TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial

Por:   •  7/5/2016  •  Monografia  •  6.474 Palavras (26 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 26

Capitulo l

Orientações gerais

Mergulhando na memoria, relaciono-me de lembranças que faz parte da realidade de minha trajetória de vida.

Sou Edite filha de Manoel Pereira dos Santos nascida em 23 de outubro no ano de1968, sou uma pessoa alegre, divertida e muito feliz. Aos sete anos de idade comecei a estudar, não sabia como pegar no lápis, não gostava de ficar na sala de aula, porém, minha professora me dedicou bastante assim fez com queeu gostasse  da escola, em momento algum fui excluída e sim despertou em mim algo que era  importante: estudar; para vencer na vida. Com isso continuei a estudar e concluir a 4° série, logo em seguida fui para a 5° série, começava a estudar,mas não concluía o ano porque eu e minha irmã Nega brigávamos muito na escola com as colegas e com isso atrapalhava meus estudos. No ano seguinte retornava para escola, chegando até um pontoque conclui a 8° série, parei por aí, pensei em casamento, que só virou tormento e minha mãe sempre me aconselhando para que eu continuasse os estudos, depois de muito tempo consegui fazer o magistério, que para mim foi uma grande dificuldade devido ter parado muito tempo, principalmente para redigir textos ou fazer interpretações e até mesmo para grafar as palavras, as vezes que sempre me ajudava era minha irmã Conceição, pois esta é muito dedicada aos estudos, ela sempre me incentivou para não desistir dos estudos e com isso fui a luta até concluir o magistério com muitas lutas e obstáculos, mas, venci.

Fiz o concurso para ajudante de serviços gerais e passei, tomei posse e fui trabalhar, faço um serviço que gosto e ainda me identifico muito bem com as crianças, passei por momentos difíceis,mas dei a volta por cimae isso só me faz crescer na vida, com o apoio da minha irmã Conceição que me dizia: Edite todos nós somos capazes basta querer, nada impede algo em nossa vida, porém, temos um Deus vivo que nos direciona, ouvia sempre essas palavras coloquei-as em prática e superei as barreiras. Não dediquei em outros cursos devidos todas as tribulações que passei, porém, hoje me sinto uma pessoa realizada, porque tenho minha família ao meu lado, meus filhos, meus amigos, isso é que me conquista. Participo de toda capacitação que tem na minha área, me envolvo com movimentos da igreja católica. Pensei muito em fazer a inscrição deste curso, em começar e não dar conta, porém, muitas pessoas me incentivaram a fazer, fiz e fui contemplada pela secretária,devido ser a mais velha de serviço e estou no curso. É um pouco corrido mas vale a pena, há mais tempo já deveria ter feito outros cursos, mas o destino me levou a outros caminhos, mas com tudo isso não desanimo e não desisto, busco ajuda em outras pessoas para que eu possa desenvolver meus trabalhos.

Faço uma pequena reflexão das experiências vividas, este curso veio para me transformar em todos os aspectos alcançando sucesso nos meus trabalhos propostos do dia-a-dia. Diante de tantas dificuldades, não desanimei, não desisti, segui em frente! Sabendo que eu seria útil ao mundo, contribuindo com minha sabedoria e meu jeito de ser para a construção de um mundo mais humano e igualitário.

CAPITULO II

INFORMÁTICA BÁSICA

No meu ponto de vista eu vejo que estou desempenhando bem o meu maior problema que eu estou com muita dificuldade para Ler, por que estou com problema de vista. Mas estou gostando das aulas, a tutora e uma pessoa muito boa, ela explica bem, o que falta em mim, é ir à frente apresentar os trabalhos, desenvolver, mas com o meu esforço, com o meu bondoso deus ele vai mim ajudar.

As minhas colegas são muito boas para mim. Elas me ajudam bastante, elas falam comigo Edite não pare vai enfrente por que todos nos somos capazes. Eu já pensei em parar, mas eu estou pegando com deus que eu continue, por que eu acho que ninguém e perfeito, ninguém é sábio, então vou tentar, e, vou conseguir, porque eu tenho força e sou capaz e deus é mais.

Esse curso vai me dar mais força para que eu possa aprender, porque eu não sabia nem pegar no mouse e hoje eu já tenho mais um pouco de facilidade, com esforço e luta pode conquistar novos rumos na educação, focalizando a informática.  

CAPITULO III

PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Adquirindo novos conhecimentos

                    Este memorial refere-se à disciplina Produção textual, na unidade I estudamos O texto como registro das experiências pessoais; Unidade II Redação oficial: rompendo as barreiras da escrita; Unidade III Memorando, Circulares e correio eletrônico; Unidade IV Correspondência oficial: produzindo atas e relatórios e Unidade V Outros gêneros: gráficos e tabelas. Tendo como objetivo principal levar o cursista a produzir textos escritos coesos e coerentes, contextualizados a pratica educacional considerando todas as finalidades.

 A unidade I abordou como surgiu a linguagem e a escrita, hoje essenciais na vida de qualquer pessoa, entendemos melhor como foi o processo de evolução da escrita que surgiu como necessidade de registrar as vivencia no dia a dia, exemplos como os homens da caverna que desenhavam suas caçadas nas paredes das cavernas que habitavam. Fizemos o registro de uma autobiografia registrando assim nossas memorias. Em seguida vimos qualidades essenciais em um texto, como clareza, coerência, precisão, concisão, objetividade e criatividade quesitos essências a um texto. Sempre devemos ter em mente que quando escrevemos algo é para alguém ler, portanto essas qualidades citadas devem compor o texto para que o leitor não tenha interpretações dúbias que seja objetivo para que seja compreendido por qualquer pessoa que leia o texto.

Na unidade 02 estudamos a Redação oficial: Rompendo as barreiras da escrita. Vimos à eficácia da escrita e a importância da carta como meio eficaz de comunicação sendo ela pessoal e oficial ainda nos dias atuais. Nas produções oficiais pudemos perceber que temos ofícios que são solicitações e também os requerimentos.

Na unidade 3 estudamos sobre o memorável memorando, a Circular que é a mesma informação a vários destinatários e também estudamos sobre os avanços tecnológicos nas comunicações oficiais que hoje acontece pelo correio eletrônico.

Unidade 04  vimos elementos básicos para a produção de atas e relatórios. Estudamos que na ata vale o que está escrito e que um relatório precisa apresentar uma estrutura básica como: Apresentação ou abertura, introdução desenvolvimento, conclusão, fecho, anexo quando Houver.  Essa unidade foi riquíssima para o meu processo de aprendizagem.

Unidade 5 outros gêneros, nesta unidade estudamos dois tópicos interessante e muito usado na escola o gráfico e a tabela. A tabela é um registro ordenado de dados numéricos, indicando os resultados de cálculos feitos anteriormente. Gráficos são as demonstrações do comportamento de um conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com