TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO

Por:   •  20/7/2020  •  Monografia  •  3.679 Palavras (15 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 15

O LÚDICO COMO RECURSO PSICOPEDAGÓGICO

LÚCIA DE OLIVEIRA FERNANDES [1]

MARCIO PEDRO CABRAL[2]

RESUMO

Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, procurando saber à importância do lúdico como recurso psicopedagógico na Educação com ênfase na Educação Infantil. . Sabe-se que é na Educação Infantil que a criança adquire base para a vida educacional, assim vê-se na psicomotricidade um forte aliado para o desenvolvimento do aluno que conforme dito por autores a psicomotricidade colabora com as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Portanto, lúdico e psicomotricidade tornaram grandes colaboradores da educação infantil contribuindo para uma aprendizagem eficaz capaz de proporcionar estabilidade com a interação social do aluno. Assim procurou na Associação Brasileira de Psicomotricidade (2002), definições do termo psicomotricidade bem com os objetivos da psicomotricidade relacional indo na busca de informações e conhecimentos da importância do lúdico com recurso psicopedagógico descobrindo assim caminhos que prepara o professor para o trabalho de educador.

 

Palavras- chave: Psicomotricidade; Recurso psicopedagógico; Educação Infantil.

  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que a criança da Educação Infantil chega à escola meio perdida, pois estão mudando sua vida social que até então quase totalmente familiar necessitando de acolhimento adequado no ambiente escolar para o bom egresso na vida escolar e social como também ter base para sua vida estudantil, portanto esse trabalho partiu de questionamentos em busca de respostas para as seguintes questões: O que leva o aluno da Educação Infantil ao não sucesso escolar? Como colaborar com a aprendizagem dos alunos que possuem deficiência intelectual por meio do lúdico e psicomotricidade na Educação Infantil?

Sabe-se que atualmente encontra-se nas escolas, uma grande parte da clientela com dificuldade de socialização que vem contribuindo com um mau rendimento de aprendizagem. Dessa forma, pretende-se aqui encontrar metodologias que estimulem o trabalho dos professores, angariando meios que leve a valorização e o sucesso na aprendizagem dos alunos na Educação Infantil. Portanto, a finalidade do trabalho aqui desenvolvido é a de conscientizar professores e demais profissionais da área educacional sobre a importância da ludicidade no despertar e no desenvolvimento do aluno por meio da psicomotricidade.

Assim, procurou na primeira parte, buscar definições da psicomotricidade utilizando a pesquisa bibliográfica embasada em autores como Costa (2002); Lima e Barbosa (2007); Vieira (2008); Sampaio (s.d); Gainza (1988) e Le Boulche (1985) que possibilitou além do entendimento do conceito ter uma visão da importância da psicomotricidade na Educação infantil, mostrando então a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais da educação para esse trabalho.

Na segunda parte do trabalho, pesquisou e refletiu o trabalho do professor unindo o lúdico a psicomotricidade o que culminou em uma união perfeita descobrindo elos entre os temas, Educação Infantil, Psicomotricidade e o lúdico diante da perspectiva de que essa junção traria resultados positivos para a Educação Infantil graças às reflexões embasadas em Gouveia (2011); (Mizukami, (1986.); Piaget (1990); Negrine (1986)).

A pesquisa realizada deixou a certeza da importância do lúdico na Educação Infantil, porém não se pode esquecer que o profissional destinado a esse trabalho deve estar muito bem preparado, caso contrário à criança poderá sofrer bloqueios que podem perdurar por toda vida, caso não tenha uma interferência de profissionais especializados. [pic 1][pic 2]

 2. PSICOMOTRICIDADE

A Psicomotricidade como o próprio nome diz é a junção do psico com a motricidade, portando entende-se como o desenvolvimento do intelecto por meio da motricidade, ou seja, do movimento, do gesto do brincar onde:

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. A Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização (Associação Brasileira de Psicomotricidade, 2002, p. 02).

Nota-se que as escolas principalmente nos anos iniciais devem ter profissionais que realmente estejam empenhados no processo educacional visto que serão estes são mediadores na condução e adaptação do psico e da motricidade explorando todo o potencial do educando. Assim, tem - se nos educadores o elo que o une a sua vida estudantil como preconiza Costa (2002):

A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos (COSTA, 2002 p. 30).

Como ressalta o autor a psicomotricidade relacional permite que através do movimento corporal possa integrar pessoas com o mundo, portanto vale aqui ressaltar o que salienta Lima e Barbosa (2007, p. 01):

A Psicomtricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (176.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com