TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Novimento na Escola

Por:   •  11/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta aspectos sobre a pesquisa, realizado em grupo, que tem como objeto de estudo a análise da prática pedagógica e o processo de ensino aprendizagem na Ensino Fundamental na perspectiva do corpo em movimento. Entendendo que o brincar e o movimentar-se representam uma das mais importantes características das crianças e se constituem em elementos importantes que contribuem no desenvolvimento e aquisição de habilidades motoras e sócio afetivas. Nesse contexto o trabalho interdisciplinar irá desenvolver aspectos relacionados sobre o brincar, a criança e o corpo, nos fazem pensar como se constitui a prática pedagógica no Ensino Fundamental na atualidade, qual o espaço e a atenção destinados ao brincar.

A maior característica de uma criança é o brincar, sendo assim podemos dizer que o brincar deve ser associado ao aprender, podendo desenvolver diferentes habilidades através de atividades lúdicas. Ao se movimentarem, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades de aprendizagem. O Ensino Fundamental é a segunda etapa da Educação Básica, e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

Não se pode pensar em desenvolvimento integral da criança sem a inserção do corpo. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o corpo não pode ser esquecido, pois é o primeiro brinquedo da criança, não só relacionado a perspectiva de jogo de exercício, mas de representação de brincadeiras pelo movimento. Para Kishimoto (2001), a integração entre o corpo, o movimento, o espaço e os brinquedos, ou brincadeiras que movimentam o corpo, é fundamental para a educação das criança.

Nesse trabalho vamos desenvolver uma atividade interdisciplinar envolvendo o trabalho do corpo e do movimento, visando a melhor aprendizagem para as criança, a turma a ser desenvolvida essa proposta é do 3º ano do Ensino Fundamental na Escola A Luz Do Dia, essa atividade será realizada em 1(um)dia com 4 horas aula.

TRABALHO DO CORPO E MOVIMENTO NA ESCOLA.

Atualmente há uma grande preocupação com o estilo de vida das crianças, que vêm sendo fortemente influenciadas pelas facilidades oferecidas pela tecnologia. O estilo de vida moderno no qual a maior parte do tempo livre é utilizada para assistir televisão, usando computadores, videogames, etc.

Com essa tecnologia avançada, as crianças perdem o interesse pelas brincadeiras ao ar livre, limitando a experimentação ampla de movimentos. Geralmente, nessa fase, as crianças são rodeadas de brinquedos, na sua maioria eletrônica, sem chances de conviver com outras crianças e passar por experiências importantes.

O corpo é o espaço de vida e comunicação do ser humano. O movimento deve transforma-se em uma parte construtiva da aprendizagem e da vivência na escola. Sendo assim, o Ensino fundamental deve oferecer experiências motoras adequadas para cada fase da vida da criança, mas para isso é necessário conhecer e entender o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem. Diante desta visão, a perspectiva do corpo em movimento, desempenha um importante papel na vida das crianças, pois contribui para o desenvolvimento total das crianças. Os movimentos expressam o que sentimentos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes ficam arquivadas em nosso inconsciente.

Temos um corpo uma base de percepção e organização da vida humana nos sentido biológico, psicológico, antropológico e social. Como a ação física é primeira forma de aprendizagem é de sumo importância que essas atividades estejam sempre presentes na escola. Toda criança estimulada a se movimentar, brincar e dançar explora com frequência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e consegue se expressar com mais liberdade.

O movimento é muito importante para o pleno desenvolvimento da criança desde o nascimento, ela já passa a utilizar o próprio corpo para interagir com o ambiente e com as pessoas. Segundo Vygotsky, há uma zona de desenvolvimento proximal, que se refere à distância entre o nível de desenvolvimento atual.

Desta forma a brincadeira fornece, ampla estrutura básica para mudanças da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação do real. Nela aparecem a ação na esfera imaginativo numa situação de faz de contas, a criação das intenções voluntarias e a formação dos planos da vida real e das motivações evolutivas, constituindo-se, assim, no mais alto nível do desenvolvimento pré-escolar, esses movimentos são gradativamente aperfeiçoados pelas crianças, como forma de entender o mundo ao seu redor. Com isso, passa a manusear objetos, engatinhar, caminhar, correr, saltar, brincar. Enfim, a criança utilizam do movimento como meio de expressar suas emoções e seus pensamentos.

Portanto, o movimento é utilizado pela criança como uma linguagem, tanto para o agir com o meio físico como para se comunicar com as pessoas. Por isso, a escola deve criar situações favoráveis para que a criança se desenvolva de tal forma que amplie os conhecimentos sobre si mesma, explore o ambiente físico e social e supere desafios. Não cabe somente ao professor de Educação Física desenvolver atividade que possam estimular as crianças para que elas percebam seus recursos corporais, bem como suas capacidades e limitações. Os educadores devem criar inúmeras possiblidades para que as crianças se sintam seguras e livres para aperfeiçoarem suas habilidades motoras.

As atividades ajudam a melhorar a capacidade motora, já que a criança, corre, pula, anda precisam Compreender a capacidade e o funcionamento do corpo para usá-lo com expressividade, inteligência, harmonia, responsabilidade e sensibilidade.

Reconhecer os diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura). Observar e analisar as diferentes características corporais, como forma, volume e peso.

Experimentar por meio de pesquisas vários tipos de locomoção, deslocamento e orientação (caminhos, direções e planos). Sentir o corpo no espaço, considerando as mudanças de velocidade, tempo, ritmo e o espaço ocupado pelas diversas atividades.

Improvisar e criar sequências de gestos com os outros colegas. Reconhecer e distinguir diferentes modalidades de movimento e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança.

Contextualizar a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com