TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filosofia da Educação

Por:   •  18/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 3

 ATIVIDADES AVALIATIVAS

NOME: GABRIEL CANDIDO DOMINGUES                                                                         TURMA: 803

DATA: 10/04/2020

Filosofia da Educação II

Está disciplina estuda o pensamento pedagógico grego: sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles, o pensamento educacional romano e medieval: Cícero e Quintiliano, Santo Agostinho e Tomás de Aquino, o nascimento do pensamento pedagógico renascentista: Rebelais e Montaigne, Reforma e Contra-reforma, Lutero e Loyola, o pensamento pedagógico moderno: Locke, o pensamento liberal, Montesquieu e o Iluminismo:  Rousseau (o Emílio).

  1. Escolha um autor acima e relate os principais pontos da Filosofia da Educação.

R: Sócrates, filósofo grego era conhecido por sua linguagem dialética, com seus debates e questionamentos faziam pessoas conhecer uma perspectiva de mundo e também a si mesmas. Podemos dizer que a Filosofia da Educação está ligado e entrelaçado a este pensamento de Sócrates, pois hoje os principais pontos a serem questionados são pensamento, reflexão e conhecimento por que, do que adianta pensar se não sabemos executar e se não temos uma reflexão crítica daquilo que pensamos que sabemos mas não temos o conhecimento daquilo que achamos que seja.

  1. Mediante o conhecimento das filosofias da educação como pensamento e prática educacional desenvolvida ao longo da história – Grécia antiga à Idade Moderna – o que leva ou levaria o aluno a perceber que a visão de mundo e de homem determina uma concepção e organização educacional?

R: Tem que mostrar para o aluno que ele faz parte de tudo aquilo que ele vê e incluir esse aluno e fazer com que ele se sinta feliz aonde ele estuda, fazer com que ele se interesse, mostrar, conscientizar, só assim ele vai perceber que a concepção de mundo em que ele vivia é totalmente diferente do que ele vê agora e que ele pode explorar e ampliar seus conhecimentos muito além do quão ele acredita e assim ele verá que todas as ações que ele deseja somente ele pode determinar.

  1. Qual a contribuição da Filosofia da Educação na formação docente?

R: A Filosofia da Educação é muito importante na formação do docente pois aproxima ele de tudo, de suas práticas pedagógicas, das suas dificuldades vivenciadas dentro da classe de aula, faz uma reflexão das diferentes formas de ensinar e compreender tudo aquilo que se passa para os alunos e adquirir experiência dia-a-dia proporcionando e fortalecendo a visão do indivíduo e história como ser humano.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FRANCO, M. A. S. Pedagogia como ciência da educação, São Paulo, Cortez, 2008.

SAVATER, F. As perguntas da vida. São Paulo, Martins Fontes, 2007.

SEVERINO A. J. Navegando pela história da educação brasileira. Campinas. Autores Associados, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARANHA, M. L. de A. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. – 4 ex.

CHAUI, M. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2005.

ROUSSEAU, J, J, Emílio ou da educação, São Paulo, Ed. Martins, 2009.

SAVIANI, D. Da nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 6ª. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com