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O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  10/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.394 Palavras (18 Páginas)  •  510 Visualizações

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CLAUDIA REGINA ESPIACCE DE ANDRADE – R.A. D23HJB-2

KETELYN EDUARDA SALES DO SANTOS – R.A. D4451A-0

JOSEANE APARECIDA BORGES – R.A. D43DED-6

LARA MOREIRA TOMÉ – R.A. D1926B-0

LARISSA PINHEIRO IRINEU – R.A. D39746-0

MARIA CLAUDIA BORGES RIBEIRO – R.A. T3275F-9

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2017

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CLAUDIA REGINA ESPIACCE DE ANDRADE – R.A. D23HJB-2

KETELYN EDUARDA SALES DO SANTOS – R.A. D4451A-0

JOSEANE APARECIDA BORGES – R.A. D43DED-6

LARA MOREIRA TOMÉ – R.A. D1926B-0

LARISSA PINHEIRO IRINEU – R.A. D39746-0

MARIA CLAUDIA BORGES RIBEIRO – R.A. T3275F-9

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas apresentado na disciplina de Jogos e Brinquedos na Infância do Curso de Pedagogia da Universidade Paulista – UNIP.

Orientadora: Prof. MS. Adalberto Vitor Raiol Pinheiro

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO                03

2.TEMA                04

3.ATIVIDADE DE PESQUISA                06

        3.1.Roteiro de observação 1                07

        3.2.Roteiro de observação 2                12

4.JUSTIFICATIVA                14

Referências bibliográficas                17


1. INTRODUÇÃO

A disciplina Jogos e Brinquedos na Infância foi eleita para subsidiar as Atividades Práticas Supervisionadas (APS), tendo a intenção de apresentar aos estudantes de pedagogia o conhecimento sobre o lúdico, em especial da brincadeira Faz-de-conta. Esta é a que mais destaca a situação imaginária, onde a criança tem e assume vários papéis presentes no contexto social.

Além do imaginário, o Faz-de-conta também trabalha a expressividade de regras contidas nos temas das brincadeiras, que se fundamentam em experiências anteriores adquiridas em situações vivenciadas. A fantasia e a imaginação são princípios fundamentais para que a criança aprenda e adquira modos de se relacionar e interagir com as pessoas e consigo mesma.

O brincar como uma situação imaginária se diferencia substancialmente do trabalho e de outras formas de atividade, sendo uma de suas subcategorias, que implica na ação mental de tomada de consciência, baseada em regras, que possibilita a realização de tendências que não podem ser gratificadas (Vygotsky, 1978, p.94).

Brincar é uma importante forma de comunicação no meio infantil; é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. Segundo o dicionário Brincar significa, “divertir-se, recrear-se, entreter-se, distrair-se, jogar, folgar”; também pode significar “entreter-se com jogos infantis”, ou seja, brincar é algo muito importante na vida da criança, pois através da brincadeira ela pode desenvolver capacidades primordiais como atenção, memória, imitação, imaginação, e ainda proporcionar a construção de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, Inteligência, sociabilidade e criatividade.

O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança, de modo que as brincadeiras e jogos vão aparecendo gradativamente em sua vida, desde os mais funcionais até os de regras. Estes são princípios elaborados que proporcionam experiências, possibilitando a conquista e a formação de sua identidade. É possível notar que os brinquedos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.

Brincando a criança também aprende a respeitar regras, desenvolver o relacionamento social e o respeito para consigo mesma e com os outros. Por meio da brincadeira a criança começa a expressar-se com facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, trabalhando as possibilidades de liderar e ser liderada, dividindo com outros sua alegria de brincar.

Acrescentar jogos infantis nas propostas pedagógicas nos remete à exigência de seu estudo nos tempos atuais; a importância da brincadeira no Faz-de-conta justifica-se pela aprendizagem do símbolo. O aprimoramento da função simbólica se dá pela variação do significado de objetos e situações, além da criação de novos significados.

Segundo Kishimoto (2003, p. 43): “[...] ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e integraliza as regras sociais”.

O referencial teórico utilizado está baseado nas teorias de Piaget, Vygotsky, Oliveira, Kishimoto e alguns autores da área da piscopedagogia. Podemos então afirmar que, através do comprometimento em garantir tempo e espaço para brincar, o pedagogo contribui, decisivamente, para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, destacando que a brincadeira de faz-de-conta é uma rica experiência que proporciona uma aprendizagem significativa e agradável.

Ao longo do trabalho, será abordada a importância da brincadeira e do jogo simbólico; é a partir disso que a criança promove o desenvolvimento cognitivo e afetivo social, representando assim, a realidade em que vive ou que gostaria de vivenciar, pois no jogo de faz-de-conta a criança para de um papel para outro, briga, disputa brinquedo com outras crianças, faz as pazes e, desta forma, descobre maneiras de lidar com suas emoções e reorganizar seus pensamentos.

2. TEMA:

“O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM”

O lúdico contribui de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, de qualquer idade, auxiliando na aprendizagem, no desenvolvimento pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento, ele não é o único instrumento para a melhoria do processo de ensino aprendizagem, mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em proporcionar mudanças.

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