TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapeamento Escolar

Por:   •  23/3/2017  •  Artigo  •  4.012 Palavras (17 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS/FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III-RELATÓRIO ANALÍTICO DESCRITIVO DA OBSERVAÇÃO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

                           VILHENA-RO/2008/4º SEMESTRE

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III-RELATÓRIO ANALÍTICO DESCRITIVO DA OBSERVAÇÃO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

                        ALUNAS: CLEONICE SOARES DA CRUZ

ELIANE REGINA DE ARRUDA

                JEJIANE DOS S. S. SOUZA

                MARIA APARECIDA DA S. ROCHA

Relatório analítico descritivo como exigência legal do curso de Pedagogia da Fundação Universidade de Tocantins/ Faculdade Educacional da Lapa.

                     

Sumário

1- INTRODUÇÃO        4

2- DESENVOLVIMENTO        5

2-1-MAPEAMENTO DA ESCOLA:        5

2-2- HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL        6

2.3- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SOBRE A OBSERVAÇÃO DA DOCÊNCIA:        8

2.4- PLANOS DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.        12

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

4- REFERÊNCIAS        14

1

1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho se propõe a realizar uma observação sistemática da ação docente nos Anos iniciais do Ensino Fundamental. Com a finalidade de perceber quais são e como acontecem as práticas pedagógicas, metodológicas, recursos pedagógicos, etc., comparando-as com as práticas no âmbito da educação infantil. Podemos vivenciar ações essenciais à formação acadêmica, etapa que permite construir conceitos e práticas feitas com embasamento teórico que sustenta a ação pedagógica.

O trabalho realizado tem como objetivo a compreensão das teorias e práticas que permeiam a ação docente no contexto educacional, observando as estratégias e metodologias que deram certo e aquelas que fracassaram, pois nem tudo que se aprende em faculdade da certo em sala de aula. Onde o professor tem que ajustar os conteúdos, respeitando a sua faixa etária e as necessidades de cada aluno, pois o conhecimento se dá de diferentes formas e cada um tem seu ritmo, onde o professor deve acompanhar e trabalhar de acordo com essas dificuldades para que esses alunos possam acompanhar a turma.

        Neste sentido, o relatório de Estágio Supervisionado III é composto de identificação da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire. Análise do espaço escolar, Fundamentação Teórica sobre a observação da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, descrição e análise da docência do primeiro ao quinto ano, Considerações Finais, Referências e Anexos.  

2- DESENVOLVIMENTO

2-1-MAPEAMENTO DA ESCOLA:

A Escola de Ensino Integral Fundamental Deputado Genival Nunes da Costa faz parte da rede Estadual de ensino e está situada no Bairro Boa Esperança, região médio-periférica desta cidade. A construção da Escola se justificou na busca dos moradores dos setores 08 e 09, no final da década de 80 e início dos anos 90, quando esta comunidade solicitou à secretaria de Estado da Educação a construção de uma escola que pudesse atender a clientela estudantil nas séries iniciais de ensino fundamental. Assim o estabelecimento de ensino foi criado legalmente e efetivado através de Decreto através do Decreto Lei Nº. 4876 de 27-11-1990, tendo como entidade mantenedora o Governo do Estado de Rondônia representado na pessoa do Ex. Sr. Jerônimo Garcia de Santana.

Atualmente, a escola está autorizada pela portaria Nº 2537/2015/GAB/SEDUC/RO, que já regulamento em texto, a Educação Integral. Esta escola começou a funcionar nas dependências do Supletivo atendendo cinco turmas de 1ª a 4ª séries no período matutino e vespertino. Em Março de 1992, houve a inauguração das instalações da Escola de 1º Grau “Deputado Genival Nunes da Costa”.

A escola possui este nome em homenagem prestada ao Deputado Genival Nunes da Costa por ter demonstrado em sua trajetória política interesse e compromisso para com a educação e foi indicado o nome por uma delegada de ensino de Vilhena em 1990.

Até a data de hoje, esta entidade já teve 11 administradores na sua função de Diretor (a). A escola já apresentou vários processos positivos, um deles foi a implantação do ensino seriado de 5ª a 8ª séries, oportunizando aos jovens e adultos que não tiveram acesso a essas séries em idade normal, retornarem a escola e concluírem cada série em 06 meses, outra implantação que é importante para ser relatada foi o ensino de 09 anos implantada em 2007, conforme a portaria nº. 283/07 – GAB/SEDUC de 11-01-2007, nos anos seguintes a escola foi contemplada com uma reforma na rede elétrica, hidráulica e pintura, foi construída uma quadra com vestiários, além disso, foram construídas rampas de acessibilidade em todas as salas de aula e banheiros.

A escola abre-se a comunidade para que a família participe da vida escolar de seus filhos e seja ouvida, dessa forma, o Projeto Político Pedagógico não é somente um documento que reflete desejos e palavras grandiosas, mais é “uma parte da vida escolar e uma proposta real para continuar melhorando e crescendo.”

Na escola podemos contar com 09, salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de vídeo. Para a equipe da gestão tem 01 sala da diretoria, 01 da orientadora, tem 01 cozinha com refeitório, 01 quadra de esporte coberta, 01 pátio para recreações coberto com palco.

Na escola Genival Nunes da Costa a gestão fica a cargo da direção, supervisão e orientação, que trabalha em parceria com os pais e educadores para o bom funcionamento da escola.

2-2- HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

A Educação Integral está presente na legislação brasileira e será organizada com nos artigos 205, 206 e 227 da Constituição Federal; no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº. 8069/1990), nos artigos 34 e 87 na Lei de Diretrizes e Bases Nacional (Lei nº 9394/1006), no Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.179/2001 e no Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação- FUNDEB (Lei nº 11.949/2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (225.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com