TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  8/3/2022  •  Artigo  •  4.381 Palavras (18 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 18

             CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

              FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE-FAVENI

PEDAGOGIA GESTÃO E DOCÊNCIA

MARIA MILIANE COSTA LIMA

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

                                       

FRECHEIRINHA

2022

O GESTOR ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

miliane.costa@yahoo.com.br[1] 

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho conforme se apresenta fonte e cor vermelha”.

RESUMO- O uso de novas tecnologias na mediação escolar é cada vez mais um fator preponderante para que o processo de ensino e aprendizagem seja contextualizado e contemporâneo. O presente trabalho visa apresentar qual deve ser o papel do gestor educacional frente às novas tecnologias educacionais e como contribuirá para que estes recursos sejam incorporados à prática pedagógica do professor. Assim sendo o objetivo deste estudo é analisar o uso das novas tecnologias pela a gestão escolar. Este estudo configura –se, como um estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo este realizado através da aplicação de um questionário semi- estruturado contendo seis questões abertas, a gestão da Escola Nair Cunha de Aguiar. Com os resultados obtidos pode se concluir que ainda precisa acontecer muitas melhorias dentro do cenário da escola para que todos tenham acesso as novas tecnologias com eficácia e qualidade, é importante que a escola apesar dos poucos recursos busque adentrar dentro das suas possibilidades a formação dos seus alunos. Para isso o primeiro passo e todos independente da categoria, gestor, coordenador, professor se unirem em prol dessa formação humanizadora.

PALAVRAS-CHAVE: Gestor Escolar. Novas Tecnologias. Formação de professores.

  1. INTRODUÇÃO

Evidenciamos, neste século XXI, o apogeu das novas tecnologias da informação e da comunicação no âmbito da sociedade moderna, pois a convergência das inovações da informática, da comunicação e das telecomunicações está presente nos artefatos tecnológicos que variam desde o telefone celular ao computador, capazes de possibilitar aos usuários, o envio e recebimento de mensagens, ouvir a programação da rádio, assistirem vídeos, produzirem fotos e proporcionar ainda a comunicação audiovisual entre sujeitos em diferentes partes do mundo.

Embora seja um fato bem estabelecido que as escolas só tenham a ganhar com o uso das novas tecnologias, tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista gerencial, ainda há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola.

Nos dias de hoje percebemos o quanto a tecnologia altera a sociedade, a cultura e até alterando a ordem do conhecimento, mas é preciso salientar que esses acontecimentos já datam de várias décadas, sendo assim verificamos que as novas tecnologias produzem transformações principalmente no encontro com as práticas pedagógicas, onde temos novas linguagens através das mídias eletrônicas e digitais.

Sendo assim este trabalho tem como objetivo geral analisar o uso das novas tecnologias pela a gestão escolar, e como objetivos específicos identificar o papel do gestor escolar na implantação das novas tecnologias educacionais no ambiente escolar; analisar a influência do gestor educacional junto aos demais membros da escola para a utilização das novas tecnologias educacionais assim como mostrar a importância do uso de novas tecnologias pelo a gestão escolar.

Os avanços das tecnologias nos últimos anos têm potencializado as mudanças em nossa sociedade, mudanças essas que ocorrem cada vez mais rápido, e a escola hoje é chamada a enfrentar o desafio de inseri-las no dia a dia da escola de forma a fazer o uso destas para melhorar a oferta de seus serviços. No entanto, em relação aos nossos educadores, principalmente àqueles com ampla experiência docente, evidenciamos um verdadeiro "pânico" em desenvolverem atividades com o auxílio de tais artefatos tecnológicos.

Foi nessa perspectiva que surgiu o interesse em pesquisar sobre a temática, advindo da necessidade de refletir sobre os desafios do gestor escolar na implantação e uso das novas tecnologias, o que acaba por gerar um processo de mudança nas organizações escolares que buscam se adequar aos novos padrões da sociedade atual, por meio da inovação e da prática de gestão participativa. Deste modo, é preciso investir na transformação da atitude dos profissionais da escola, no sentido de orientar suas práticas pedagógicas e administrativas para a garantia de uma educação formal contínua e de qualidade aos alunos.

Diante da realidade vivida procurou-se realizar uma pesquisa que poderá desencadear boas discussões sobre a problemática. No presente trabalho, busco contribuir nessa direção, discutindo e investigando quanto à formação da gestão escolar a qual merece ênfase quando se aborda o uso das novas tecnologias, pois muitos gestores escolares sentem-se inseguros e ansiosos diante do desafio de lhe darem com a modernidade tecnológica.

Com a finalidade de analisar como a gestão escolar está lhe dando com o uso das novas tecnologias no cotidiano das escolas. Levando em conta que na sociedade, as novas tecnologias são incorporadas velozmente, mas persistem na escola uma grande desconfiança, medo e ausência de incorporação da tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com