TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOVEM E SUAS MULTIFACES

Por:   •  16/1/2023  •  Artigo  •  5.081 Palavras (21 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 21

Grupo Rhema Educação

R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

Tel (43) - 3152-6464

[pic 1]

O JOVEM E SUAS MULTIFACES

GEHLEN, Roselaine[1]

                SILVA, Danielle Ayres[2]

RESUMO: O presente trabalho faz uma explanação sobre os conflitos e as dificuldades que os jovens possuem ao se relacionar e enfrentar seus problemas tal como o empoderamento que as mídias digitais trazem, fazendo com que estes passem a acreditar que podem resolver seus problemas sem a orientação de familiares e professores. Também busca apresentar a importância da família e da escola no processo de formação educacional, social e moral do jovem, salientando os cuidados que devem ter quanto à exposição às mídias digitais. Esta pesquisa justifica-se pelos problemas que a sociedade atual enfrenta com relação aos jovens que se encontram deslocados na sociedade, apresentando acentuado desvio de comportamento e dificuldade para respeitar imposições e regras de conduta social. Quanto a relação do jovem com a informação, as pesquisas estão embasadas em teóricos como Levinsky (1995), Alsina (2009) e Velloso (2007). Sobre a importância da família e da escola na orientação dos jovens quanto à convivência social e o uso das mídias digitais o presente trabalho se ampara em Dayrell (1992), Sibila (2008), Silva (2009), Gema (2007) E Cortelazzo (2000).                                                                   

PALAVRAS-CHAVE: 1. Jovens; 2. Conflitos; 3. Mídias Digitais; 4. Família; 5. Escola.

ABSTRACT: This paper explains the conflicts and difficulties that young people have in relating and facing their problems, as well as the empowerment that digital media bring, leading them to believe that they can solve their problems without guidance. of family members and teachers. It also seeks to present the importance of family and school in the process of educational, social and moral formation of young people, highlighting the care they should take regarding exposure to digital media. This research is justified by the problems that current society faces in relation to young people who are displaced in society, showing a marked deviation in behavior and difficulty in respecting impositions and rules of social conduct. As for the relationship of youth with information, research is based on theorists such as Levinsky (1995), Alsina (2009) and Velloso (2007). About the importance of family and school in the orientation of young people regarding social coexistence and the use of digital media the present work is supported by Dayrell (1992), Sibila (2008), Silva (2009), Gema (2007) And Cortelazzo ( 2000).

KEYWORDS: 1. Young; 2. Conflicts; 3. Digital Media; 4. Family; 5. School.

1. INTRODUÇÃO

Na adolescência, jovens experimentam situações complicadas que, muitas vezes, podem gerar traumas, fazendo com que estes busquem forças para resolver seus problemas no ambiente social o qual estão inseridos.                                         A adolescência é a fase das descobertas, do relacionamento do indivíduo com o meio sem que a influência dos pais seja constante. É na adolescência que este inicia tomadas de decisões com base nas informações e orientações que adquiriu no ambiente familiar. É também nesta fase, em que o ensino básico curricular é referência na vida dos jovens, que eles passam a refletir sobre os temas atuais que os envolvem e tentam encontrar sentido em tudo.                                Este trabalho bibliográfico tem por objetivo apresentar os principais conflitos enfrentados pelos adolescentes na atualidade, principalmente com o fácil acesso a informações através da internet. Assim, busca-se entender o relacionamento destes na sociedade e os motivos que os encorajam a ter atitudes que possam prejudicá-los. Também objetiva apresentar propostas que a família, a escola e a sociedade devem seguir para ajudar na orientação e resolução de problemas, encaminhando os adolescentes para tomadas de decisões conscientes.                                         A presente pesquisa justifica-se pela percepção, cada vez mais frequente, de adolescentes que apresentam conflitos de identidade, revoltando-se contra as imposições e regras de conduta social; comportamentos estes comuns tanto no espaço familiar como na rotina escolar e outros espaços sociais.

2. O JOVEM E A INFORMAÇÃO: UMA RELAÇÃO CARREGADA DE POSSIBILIDADES E PERIGOS

A fase da adolescência apresenta-se, muitas vezes, como um desafio para educadores e familiares. Este desafio caracteriza-se pelas dificuldades que muitos adolescentes têm de acreditar que podem resolver seus problemas, sejam eles simples ou complexos, fazendo com que muitos acabem encontrando dificuldades para se relacionar no meio social ou, até mesmo, se fechando; criando uma espécie de “bolha” ao seu redor, impedindo que outras pessoas possam ajudá-lo.                 De acordo com David Levinsky (1995), a adolescência trata-se de uma fase que faz parte do processo evolutivo, em que a criança gradualmente passa para a vida adulta de acordo com as condições ambientais e a história pessoal de cada um; ou seja, a bagagem cultural e os conflitos que presencia durante esse processo.        O indivíduo, durante a infância, pode vivenciar diferentes experiências que fará com que sua postura, a partir do momento em que se encontra forçado a tomar decisões, seja firme e consciente. Porém, essas mesmas vivências também podem levá-lo a se colocar sempre em dúvida quanto aos problemas com os quais poderá se deparar, levando-o muitas vezes a se posicionar de forma equivocada.                 Segundo Selosse (1997), a adolescência trata-se de uma passagem da dependência infantil à autonomia adulta, repleta de situações que envolvem transações afetivas relacionais, sociocognitivas, sexuais, identitárias e normativas; situações de construção e individualização, de desilusões amorosas e de princípios, de desejo e de prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com