TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lúdico Na Aprendizagem: Lúdico na infancia

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.695 Palavras (27 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 27

O Lúdico Na Aprendizagem

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de ........

Orientador: EDILÊIDE ALMEIDA

COSTA, Veronica Rodrigues dos Santos. O Lúdico Na Aprendizagem. 2015, 27. Projeto de Ensino Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Taguatinga/DF, 2015.

SUMÁRIO

Introdução .................................................................................................................1

Fundamentação Teórica .................................................................................3

A Origem da Educação Lúdica – O Brincar ..............................................3

A Importância da Educação Lúdica e a Socialização da criança .............5

A Brincadeira no Desenvolvimento da Criança. .........................................6

A Importância Dos Jogos no Processo Ensino/Aprendizagem ......................8

A Orientação Educacional: Conceitos e Significados ....................................10

3.1 Orientação Educacional o Lúdico no Processo Aprendizagem................11

Análise dos Resultados ................................................................................13

Relatório de Atividade de Campo ..................................................................14

Conclusão .................................................................................................................19

Referências Bibliográficas ........................................................................................22

RESUMO

Este trabalho teve como foco principal verificando a possibilidade da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula de alunos da 1ª serie do Ensino Fundamental, enfocando a formação de matérias didáticas na realização dos trabalhos com jogos e brincadeiras. A metodologia utilizada na pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando se três tios de instrumentos. A observação participativa, questionários com perguntas abertas cinco professoras da 1ª serie do ensino fundamental, e a intervenção ludo pedagógico. A pesquisa foi realizada em uma instituição da rede pública no centro de Ensino Fundamental 405 na cidade do Recanto das Emas DF.

Palavras-chave: Lúdico; Aprendizagem; Ensino; Brincadeiras; Pesquisa;

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O lúdico e compreendido como instrumento facilitador do processo ensino aprendizagem, sendo o brincar um recurso que facilita a construção do conhecimento o meio e uma troca interdisciplinar no contexto escolar proporcionando uma aprendizagem mais significante, livre e espontânea.

A ludicidade possibilita a criança o resgate das brincadeiras que poderão manter vivo o mundo dos sonhos e das fantasias, pois uma criança que brinca tende de ser criativa.

Na atualidade muitos são os fatores que limitam a brincadeira na infância, dentre eles, o fato dos ais trabalharem fora e não terem temo de acompanhar o lazer de seus filhos, além da violência na rua que compromete a liberdade e a segurança de brincar e socializar na comunidade em que vive. A criança precisa de liberdade, viver cada etapa de sua vida, pois não é justo inibir seus sonhos, suas fantasias, e sua alegria de viver.

Portanto, quando a escola trabalha de forma lúdica, enriquece as aulas e promove maior aprendizado por arte dos alunos. O professor e a peça fundamental nesse processo, pois deve estar reparado ara atuar dentro da proposta, ser animado, desafiador e estimulador, criando situações para a criança agir, brincar de forma criativa e socializadora.

Partindo do princípio de que os professores apresentam dificuldades na prática pedagógica, por não reconhecerem nas atividades lúdicas o caminho para o processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, bem como, elo fato de termos professores que atuam numa visão tradicional, onde educar é só passar conteúdo. É que este estudo se propôs verificar os conhecimentos dos professores em relação a importância e o uso dos jogos lúdicos no processo ensino aprendizagem, bem como suas aplicações no processo educacional.

Este estudo teve como objetivo analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.8 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com