TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MAPA MENTAL

Por:   •  5/1/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 2

Situação Problema: As aulas remotas durante a pandemia e os alunos com difícil acesso à internet.

Etapas -

  • Diagnóstico: Observação e contato com a família para ter em mente suas condições;
  • Problematização/ Discussão: junto aos profissionais competentes para a atuação e saneamento desse contexto para a definição de estratégias;
  • Delimitação das estratégias: em grupos menores e depois entre todos (socialização) para consenso.

Mapa Mental - Planejamento

[pic 1]

Experiência de aprendizagem

Compreendendo as etapas tanto da Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP e, Aprendizagem Baseada em Problemas – PBL, as experiências de aprendizagem referem-se a momentos dedicados aos alunos como forma de experiência e mediação, nas quais soluções são testadas e contestadas – momento “Mão na Massa”!!!

A criação de aplicativos pode facilitar a interação virtual durante um cenário pandêmico, no qual professor e alunos interagem e compartilham seus conhecimentos. Os aplicativos viabilizando a participação de forma remota e podem ser colocados em prática em diversos momentos, tanto como tempestade de ideias, onde os alunos são convidados a se expressarem de forma autônoma e consciente, tornando-se um momento de seleção de questões, situações e investigações – para esse tipo de momento o slido e o padlet são ferramentas vantajosas, gratuitas e de fácil acesso tanto aos alunos quanto ao professor.

Para a criação de aplicativos, podemos contar com Learning Apps, onde podemos tanto criar um aplicativo, usar um existente ou criar um aplicativo baseado em um modelo. Esse permite autonomia ao professor que realiza modificações e assim cria aplicativos interativos, aos alunos representa maneiras de trabalharem a criatividade e conhecer todo o processo. Criar aplicativos que sejam condizentes com a realidade dos alunos, levando em conta suas dificuldades e anseios, bem como suas perspectivas podem resultar em uma das estratégias para a nossa situação problema.

O Flippty também contribui com uma variedade de jogos interativos que são modificados pelo professor, que conta com perguntas e respostas, além de outros comandos, onde o aluno por meio de jogos podem testar seus conhecimentos.

O interessante seria persuadir diante a situação problema que a temática tratada extrapole os conteúdos cobrados, mas procure engajar o aluno e conscientizá-lo sobre a necessidade de cuidados e da importância que a educação provoca em sua vida, já que várias famílias vêm passando por uma variedade de empecilhos e talvez o trabalho infantil venha a ser uma das saídas, tanto pela ocupação quanto pela renda.

Quaisquer tipos de estratégias devem favorecer o aprendizado, o significado envolvido na motivação por resolver problemas que façam parte da realidade do aluno e da comunidade, a escola deve buscar questões no seu meio social e não ensinar processos que talvez possam ser usados na comunidade. A realidade sempre deve ser o ponto de partida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (166 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com