobre o aspecto produtivo. O educador também é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem estar em um ambiente cheio de pluralidade.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

 

  Instrumento em que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Conhecido como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Elaborar esse tipo de projeto é criar um guia para que a comunidade escolar, alunos, pais, professores, funcionários e gestores possam transformar sua própria realidade.

  O documento na prática estipula quais são os objetivos da instituição e o que a escola, em todas as suas dimensões, vai fazer para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (325.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com