TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O LÚDICO NA MATEMÁTICA: JOGOS É A DIVERSÃO

Por:   •  7/6/2018  •  Artigo  •  4.946 Palavras (20 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

PEDAGOGIA

ARTIGO

O LÚDICO NA MATEMÁTICA: JOGOS É A DIVERSÃO

Carmem Regilda Matos de Lima – RA: 6954500860

Cristiana Silva dos Santos – RA: 837983454

Marcia Regina Leite Costa – RA: 9529984389

Paulo Sergio Pereira – RA: 8744169274

Suellen Cristina da Costa – RA: 8520902706

Tiara Leite de Oliveira – RA: 8742153622

Tutor(a) presencial: Adriana de Souza Moraes Rodrigues

Brasília

Junho de 2017

RESUMO

A matemática busca por sua evolução, para facilitar as necessidades do aluno e do professor, o homem pode transformar o mundo e beneficiar a si próprio, porém, a matemática passou a ser um problema na vida da maioria das pessoas, por ser ensinada de uma maneira rude e tão abstrata, trazendo desinteresse, desgosto e a baixa auto-estima por parte dos alunos e até do professor, em relação a essa disciplina. Em função disso, pode-se perceber, já nos anos iniciais, a dificuldade dos professores em proporem atividades que façam com que seus alunos se motivem a aprender essa disciplina, e por causa dessa dificuldade, este trabalho tem como objetivo propor, como um auxílio pedagógico o uso do lúdico através dos jogos, brincadeiras e interações, criando estratégias, classificando em estruturas mentais de exercícios, símbolos e regras necessárias para uma visualização concreta dos conteúdos matemáticos, desenvolvendo cronogramas de aplicação e custos de reprodução, a fim de facilitar a atuação do professor em sala de aula

Palavras-chave: Lúdico, interação, dificuldade, estratégias e conteúdos matemáticos

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................04

A CRIANÇA E O LÚDICO.....................................................................................05

1.1 Brincadeira, o jogo e brincadeiras...................................................................05

1.2 O brincar e o eu desenvolvimento na matemática..........................................07

CONIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................13

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................14

INTRODUÇÃO

O brincar nas escolas, está ausente da proposta pedagógica que incorpore o lúdico como eixo do trabalho educacional. Nossa aproximação com a realidade do Brincar nas escolas levou-nos a perceber a inexistência de espaço para o desenvolvimento cultural das crianças. Esse resultado, apesar de apontar na direção das ações do professor, não pode atribuir-lhe culpabilidade. Ao contrário, trata-se de evidenciar o tipo de formação profissional do professor que não contempla informações nem vivências a respeito do brincar e do desenvolvimento infantil em uma perspectiva social, afetiva, cultural, histórica e criativa.

Brincar nem sempre é uma atividade exclusiva de criança. A alegria da brincadeira é contemplada por grandes e pequenos. Por isso surgiu à necessidade dos educadores e também especialistas da educação propor a utilização dos jogos como recurso pedagógico no ensino da matemática. É importante que o professor ao trabalhar essa disciplina respeite o tempo e a liberdade dos alunos para que eles possam manipular, planejar, organizar e fazer suas próprias descobertas,mas sendo auxiliado sempre que necessário. O trabalho pode ser feito com as crianças participando em grupos, para valorizar a troca de experiências e melhorar a socialização. Os alunos precisam ser estimulados a participarem das brincadeiras e a partir das trocas de idéias entre eles e o professor, as relações matemáticas começam a ser percebidas e o conhecimento organizado.

O aprendizado da matemática através da utilização de materiais lúdicos será significativo no momento em que a criança possa construir os conteúdos matemáticos com criatividade e autonomia e o professor adote uma postura crítica, criativa e reflexiva no ensino da matemática nos anos iniciais.

O lúdico no ensino da matemática pode fazer toda a diferença no aprendizado da criança, sendo assim uma linha de pesquisa que trás benefício aos alunos e crescimento profissional para mim enquanto professor.

A matemática não é considerada uma matéria fácil para a maioria dos alunos e com isso, deve-se pensar como os jogos podem ajudar a desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a concentração dos estudantes, e como o material didático concreto os auxilia a compreender as operações fundamentais como adição, subtração e igualdade.

Aprender a construí-los e a utilizá-los é de grande valia para o educador matemático, já que a resolução de problemas é a mais adequada para desenvolver uma postura crítica ante qualquer situação que exija resposta.

O professor necessita estar atento a cada hipótese formulada ou cada jogada desencadeia uma série de questionamentos.

Despertar nos alunos o gosto para a aprendizagem da Matemática;

Desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico;

E assim identificar como os jogos lúdicos podem contribuir para os processos de raciocínio na formulação das relações entre conteúdo teórico e prática educativa nas etapas de produção do conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com