TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Faz-de-conta na Educação da Infância e o Desenvolvimento da Aprendizagem

Por:   •  5/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 5

        [pic 1]

CURSO: PEDAGOGIA

APS – Atividades Práticas Supervisionadas - 3º Semestre.

Disciplina – Jogo e Brinquedo na Infância - JBI

O faz-de-conta na educação da infância e o desenvolvimento da aprendizagem.

Nomes:                                                              Ra’s
Ana Paula Gomes Damasceno                 C62HBB-3

Gabriela Santos Sacramento                    C67IIJ-3

Tatiane Guilherme Gomes                   T697618

São Paulo - SP
2016

Introdução

Que a brincadeira faz parte da infância todos nós sabemos. Agora qual a importância do faz-de-conta, no que ele ajuda as crianças?
As experiências que são vividas na infância marcam toda uma vida, elas que nos faz ser quem somos hoje e integram a nossa personalidade.
Neste trabalho iremos falar sobre o faz-de-conta que ajuda a criança a aprender e desenvolver.
A brincadeira faz parte do mundo infantil e é a forma como ela compreende e descobre o mundo. As brincadeiras alimentam a imaginação da criança e o faz-de-conta tem um grande significado na vida dela.
No faz-de-conta as crianças criam um mundo novo ou simplesmente representam algo que acontece no cotidiano, a partir disso podemos perceber que ela mostra algo que às vezes lhe faz falta. Na brincadeira ela dá asas à imaginação, inventa suas próprias regras e se torna muito mais criativa.  

O que é o faz-de-conta?

O faz-de-conta segundo o entendimento do grupo nas leituras dos textos de Lino de Macedo, é mais do que o brincar é uma experiência que a criança tem com pouca idade que é refletida na vida dela.

Quando ela está numa brincadeira, por exemplo, de casinha, irá querer imitar a mãe, fazendo comida ou mesmo “conversando” com os filhos. É um refletir do que ela vê no seu dia-a-dia.

No faz-de-conta a criança vive e revive situações que causaram alegria, medo, tristeza, ou seja, sentimentos que mexeram com elas que querem que aconteça de outra forma ou da mesma forma. Não apenas o reproduzir das cenas, mas, estas atitudes fazem com que a criança mais do que brincar, coloque a sua criatividade e imaginação em funcionamento.

Estão o tempo todo num processo de aprendizagem e de ligação delas com o mundo, porém na visão daquela faixa etária de idade, e não dos adultos.

Criando e desenvolvendo novas formas de brincar, de interagir, de aprender, mesmo sem se dar conta, e o mais importante que é se divertindo.

Relatório de Observação

“Ao observar minha filha brincando, a vi com a boneca na mão, fingindo ser sua filha, depois, pegou um pote de creme de pentear e fez de conta que era a mamadeira da sua boneca. Ela colocou a boneca para dormir e pediu pra que eu fizesse silêncio. Mais tarde íamos sair e ela queria levar a boneca , e disse que não era para levar , ela foi até a casa da minha mãe e pediu para que ela cuidasse de sua filha pois ela ia sair e não podia deixa-la sozinha por que ela tinha medo e era muito pequena. ”

Dados da criança

Nome: Alice

Idade: 4 anos

Escolaridade: Educação Infantil – CÉU Casa Blanca

Grau de parentesco: Filha da integrante Ana do grupo.

Alice é uma criança muito inteligente que interage bem com as pessoas sua volta, é curiosa e gosta de saber das coisas, entrou na educação infantil esse ano, e na escola ela fala que faz desenhos e brinca bastante.

Tem dois professores uma professora no período da manhã e um professor no período da tarde.

A importância do faz-de-conta como atividade pedagógica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com