TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de educação infantil

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

O Estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola Estadual Municipalizada João Manoel Dos Santos, localizada no município de Itaocara no período da manhã em salas da educação infantil. A finalidade de aperfeiçoar meus conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da Estácio de Sá. Foram realizadas atividades de observação da rotina escolar, participação e colaboração em atividades da prática diária e regência em momentos como apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem. O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a prática. A prática é de grande importância para que possamos ter consciência da realidade dos alunos e professores das escolas, quando observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A monitoria em realidades diversas como tem efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional. O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.

  1. DESENVOLVIMENTO

A escola João Manoel dos Santos surgiu no ano de 1900, foi fundado por Carlos Beliene o primeiro professor da escola que funcionava em um cômodo de uma casa, nesta época as meninas não podiam ser alfabetizadas. Quando Carlos Beliene se aposentou alguns outros professores passaram pela escola ate que a escola foi fechada, No ano de 1966 o Sr. João Manoel dos Santos insatisfeito com essa situação voltou a dar aulas mas com uma turma de mais de 90 alunos em um cômodo muito pequeno não cabia todos na sala foi ai que a professora Leonilce Neves Almeida, junto com o Prefeito Genésio Mauricio de Aguiar conseguiram uma verba do governo do estado para construir um novo prédio. E então o casal Jerônimo Augusto do Santos e sua esposa Laurides Eugenia dos Santos doaram uma parte de seu terreno para que fosse construído o novo prédio que foi inaugurado em 8 de agosto de 1968 pelo governador Jeremias de Mattos Fontes com o nome de Escola João Manoel dos Santos oferecendo a comunidade o ensino do 1° ao 5° ano do ensino fundamental. Em 1992 a diretora da escola Tânia Maria de Oliveira trabalhou para adquirir o pré_ escolar e conseguiu. Em 1994 a escola passou a se chamar E.E.M. João Manoel dos Santos ate os dias de hoje.

 A escola fica situada na zona rural de Valão do Papagaio, Portela 3° distrito do Município de Itaocara, Rio de Janeiro.

2.1  ESTRUTURAS DA ESCOLA

A escola apresenta uma estrutura com 4 salas bem grandes, 1 diretoria,1 sala de professores,2 banheiros femininos e 2 masculinos,1 dispensa, 1 cozinha, refeitório com uma mesa bem grande, um pátio grande gramado e sem cobertura.

A escola já passou por varias reformas, mas possui uma estrutura razoável.

A escola funciona somente no turno da manha com aproximadamente 40 alunos sendo 3 turmas de educação infantil e 5 turmas de ensino fundamental I,possui 4 professoras, 3 são concursadas e 1 contratada , 1 diretora 1 pedagoga e 1 supervisora, tem uma cozinheira e 2 serventes para cuidar da limpeza.

Os projetos oferecidos pela escola são projetos de esporte, de incentivar os pais a se fazer presentes na vida escolar dos filhos a chegar junto com a escola.

As professoras da escola estão sempre uma ajudando a outra, toda a escola e bem unida, existe um bom relacionamento entre professores e funcionários.

O conselho de classe e sempre realizado ao final de cada bimestre onde os professores se reúnem com a direção e a pedagoga para discutirem e analisarem a situação dos alunos em relação as notas e a algumas dificuldades, após o conselho de classe as professoras junto com a direção realizam a reunião de pais para a entrega dos boletins, assim os pais ficam por dentro das dificuldades dos filhos observando as notas e verificando como anda o aprendizado das crianças.

Os professores devem ser pesquisadores e acima de tudo ser comprometido com a educação e ter responsabilidade, fazer seus planejamentos se manter de forma organizada em suas praticas educativas, e o mais importante quando em seu diagnostico percebem a dificuldade dos alunos repensarem suas ações e reformular seu conteúdo enfim professores devem estar constantemente em busca de transformação para melhorar a qualidade de ensino, formar cidadãos críticos e reflexivos e principalmente questionadores para que no amanha este aluno seja consciente as realidades.

  1. Formação dos Professores

Os profissionais da escola são bom orientados pela pedagoga e a supervisora o dialoga se faz presente. A relação professor aluno varia de acordo com alguns comportamentos, pois tem alunos que não demonstra o menor interesse e respeito dentro e fora da sala de aula e claro que na maioria dos casos observamos a diferença, alunos amorosos e respeitadores. Como observamos os professores devem estar sempre preparados para conflitos presentes em seu cotidiano escolar, pois a escola e formada por pessoas diferentes e isso pode gerar desentendimento.

  1. Projeto Político-Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico da escola tem o objetivo de formar cidadãos felizes e conscientes da sua importância na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Possui sintonia com a LDB, Diretriz e PCN’s. Sua proposta possui clareza e objetividade.

No contexto da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais se concebe a educação escolar como uma prática que tem a possibilidade de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para construir instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas e cada vez mais amplas, condições estas fundamentais para o exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.” (PCN’s – vol. 1-1997 pag.33).

    O projeto político pedagógico é coerente com a realidade onde a escola está inserida, tendo a intenção de traduzir o exercício permanente de reflexão de uma comunidade escolar, sobre a sua realidade e necessidade, e a partir destas apontar ações e estratégias conjuntas, que favorecem uma prática educativa humanizada e comprometida com reais princípios de cidadania e bem comum.

    O projeto político pedagógico é realizado de maneira coletiva, envolvendo toda equipe escolar. Neste documento consta que acreditam que a construção do conhecimento e valores que garantem uma compreensão crítica e transformadora da realidade em que os alunos estão inseridos. Consta também neste documento que o princípio e finalidade do ensino cabem ao professor/as, funcionários/as, e especialista a tarefa de garantir a circulação do conhecimento, da multiplicidade de pensamento, bem como humanização nas relações decorrentes dos processos de ensino e de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com