TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LIVRO E A CRIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 7

O LIVRO E A CRIANÇA E SUA RELAÇÃO COM O MUNDO

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED1167) – Seminário Interdisciplinar IV

11/04/2016

RESUMO

O livro já faz parte a rotina da criança desde educação infantil e o simples ato de folhear o livro torna a criança mais imaginativa e criativa. A pesquisa ainda destaca que o desenvolvimento e a criatividade são imprescindíveis, pois por meio da leitura o universo da criança se expande e ganha novas dimensões. Bons livros estimulam a imaginação. Aguçam a atenção aos detalhes das narrativas e ao som rítmico das palavras. Tudo isso gera riqueza de ideias e, portanto, um melhor aproveitamento das atividades escolares.

Palavras-chave: Leitura. Educação infantil. Livros.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir fala da importância da literatura na Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças interferindo diretamente na sua relação com o mundo estimulando a linguagem visual, oral e escrita.

Os caminhos e abordagens dos conteúdos de Educação Infantil são diversos e ao educador cabe oferecer diferentes possibilidades para que possa despertar o interesse, curiosidade, sensibilidade e o aprendizado da criança.

A leitura nessa fase é muito ampla e importante. As histórias trabalham problemas típicos da infância como medos, sentimentos de carinho, curiosidade, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

Ler e ouvir histórias é sempre interessante, curioso e divertido, a criança faz uma relação lúdica e prazerosa com a literatura. Dessa forma os livros inserem as crianças pequenas em um mundo de sentidos e significados que permite a ampliação e a construção da cultura.

“E através de uma história que se pode descobrir outros lugares, outros tempos, outros jeitos de agir, outras regras, outra ética, outra ótica. ”ABRAMOVICH,1997, pág. 17.

A criança adora ouvir como foi que ela nasceu e fatos que aconteceram com ela. A medida que ela cresce já e capaz de escolher o que quer ouvir, assim as histórias vão ganhando espaço no seu cotidiano.

Escolher um bom livro e fazer a criança despertar para o mundo real.

O professor deve ter um olhar atento para esse trabalho de leitura e interpretação de mundo com as crianças criando estratégias com brinquedos, jogos, e brincadeiras despertando o imaginário e o desejo de ler.

1 VALORIZANDO O LIVRO COMO FONTE DE ENTRETENIMENTO

A literatura infantil é um fenômeno literário hoje em dia destinado a crianças, mas sua ideia inicial era entender os adultos. Com o passar do tempo, foi sofrendo modificações passando a se direcionar as crianças.

Está presente na aprendizagem durante os primeiros anos escolares. O interesse pela leitura e pelos livros pode ser desenvolvido no meio familiar ou em outros meios de convivência onde leitura circula.

A escola é o local do grande saber, o local onde este gosto pode ser mais incentivado, pois a inserção da criança na leitura infantil propicia a interação ente o real e o imaginário enriquecendo e despertando a fantasia, para isso é importante que a criança perceba a leitura como algo prazeroso e necessário, bem como percebe a interação dos adultos com a literatura, além de contribuir na alfabetização nas series iniciais.

A literatura infantil é fundamental para a criança compreender e se preparar fisicamente e emocionalmente para o mundo, e para isso o professor é essencial para a integração do aluno ao entusiasmo fantasia, criatividade, cultura e etc. Entretanto o professor deve ser mais atento na escolha dos livros propostos aos seus alunos, pois a maioria dos livros apresentam informações voltado para as crianças, onde os personagens ensinam desde a escovar os dentes até regras de obediência.

Os educadores são os principais agentes da promoção da leitura. Diversidade textual, incentivo ao letramento, criatividade, imaginação. São alguns destes itens. Saraiva (2001.p81), no intuito da literatura e alfabetização “O domínio da leitura é uma experiência tão importante como na vida da criança, que determina o modo de como irá perceber que determina a escola e aprendizagem em geral”. Baseando-se nestas hipóteses podemos presumir que a literatura é importante desde o início da infância e que vire um costume para toda vida.

Para muitas crianças à escola é o único contato com a literatura (Britto 2005, p51) ressalta que “A literatura é mais que uma atitude é uma forma de conhecimento e de inserção social que se articula com outros conhecimentos e expressões de Cultura”. Fica sobre a responsabilidade dos educadores a seleção dos testos e livros que superam a necessidade dos seus alunos desta forma despertando interesse para a leitura e a escrita. Sabemos que os livros constituem um recurso pedagógico importante nas series iniciais.

Não podemos esquecer que a história desperta o imaginário e a curiosidade das crianças, elas projetam o seu próprio mundo ao representa-lo descobrindo que podem ser quaisquer uma qualquer coisa e imaginarem. As crianças devem ser incluindo ao todo da turma e se necessário estudar individualmente. Pois cada criança é única.

A literatura infantil pode ser uma forma de ensinar a alfabetização é uma estratégia que pode ser visada pelo professor tornando a alfabetização mais fácil e prazerosa, ampliando o conhecimento do aluno desde cedo e deixando as práticas de letramentos constituídas diariamente.

No brasil, o índice de leitores é muito baixo comparado aos dos demais países e a restrição de acesso ao livro se agrava na medida em que no Brasil não há políticas culturais amplas e democratização.

2 DESENVOLVENDO O INTERESSE E O HÁBITO DA LEITURA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL

A literatura infantil tem uma grande importância e é fundamental para a aquisição de novos conhecimentos, mas é preciso que se desperte esse prazer na criança, conforme Silva (1992, p.57) “Bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos, poderá ser uma excelente conquista para toda a vida. ”

A leitura é essencial para o desenvolvimento do ser humano e sua inserção na sociedade, é por meio dela que podemos formar cidadãos pensadores e críticos, também podemos afirmar que a leitura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com