TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  15/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.774 Palavras (8 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Brasília, 04 de Junho de 2016.

[pic 2]

ALUNOS:

ANA BEATRIZ RODRIGUES SAMPAIO -- RA: C68DDC3 – PD3P30

BRENDA RODRIGUES ARAUJO -- RA: C68EBG8 – PD3P30

CAROLINE BISPO ARAÚJO – RA: C55IEB3 – PD3P30

DAVI BRANDÃO MELO – RA:  – PD3P30

ELIANE PEREIRA DE SOUSA – RA: C32DEA8 – PD3P30

FLÁVIA FERREIRA RODRIGUES – RA: C6160D – PD3P30

GEOVANNA STEPHANY SOARES RODRIGUES – RA: C623EA8 – PD3P30

MYCAELLA DA CONCEIÇÃO ANDRADE – RA: C456195 – PD2P30

PEDRO BARROS GONÇALVES – RA: C586CF1 – PD3P30

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA

E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO

           A partir das informações contidas nesse trabalho, iremos demonstrar um mundo imaginário cheio de aventuras, sentimentos e sensações, muitos irão admirá-lo ou descartá-lo, mas no final sentirá saudável e estimulante. A partir dessas características temos uma base do que seja, se pararmos para pensar, existem várias opções para uma resposta do que venha ser, mas estamos falando apenas do faz-de-conta.

           A criança estimula a imaginação e cria seu mundo imaginário, a partir de situações e objetos simples. Embasado na teoria de vários pensadores, desenvolvemos uma análise importante através de observações a uma criança, que, em seu momento de brincadeira introduziu o faz-de-conta. É importante lembrar que, nos baseamos em estudos e pesquisas para o desenvolvimento desse trabalho.

          O faz-de-conta está de modo impar e coerente na vida de muitas crianças, pois ela desenvolve uma imaginação onde dá lugar ao simbolismo e a representação, desse modo, desenvolvendo novos conhecimentos. De fato, traremos vários exemplos de como a criança vai demostrar seu ato de brincar.

           Em suma Piaget (1971), afirma, quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira sem compromisso com a sua realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do mesmo, mas da função que a criança lhe atribuiu. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa é compreender a importância do faz-de-conta no universo do brincar, conceitualizar, caracterizá-la e conhecer os benefícios dessa pratica do universo infantil educacional no universo emocional da criança ao transitar entre a realidade e a fantasia, e esclarecer qual o papel dos educadores e adultos frente às brincadeiras do faz-de-conta.

        

DESENVOLVIMENTO

             As crianças desenvolvem suas capacidades por meio das suas brincadeiras. Cada criança gosta de brincadeiras diferentes, até da mesma, mas para aprofundar e conhecer a criança de forma eficaz, devemos estudá-la e descobrir seus hábitos e brincadeiras que ela se identifica.

“Brincando, portanto, a criança coloca-se num papel de poder, em que ela pode dominar os vilões ou as situações que provocariam medo ou que as fariam sentir-se vulnerável e insegura”. (Kishimoto, 2003, p.66)

Existem várias maneiras de brincar, assim como a criança aprende a se movimentar, a dar os primeiros passos, o faz- de- conta proporciona a ela uma porta para sua imaginação, onde busca uma forma diversificada de se divertir.

Entre os 3 e 4 anos a criança passa a representar tudo o que está ao seu redor, seja a figura materna, paterna, até mesmo as demais crianças que ela tenha contato. Essas representações baseiam-se no auto formação e na capacidade de conhecimento de si mesma.

Segundo Elkonin, (1971) a mudança no conteúdo da brincadeira de criança está intimamente relacionada a mudança em suas atividades rotineiras.

Os jogos, a brincadeira, o brincar ajudam no desenvolvimento da criança, facilitando a convivência social. A criança passa a desenvolver a sua própria autonomia, despertando de maneira benéfica o seu processo aprendizagem.

O Faz-de-conta vai evoluindo de acordo com o desenvolvimento da criança, onde a busca de novas experiências proporciona a criança uma visão propicia do mundo. As sensações vivenciadas pela criança, sendo a alegria, a raiva, o medo as ajudam na busca de assimilar o real e o faz-de-conta.

Para resolver essa tensão, a criança em idade pré-escolar envolve-se num mundo ilusório e imaginário onde os desejos não realizáveis podem ser realizados, e esse mundo é o que chamamos de brinquedo. (Vygotsky, 2007, p.108)

A participação da família é fundamental neste processo, pois possibilita o entrosamento com seu meio. Temos dois autores que destacam formas significativas a brincadeiras no período infantil, Vygotsky pesquisa os processos que ocorrem onde aprofunda uma busca dentro da psicologia.

            Piaget procura formas lúdicas dentro da psicologia da inteligência. O mesmo também mostra que o jogo é fundamental para crianças, pois no jogo elas percebem a importância que possui no meio social.

Nesse período a criança desenvolve a fase sensório motor, sendo que o jogo é a peça chave para que ela possa ir se descobrindo e utilizando o brincar para compreender o mundo a sua volta. A criança que brinca sozinha, não tem noção da utilização de regras.

A escolha dessa criança foi baseada na forma como ela se comportava com o brinquedo. A observação foi realizada na Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima, situada na 906 Asa Sul, Brasília /DF. A instituição proporciona às crianças uma atividade lúdica denominada “ Dia do brinquedo e da fantasia”, onde as mesmas levam o seu próprio brinquedo e fantasia ao seu gosto. O brincar é realizado em um espaço denominado “Mundo dos brinquedos”, onde as crianças têm a liberdade de expressar sua imaginação e socializar-se com as outras crianças.

A estudiosa Kishimoto ressalta “ao prover situação imaginativa por meio de uma atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras socais. ” (Kishimoto,2003,.43)

[pic 3]

[pic 4]

(Foto do espaço).

             A escolha de Lucas (nome fictício) 5 anos, buscou-se pela maneira em que realizava a atividade.

Detalha-se que Lucas gosta muito de um super-herói, cujo seus materiais e pertences são deste personagem, o que influência em suas escolhas. No dia da observação, Lucas portava um brinquedo e fantasia do Homem-Aranha, seu super-herói favorito. A criança foi questionada sobre o porquê da escolha do brinquedo. Esta afirma que sempre assistiu aos filmes e desenhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (354.2 Kb)   docx (273.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com