TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JAPIASSÚ, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico

Por:   •  18/5/2021  •  Abstract  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2
  1. JAPIASSÚ, Hilton. Introdução ao pensamento epistemológico. 7ª. Ed. São Paulo: Francisco Alves, 1992. Alguns instrumentos conceituais – p. 15-20 e “O que é a epistemologia?”,
    p. 23-39.

Neste texto Japiassú (1992) relaciona saber, ciência e epistemologia, em seguida apresenta sentidos que foram dados à epistemologia, até que conceitua epistemologia.

O autor relaciona saber, ciência e epistemologia, para, então, chegar ao conceito de epistemologia, demonstrando seu caráter interdisciplinar.

Apresenta como a epistemologia foi confinada nos limites do discurso filosófico tradicionalmente. Apresentou a partir do vocabulário de Lalande, a epistemologia e seu sentido como filosofia das ciências. Articulou sua narrativa mostrando que as formas clássicas de epistemologia sempre estiveram vinculadas ao progresso das ciências.

Conceitua epistemologia como uma teoria geral do conhecimento que procura estudar a gênese a estrutura dos conhecimentos científicos.

  1. ALVES, Rubem. Filosofia da Ciência: Introdução ao jogo e as suas regras12ª ed. São Paulo: Loyola, 2007. Cap. 9 – A Imaginação

Neste texto Rubem Alves problematiza como se dá a construção da ciência: a partir do rigor do método científico ou a partir da criatividade, “fruto” do trabalho do cientista - não uma ação do cientista, não prevista no método.

Discute que se uma “boa ideia”, fruto de um ato criativo, é resultado de um processo que não nasce de um método consciente, deve ser produzido por processos inconscientes, muito mais difíceis de serem “provados”.

Problematiza a lógica de se pensar que o método atual seja sempre aquele que contém o princípio científico inalterável e absoluto.

Deixa o leitor entender que quem “cria” ciência realmente, não são os dados frios coletados, mas a visão e a criatividade do pesquisador que buscar preencher as lacunas a partir de seus paradigmas.

Minhas questões são as seguintes:

  1. Comente sobre a afirmação de Rubem Alves acerca da construção da ciência: “Na verdade o que ocorre é que os dados não são a origem das teorias. Elas não surgem deles. Dados são apenas provocações – peças avulsas de um quebra-cabeças – que sacodem a imaginação, pedindo-lhe que ela resolva o enigma. E o que é o enigma? O quadro geral que organiza os dados e lhes dá sentido. ”

  1. Afinal, o que é epistemologia?

MARIA REGINA CHEPAK DE SOUZA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com