TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio em Educação Infantil

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

        

PAULIANA EUSTÁQUIA DA SILVA

CA – 15445569

2016 / 2º Semestre

Uberlândia/MG

SÚMARIO

1. Introdução............................................................................................................................ 03

2. Objetivo............................................................................................................................... 03

3. Dados de Identificação

3.1 A Escola e Sua História......................................................................................... 03

3.2 Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar ............................................... 04

4. Síntese das Atividades Realizadas na Instituição Escolar....................................................05

5. Perfil da Turma.....................................................................................................................05

6. Focos de Observação

6.1 Música................................................................................................................... 06

6.2 Literatura Infantil - Leitura e Contação de História...............................................07

7. Considerações Finais........................................................................................................... 07

8. Referências...........................................................................................................................08

1. INTRODUÇÃO

        

O Estágio de Licenciatura em Pedagogia é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O Estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar.

O Estágio Supervisionado foi desenvolvido sob a temática da Literatura Infantil (contação de histórias) e Musicalização. Reconhecer a importância da leitura na educação infantil é o primeiro passo para despertar na criança o interesse pelos livros e histórias. A partir dessa concepção a Literatura infantil leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Enquanto a Musicalização é uma ferramenta essencial para a educação infantil, permitindo uma elucidação de ideias. A música pode ser incorporada em várias áreas do conhecimento, assim como, ajudar em várias disciplinas.

2. OBJETIVO

Este Relatório de Estágio tem como objetivo o registro de 100 horas de Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil.  

3. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Beatriz Vilela de Oliveira, situada na Rua Miguel Barcha, número 90, Bairro Marta Helena, Uberlândia – Minas Gerais. Possui um Anexo, situado na Rua Neusa Maria Gomes, 35, Bairro Marta Helena. É uma Instituição Pública tendo como Entidade Mantedora a Prefeitura Municipal de Uberlândia e Secretaria Municipal de Educação.  A Instituição atende crianças de quatro meses a cinco anos de idade. O atendimento é feito em período parcial e integral. A atual diretora é a Helia Abadia de Oliveira Ferreira.

                  

3.1 A Escola e a sua História

O nome desta unidade de ensino é uma homenagem a Maria Beatriz Vilela de Oliveira, professora aposentada, cidadã uberlandense que desenvolveu inúmeras atividades na área da educação desse município atuando, principalmente, na Universidade Federal de Uberlândia.

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Beatriz Vilela de Oliveira teve como primeiro ato de criação em 31 de maio de 1993, por meio da Lei Municipal nº 5770 sob denominação de Creche Educacional Professora Maria Beatriz Vilela de Oliveira, no mandato do Prefeito Paulo Ferolla. Em 30 de dezembro de 1998, por meio da Lei Municipal nº 7236, essa denominação foi alterada para a atual Escola Municipal de Educação Infantil Maria Beatriz Vilela de Oliveira, no mandato do Prefeito Virgílio Galassi. Iniciou suas atividades no dia 16 de setembro de 1991.

O calendário escolar, respeitadas as normas legais, é elaborado, anualmente, pela Secretaria Municipal de Educação. Este calendário fixa início e término do ano letivo, recessos, férias e dias escolares, feriados municipais e nacionais, sábados letivos, reuniões pedagógicas, assembleias do Conselho Escolar e PPP.

O ano letivo é composto por 200 (duzentos) dias letivos, com o mínimo de quatro horas diárias de efetivo trabalho escolar, desenvolvidas quarenta horas semanais, totalizando uma carga horária anual mínima de 800 (oitocentas) horas, excluindo o tempo destinado ao recreio, e 09 (nove) dias escolares, momento quando são realizadas atividades de caráter pedagógico e/ou administrativo, com a presença obrigatória do servidor docente, técnico e administrativo.

O atendimento às crianças, na Escola Municipal de Educação Infantil Maria Beatriz Vilela de Oliveira, é realizado de forma integral e parcial (meio período). As turmas são organizadas por agrupamento respeitando a faixa etária determinada pela Secretaria Municipal de Educação. Atualmente as turmas estão organizadas da seguinte forma: Berçário (menores de um ano) Grupo I (01 ano), Grupo II (02 anos), Grupo III (03 anos), 1º período (04 anos) e 2º período (05 anos).

        

3.2 Descrição da Estrutura Física da Unidade Escolar

        A rede física da Escola Municipal Maria Beatriz Vilela de Oliveira está estruturada em dois prédios (sede e anexo). Foi construída e adaptada de acordo com as Diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e da Legislação Vigente.

        Prédio Sede: composto por 05 (cinco) salas de aula. O atendimento é realizado com 141 alunos (04 meses a 03 anos) em período integral. Além das 05 salas de aula, possui uma brinquedoteca, sala para professores, sala para diretor e pedagogo, secretaria, almoxarifado, refeitório, cozinha, depósito de alimentos e material de limpeza, lavanderia, quiosque, área verde, rol de entrada, casinha de boneca, banheiros infantil e adulto, rampa de acesso para deficientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com