TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NEUROPSICOPEDAGOGO E OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  16/11/2021  •  Monografia  •  4.144 Palavras (17 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRÁZ

O NEUROPSICOPEDAGOGO E OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM AMBIENTE ESCOLAR

CURITIBA/PR

2018

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO BRÁZ

FLAVIA PAULA DA SILVA MARTES

O NEUROPSICOPEDAGOGO E OS DESAFIOS ENCONTRADOS EM AMBIENTE ESCOLAR

Trabalho entregue à Faculdade de Educação São Braz, como requisito legal para convalidação por competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu do Curso de Especialização em Neuropsicopedagogia, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador: Prof. Rafael Florentino

CURITIBA/PR

2018

RESUMO

O presente artigo tem como tema o neuropsicopedagogo e os desafios encontrados no ambiente educacional. O objetivo é mostrar como trabalha esses profissionais, suas metodologias e valores mais acentuados. A metodologia usada para a escrita do presente tema foi à pesquisa de cunho bibliográfica. O artigo em sua fundamentação foi dividido em duas partes, sendo que a primeira cita os desafios com que os neuropsicopedagogo se depara nas escolas do país, enquanto que a segunda aborda as intervenções dos neuropsicopedagogos em unidade ao trabalho dos educadores. O artigo visa contribuir para mostrar a realidade de extrema dificuldade que muitos professores trabalham no cotidiano, e como os neuropsicopedagogos contribuem muito com a qualidade desse processo. Nas considerações finais, os leitores irão visualizar como o neuropsicopedagogo pode ofertar as escolas os valores que a mesma necessita para o processo de formação educacional e social dos educandos, que são os objetivos de todo estabelecimento de ensino.

Palavras-chave: Neuropsicopedagogo. Metodologia, Apoio. Professores.

  1. INTRODUÇÃO

        O presente artigo aborda o neuropsicopedagogo como um profissional que vem agregar maiores valores no processo de ensino e aprendizagem, e também os desafios encontrados no ambiente educacional por parte dos educadores.

O objetivo é mostrar como trabalha esses profissionais, ou seja, os neuropsicopedagogos, suas metodologias a serem aplicadas para os educandos e a forma como se articulam aos professores, e valores mais acentuados.

A metodologia usada para a escrita do presente tema foi à pesquisa de cunho bibliográfica, sendo que diversas pesquisas foram realizadas em publicações e obras de autores renomados e que muito contribuíram com o desenvolvimento do presente tema.

A justificativa usada para a escrita do presente artigo foi à necessidade de se conhecer como os professores apresentam dificuldades em alguns momentos para superarem as dificuldades encontradas com alguns alunos, principalmente os que apresentam um rendimento que não é considerado satisfatório.

O artigo em sua fundamentação foi dividido em duas partes, sendo que a primeira cita os desafios com que os neuropsicopedagogo se depara nas escolas do país, a realidade de se promover uma formação de qualidade em condições não tão próximas da ideal, enquanto que a segunda aborda as intervenções dos neuropsicopedagogos em unidade ao trabalho dos educadores, contribuindo para eliminar as barreiras em sala de aula e também fora dela.

O artigo visa contribuir para que as pessoas conheçam a real importância que existe na figura de quem trabalha de maneira adjunta aos educadores, além mostrar a realidade de extrema dificuldade que muitos professores trabalham no cotidiano, e como esses profissionais, ou seja, os neuropsicopedagogos contribuem muito com a qualidade desse processo de formação.

Nas considerações finais, os leitores irão visualizar como o neuropsicopedagogo entende não apenas do viés comportamental, ou mesmo da personalidade, mas, também com o conteúdo pedagógico, e por essa razão, pode ofertar as escolas os valores que a mesma necessita para o processo de formação educacional e social dos educandos, que são os objetivos de todo estabelecimento de ensino.

2. OS DESAFIOS COM QUE O NEUROPSICOPEDAGOGO SE DEPARA NAS ESCOLAS

        Visando beneficiar a qualidade do processo de formação dos estudantes brasileiros, o neuropsicopedagogo, um profissional com outros tipos de conhecimento, voltado para a compreensão do viés emocional e comportamental, vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente educacional.

        O fato é que o ambiente educacional consiste em uma série de desafios para o processo de formação dos educandos, essa é uma questão de extrema importância para demonstrar como é complexo os educandos apresentam maiores complexidades em relação à conquista de seus objetivos (LAURIETE, 2000).

        É importante citar algumas das principais espécies de desafios em relação ao ambiente educacional, principalmente tendo como meta evitar o fracasso escolar, que é uma das principais preocupações existentes em relação ao processo de formação educacional.

        Em um primeiro momento, é preciso citar as dificuldades existentes dentro da sala de aula, isso em relação à aprendizagem dos seus educandos, as barreiras contidas no relacionamento entre professor e estudante (LAURIETE, 2000).

        Muitos estudantes citando a proporção de alunos que as escolas brasileiras possuem, apresentam dificuldades para a obtenção de um aprendizado de qualidade, ou seja, para atingir os parâmetros que o professor acredita ser o ideal.

        O grande problema é que existe um planejamento em relação à quantidade de conteúdos que os educandos devem aprender, mas, que nem todos conseguem se adaptar a esse nível, com isso, é muito comum que ocorra às repetências (PÁDUA, 2004).

        A repetência nem sempre é algo fácil de ser administrado pelo educador, uma vez que, não leva muito tempo para que o educador identifique os alunos que apresentam um nível de dificuldade mais elevada, e com isso, merecem uma atenção realmente maior.

        Todos os estudantes necessitam aprender a mesma quantidade de conteúdos, ou seja, devem ser capazes de atingir os mesmos níveis de aprendizagem, todavia, isso nem sempre é possível pelas dificuldades que enfrentam em outras disciplinas (PÁDUA, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com