TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  2.124 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

• Introdução.............................................................................. 3

• Justificativa ........................................................................... 4

• Desenvolvimento................................................................... 5

• Conclusão ............................................................................. 10

• Referencial Teórico ............................................................... 11

• INTRODUÇÃO

Crianças espertas, ativas, falantes e resolvidas esses são alguns dos diversos tipos de personalidades infantis as quais podemos encontrar espalhadas pelo mundo. Um dos motivos mais cruciais e simples não só apenas para o desenvolvimento cognitivo, mas como para todas as áreas vitais da criança é o brincar de faz de conta onde à mesma deixa o mundo real e embarca em um mundo de alta cumplicidade e inerência pessoal, onde pode abandonar o mundo exterior e encontrar um mundo de realizações e fantasias.

A abordagem e escolha desse tema surgiram com a necessidade de estudar a brincadeira simples da criança não apenas como uma atividade voltada para o divertimento ou passa tempo e sim no contexto voltado para a educação e o desenvolvimento da aprendizagem. Esse assunto é de grande importância a ser pesquisado, pois sabemos que o indivíduo quando criança consegue aprender brincado e principalmente quando algo consegue leva-lo ao além.

Todas as crianças brincam o faz de conta esse tipo de brincadeira desenvolve alguns aspectos importantes do desenvolvimento na infância, como a criatividade, as relações interpessoais entre os pequenos, a afetividade entre outros fatores que nos mostram que o faz de conta pode ter teor significativo na vida da criança onde ela esteja apenas querendo sair da realidade ou querendo mostrar algum problema pelo qual esteja passando.

Neste trabalho apresentado pelos acadêmicos do terceiro período do curso de pedagogia iremos observar o faz de conta na infância e a influência do mesmo no desenvolvimento do saber e da aprendizagem. Faz toda diferença na vida da criança a brincadeira nesse processo elas aprendem, e desenvolve formas de convivência e renovam o aprendizado. Quando a criança brinca livre sem ser reprendida ela saboreia a vitória da aquisição de um novo saber. O faz de conta nada mais é do que uma imitação, onde a criança usa recursos próprios para se sobressair em meio a situações e é onde descobrimos que os pequenos sempre estão em constante mudança.

• JUSTIFICATIVA

A criança é feita para sonhar o faz de conta na educação infantil é de essencial eficácia nesse processo de aprendizagem, onde ela se transforma, em um herói, ou nas brincadeiras de casinha, escolinha, tudo para termos uma base mais ampla para auxilia-la nesse processo

Para as crianças é somente brincar, mas para o professor é uma boa forma de observar seus alunos, pois assim, ele poderá trabalhar muito melhor, com alguma criança que tenha mais dificuldade do que outra. Essa brincadeira não deve ser desprezada de forma alguma, dever ser respeitada, observada, registrada e incentivada por parte das escolas e dos pais

O tema do trabalho foi escolhido no intuito primordial de se fazer entender a importância do faz de conta na vida da criança e com isso analisar suas vantagens e desvantagens

• DESENVOLVIMENTO

O FAZ-DE-CONTA NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

O faz de conta nada mais é do que entrar no mundo da fantasia e acreditar no imaginário, as crianças fazem isso com bastante frequência, umas pelo simples prazer da brincadeira, outras para fugir do que realmente as cercam, o faz de conta é de uma essência tão boa que até alguns adultos fazem isso por puro prazer. Autores como Edda Bomtempo (1997), Tizuko Morchida Kishimoto (1994), entre outros, nos explicam qual a real importância do faz de conta na vida das crianças.

O faz de conta também é conhecido como uma brincadeira simbólica, desenvolvida a partir de 2 a 3 anos de idade, quando a criança começa a alterar o significado real dos objetos. A inclusão do jogo na educação infantil está inteiramente ligado a forma de aprendizado, devemos remete-lo a necessidade de estudo e aprendizagem nos dias atuais. Quando a criança brinca com o faz de conta a criança aprende a criar símbolos para seu processo de alfabetização e interpretação.

Quando vemos uma criança brincando de faz de conta, sentimo-nos atraídos pelas representações que ela desenvolve. A primeira impressão que nos causa é que as cenas se desenrolam de maneira a não deixar duvida do significado que os objetos assumem dentro de um contexto. Assim, os papeis são desempenhados com clareza: a menina se torna mãe, tia, irmã, professora; o menino torna-se pai, índio, policia, ladrão sem script e sem diretor. Sentimo-nos como diante de um miniteatro, em que papeis e objetos são improvisados (Vieira, 1978).

Quando o assunto é brincar muitos não entendem bem esse conceito, interpretam como um conceito fora da educação ou que isso ocupe demais o tempo da criança que passa mais tempo no faz de conta do que na vida real.

Em seu livro “Uma vida para seu filho” Bettelheim (1988) afirma que através das várias formas de faz de conta, as crianças começam a compensar as pressões que sofrem na realidade do cotidiano, Assim, enquanto representam fantasias de ira e hostilidade em jogos de guerra ou preenchem seus desejos de grandeza, imaginando ser o Superman ou Hulk, o Batman ou um rei, estão procurando a satisfação indireta através de devaneios irreais, ao mesmo tempo que procuram livrar-se do controle dos adultos, especialmente dos pais. (Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação 13ª Ed. 18, 2010, p.71).

Nosso faz de conta, começou no dia da nossa manhã cultural, Arthur a criança que estávamos avaliando nos ajudou a arrumar a sala, e entre arrumações e conversas aleatórias ele fazia seus próprios faz de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com