TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Por:   •  30/5/2018  •  Artigo  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

JULIANA VIEIRA LIMA DE SÁ

O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

FLORIANO – PI

2017


JULIANA VIEIRA LIMA DE SÁ

O PAPEL DO ACOMPANHAMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Artigo científico apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Institucional e Clínica, do Instituto Superior de Educação São Judas Tadeu.

FLORIANO – PI

2017


O Papel do Acompanhamento Psicopedagógico no Processo de Alfabetização.

Juliana Vieira Lima de Sá[1]

RESUMO: Este artigo tem como objetivo discutir sobre o papel do acompanhamento psicopedagógico no processo de alfabetização, utilizando o método de pesquisa bibliográfica com a contribuição científica de diversos autores já existentes sobre este tema. O trabalho é composto de colocações sobre a alfabetização e uma contextualização dos conhecimentos da psicopedagogia e do psicopedagogo nesse processo refletindo suas contribuições. Apresenta definições sobre a função dessa área e desse profissional juntamente com a instituição escolar, portanto este trabalho deverá refletir e compreender acerca do acompanhamento psicopedagógico frente às questões de ensino aprendizagem na alfabetização. Por fim, a psicopedagogia e o profissional dessa área tornam-se essenciais na alfabetização, processo extremamente importante que irá determinar demais aspectos no desenvolvimento do ser humano, dependendo de como acontece este método.

PALAVRAS-CHAVE: Acompanhamento Psicopedagógico. Alfabetização. Aprendizagem.

ABSTRACT: This article aims to discuss the role of psychopedagogical accompaniment in the literacy process using the method of bibliographical research with the scientific contribution of several authors already existent on this topic. The work consists of placements on literacy and a contextualization of the knowledge of psychopedagogy and psychopedagogues in this process reflecting their contributions. It presents definitions about the function of this area and that professional along with the school institution, so this work should reflect and understand about the psycho-pedagogical accompaniment to the issues of teaching and learning in literacy. Finally, psychopedagogy and the professional of this area become essential in literacy, an extremely important process that will determine many aspects in the development of the human being, depending on how this method happens.

KEYWORDS: Psychopedagogical Monitoring. Literacy. Learning.

  1. INTRODUÇÃO

A importância da consciência escolar quanto ao acompanhamento psicopedagógico no processo de alfabetização e os conhecimentos da psicopedagogia junto aos profissionais que irão conduzir essa fase da vida escolar torna-se indispensável para o desenvolvimento integral dos alunos e o sucesso de toda a equipe escolar.

Nesse sentido, o presente estudo deseja mostrar como objetivo principal analisar como os conhecimentos da psicopedagogia contribuem no processo de alfabetização, integrando através dos objetivos específicos em analisar quais os impactos da psicopedagogia no ambiente alfabetizador, identificar quais as diferenças na postura do professor alfabetizador que recebe suporte do serviço psicopedagógico da escola e discutir quais os benefícios que o psicopedagogo oferece ao professor alfabetizador.

A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa indireta, de caráter bibliográfico, que reside na utilização de referenciais teóricos já publicadas para análise e discussão do problema. Quanto aos fins, considera-se descritiva, pois a preocupação central é caracterizar o papel do acompanhamento psicopedagógico no processo de alfabetização.

  1. OS IMPACTOS DA PSICOPEDAGOGIA NO AMBIENTE ALFABETIZADOR

A alfabetização acontece em um ambiente carregado de informações relacionadas ao que é objetivo dessa etapa, ou ao menos cuja tarefa consiste em aprender a ler e escrever, habilidades estas extremamente difíceis para as crianças, onde algumas se adaptam mais facilmente, outras nem tanto ao seu conhecimento da linguagem.

Segundo Emilia Ferreiro:

Há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes. Essas são as que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar muito antes, através da possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriar-se da escrita. (FERREIRO, 1999, p.23).

Cria-se uma expectativa em relação ao tempo em que cada criança deve ser alfabetizada, quando isso não acontece, conclui-se que essas crianças têm problemas de aprendizagem.

Segundo Ferreiro (1989, p. 73):

A escola, geralmente ineficiente para introduzir as crianças no mundo da língua escrita, é, contudo, extremamente eficiente para conseguir fazer com que assumam a culpa de seu próprio fracasso: um dos maiores danos que se pode fazer a uma criança é levá-la a perder a confiança em sua capacidade de pensar. (FERREIRO, 1989, p. 73).

A escola, antes de apontar tantos problemas da contemporaneidade, tendo como desculpas a repetência e o não aprender, precisa ter consciência do ensino da escrita e da leitura no processo de alfabetização vinculada à realidade e provida de sentido àquele a quem está iniciando ao mundo das letras, não apenas como uma técnica reproduzida culturalmente, e sim como um processo extremamente complexo para as crianças que demandam conhecimento dos envolvidos de como se dá o processo de aprendizagem humana.

A pesquisadora, assumindo ser dedicada fundamentalmente a tentar compreender o desenvolvimento das conceitualizações infantis sobre a língua escrita, afirmam que através dos resultados obtidos uma conclusão deve ser considerada as crianças são facilmente alfabetizáveis foram os adultos que dificultaram o processo de alfabetização delas. (FERREIRO, 1999, p.17)

 A capacidade de aprender é uma das características humanas universais. O processo pelo qual a aprendizagem se dá associa a múltiplos aspectos do desenvolvimento social, emocional, orgânico, cognitivo e pedagógicos que precisam estar minimamente interligados, na qual podemos encontrar na psicopedagogia que têm um olhar transdisciplinar e multidisciplinar por ter contribuições de várias ciências como a psicologia, pedagogia, medicina, fonologia, biologia, dentre outras; por se tratar de um processo complexo a aprendizagem exige investigação científica integrando vários saberes, podemos considerar que a psicopedagogia caracteriza por um processo de investigação e intervenção dos processos de aprendizagem, compreendendo como o sujeito elabora e se compreende na relação com o conhecimento em situações de aprendizagem ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com