TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  20/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.800 Palavras (16 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA

LARA ALTIERI MAZZO

RAISSA MORENO QUIRINO

SABRINA ALVES MONTEIRO

TALITA PIRES INACIO DA SILVA

ELISANGELA DA SILVA DE ALMEIDA

“O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM”

BAURU

2016

UNIVERSIDADE PAULISTA

LARA ALTIERI MAZZO

RAISSA MORENO QUIRINO

SABRINA ALVES MONTEIRO

TALITA PIRES INACIO DA SILVA

ELISANGELA DA SILVA DE ALMEIDA

“O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM”

A Pesquisa apresentada a Universidade Paulista - UNIP – Bauru – Curso de Pedagogia, como requisito para elaboração da Atividade Prática Supervisionada.

                                        Orientadora: Profa. Dra. Marta Maria Toledo Teixeira Evangelista.

BAURU

2016

Resumo

A brincadeira do faz de conta tem grande importância no desenvolvimento da criança já que é marcada por um diálogo que a criança estabelece com seus amigos e até mesmo com brinquedos. Requer constante negociação de significados e de regras que regem uma situação conforme as crianças assumem papéis, o que faz com que o desenrolar do enredo construído pelas interações das crianças seja sempre imprevisível. Brincar é coisa séria, é através dele que a criança se prepara para a vida adulta, a criança não tem consciência do treinamento que o jogo realiza, no seu mundo lúdico ela tem consciência do papel de adulto que desempenha, ela se sente crescer com suas conquistas lúdicas. Para ela o brincar representa o que o trabalhar representa para o adulto.

Palavra chaves: Brincadeira do faz de conta, Infância.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO5

2. JUSTIFICATIVA7

3. OBJETIVOS8

3.1. Objetivo Geral8

3.2. Objetivos Específicos8

4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA9

4.1 A Brincadeira do Faz de Conta9

5. PROCEDIMENTOS13

6. CONCLUSÃO14

7. RESULTADOS 15

7.1. Esperados15

7.2. Obtidos15

8. AVALIAÇÃO16

9. REFERÊNCIAS17

10. APÊNDICE18


  1. INTRODUÇÃO

        Considerando as recentes necessidades apresentadas para atender às expectativas dos alunos e adequar as especificidades do mercado de trabalho na área de Pedagogia, acrescidas das recomendações do Instituto Nacional de Ensino Superior (INEP-MEC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (24/11/2006 Resolução nº 13), o curso de Pedagogia integra em seu Projeto Pedagógico de Curso o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho Integrado (TI).

        O Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade – integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis – integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula – à realidade.  

        As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes. (Art.2º REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, UNIP 2010).

        São consideradas Atividades Práticas Supervisionadas (APS): estudos dirigidos, trabalhos individuais, trabalhos em grupo, desenvolvimento de projetos, atividades em laboratório, atividades de campo, oficinas, pesquisas, estudos de casos, seminários, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, dentre outros. (Art.4º, REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS UNIP 2010).

Um dos aspectos fundamentais do Projeto Atividades Práticas Supervisionadas é que o Trabalho Integrado não só objetiva treinar os alunos nas diferentes práticas da pesquisa e no uso da metodologia científica, mas também promover a criação de uma metodologia de trabalho de caráter interdisciplinar, a partir do trabalho conjunto com o corpo docente e discente. Outro aspecto do TI é incentivar os alunos a utilizar a metodologia de caráter interdisciplinar com vistas ao desenvolvimento do conhecimento científico para a área de Pedagogia.

No Segundo Período (2016/2), o curso de Pedagogia, por intermédio de seu Núcleo Docente Estruturante (NDE) elegeu a disciplina Jogos e Brinquedos na Infância para ancorar (subsidiar) as atividades práticas supervisionadas (APS).

Com isso, tem a pretensão de proporcionar aos estudantes de Pedagogia a apropriação da ludicidade, em especial da brincadeira do faz-de-conta para o desenvolvimento infantil.

A partir da análise do Plano de Ensino da disciplina Jogos e Brinquedos na Infância, verificou-se que este componente curricular permite ao docente o desenvolvimento de projetos com os alunos para estudo e análise de, entre outros, aos temas relacionados aos brinquedos, brincadeiras e o jogo simbólico na infância tomando como referência as contribuições, entre outros, de Piaget e Vigotsky.

 

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema surgiu porque temos constatado a partir de pesquisas (Kishimoto, 1995; Fortuna, 2003) e depoimentos de nossas alunas e nossos alunos que as crianças em suas brincadeiras representam vários papéis. No jogo do faz-de-conta, passam de um papel para outro, brigam, disputam brinquedos entre si, fazem as pazes e, desse modo, estão descobrindo meios de lidar com suas emoções e reorganizando seus pensamentos. Ademais, as histórias infantis também constituem boas oportunidades para que a criança entre em contato com medos, conflitos e ansiedades. Não é à toa que são eternas as histórias de lobos e madrastas malvados, bruxas com encantamentos e, por outro lado, fadas benfeitoras e crianças inocentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com